Seus pensamentos são negativos? Você acha que se sente mais deprimido do que o normal? É difícil para você pensar em algo positivo? Todos esses são sinais de que você permitiu que a negatividade tomasse conta de sua vida. Mas, nem tudo está perdido. Você pode aprender a expulsar esses pensamentos negativos e convidar os positivos mudando certos hábitos e comportamentos.
Os pensamentos que repetimos tornam-se hábitos, se esses hábitos forem negativos, nossas atitudes e visões do mundo, e até para nós mesmos, serão muito negativas, aprenda a modificar esses pensamentos negativos.
Quando pensamentos negativos surgirem em sua cabeça, procure algo positivo dentro deles. Você pode fazer isso perguntando a si mesmo:
Feito isso, mude seus pensamentos ainda mais e procure coisas mais positivas em sua vida diária. Para cada pensamento negativo, encontre algo bom para ser grato. Pode ser pequeno ou grande, conforme desejar. Alguns exemplos incluem:
Pensamentos negativos nunca irão definir você. Não importa o quão forte ou poderoso eles se sintam, o controle deles sobre você é temporário e não afeta suas verdadeiras habilidades.
Ainda assim, é fácil se deixar levar por pensamentos negativos, especialmente quando sentimos que eles vieram do nada. Além disso, você começa a adicionar mais pensamentos negativos, e eles crescem e crescem dentro de sua mente sem qualquer lógica.
Naquele momento, esses pensamentos parecem parte de você. Você dificilmente pode se separar deles por causa de como eles são opressores. Mas, em vez de permitir que eles o governem, faça o seguinte.
Por outro lado, se você quiser atrair pensamentos positivos, também pode tratá-los como convidados, apenas convide-os a entrar em vez de expulsá-los!
Qual é a causa de seus pensamentos negativos? Se você não sabe de onde eles vêm, não será capaz de detê-los. Nesse caso, você acabará se expondo continuamente a gatilhos de pensamentos negativos sem estar preparado de antemão, mesmo quando não for necessário para você se colocar nessas situações.
Algumas das causas básicas não específicas mais comuns de pensamentos negativos são:
Muitas vezes, a ansiedade pode encher sua cabeça de negatividade, e você pode até se convencer de que todos os seus medos se tornarão realidade.
Você pode ter adquirido o hábito de ter pensamentos negativos, o que se tornou a parte de você você ao longo dos meses e anos, dificultando a eliminação.
Se você estiver perto de pessoas tóxicas que não praticam o pensamento positivo, acabará pensando como elas.
Problemas residuais de seu passado podem estar impedindo você de ter melhores padrões de pensamento.
Algumas causas comuns específicas de pensamentos negativos são:
Pensar no futuro é importante para ser capaz de planejar, mas pensar demais no que está por vir não fará nenhum bem. Afinal, embora você possa se preparar para isso e definir metas, definitivamente não pode saber o que vai acontecer no futuro.
Da mesma forma, pensar sobre o passado é importante para a autorreflexão, que tem efeitos positivos sobre a autoconsciência e o estado mental. Mas focar muito no passado é inútil, pois você não pode mudar o que já aconteceu.
Em vez disso, concentre-se no agora. Viva sua vida um dia de cada vez, abrace os desafios diários e considere o fato de que o que você faz é mais importante hoje do que o que você fez no passado, e também é o que moldará o seu futuro.
Às vezes, convidar pensamentos positivos por conta própria pode ser complicado, especialmente quando a negatividade governou sua mente por tanto tempo. Mas você pode atraí-los para sua vida sendo bom para as pessoas ao seu redor e incentivando pensamentos positivos. Não é preciso muito para ser positivo com os outros. Você pode fazer o seguinte:
Se quiser, você também pode ir um pouco mais longe e ser ainda mais compassivo ou prestativo. Fazer os outros felizes provavelmente também o deixará feliz:
Manter seus pensamentos negativos reprimidos pode causar muita dor. Você pode pensar que está indo bem, mas esses pensamentos eventualmente se espalharão e se tornarão impossíveis de controlar. Portanto, aprenda a expressar esses pensamentos antes que eles se acumulem em você.
Você pode conversar com um amigo, membro da família ou outra pessoa de confiança em sua vida sobre seus problemas, ou até mesmo buscar ajuda profissional de um terapeuta. Se falar é difícil no início, você pode escrever em um diário ou fazer uma arte para expressar negatividade, mas o objetivo é ser capaz de falar sobre esses assuntos eventualmente e expressá-los.
Falar com outra pessoa é uma ótima maneira de ouvir perspectivas alternativas. Mesmo se você não estiver procurando por conselhos, ainda pode aprender com as pessoas com quem conversa. Isso permite que você receba pensamentos positivos deles.
A linguagem corporal desempenha um papel importante em seu pensamento positivo e perspectiva geral. Na verdade, alguns estudos recomendam o uso de tratamentos baseados em movimento para transtornos depressivos.
A linguagem corporal é extremamente poderosa. É uma excelente ferramenta de comunicação e empatia, e às vezes pode até falar mais alto do que suas próprias palavras. Pode ser por isso que pode até influenciar a forma como você pensa.
Pense nisso. Sorrir ajuda a reduzir o estresse no corpo devido aos músculos específicos que você usa ao sorrir. É tão louco imaginar que sua linguagem corporal geral pode enviar mensagens boas ou ruins ao seu cérebro?
Basicamente, você pode colocar os pensamentos negativos de lado enquanto convida os positivos, mudando sua linguagem corporal. Tente fazer isso:
Isso evita que o estresse seja desencadeado no corpo e estimula uma postura mais relaxada e um processo de pensamento geral.
Uma das melhores maneiras de atrair positividade e, ao mesmo tempo, bloquear a negatividade é praticando a gratidão. Às vezes, todos os pensamentos negativos podem fazer você esquecer as coisas positivas da vida.
Estudos descobriram que a gratidão pode realmente aumentar a felicidade e o pensamento positivo ao longo do tempo. Uma ótima maneira de praticar a gratidão é manter um “diário da gratidão”, no qual você escreve coisas diárias pelas quais é grato.
Mesmo nos dias em que você está pior, é provável que ainda encontre algo pelo qual agradecer. Algumas ideias incluem:
Muitos de seus pensamentos negativos podem ser causados pelo fato de você continuar a incentivá-los por meio do diálogo interno negativo. Você pode dizer coisas como:
Embora pareçam inofensivos e possam até ser interpretados como piadas, às vezes essas palavras vão mais fundo do que pensamos. Se você insultar alguém repetidamente, essa pessoa aprenderá aos poucos a acreditar nisso, então por que seria diferente para você?
Comece a usar afirmações positivas ao falar sobre você. Em vez de se humilhar, escolha frases neutras, como:
Você também pode tentar dizer coisas positivas para si mesmo todos os dias. Fique na frente de um espelho em casa e diga estas coisas para si mesmo:
Seja bom e gentil consigo mesmo. Fale consigo mesmo como faria com um amigo querido!
O exercício parece um conselho clichê para deixar escapar a negatividade, mas realmente funciona. Os exercícios e a transpiração ajudam a expressar pensamentos negativos com facilidade, ao mesmo tempo em que produzem hormônios para o bem-estar.
Não precisa ser um treino completo e complicado. Apenas um pouco de atividade física por 20 a 30 minutos pode ter um grande efeito em seus pensamentos. Aqui estão alguns exemplos de tipos de exercícios que você pode fazer:
Ter pensamentos negativos não é sintoma de problema psicológico, porém, a terapia pode fornecer alternativas para ter uma visão mais ampliada e menos focada no negativo, o que ajuda a formular pensamentos construtivos e positivos.