Uma pessoa que está constantemente preocupada em se intrometer na vida de outras pessoas e mover as cordas de maneira a sempre beneficiá-las, sem se importar particularmente se alguém é prejudicado, pode tornar a vida muito difícil.
Agora vamos descrever 10 sinais de manipulação emocional para que você possa reconhecer a situação a tempo e agir!
O chantagista emocional rasteja lentamente na vida de sua “vítima”. Seu objetivo é ganhar a confiança da pessoa e, aproveitando sua ingenuidade, começar a aplicar o controle, quebrando nitidamente os mecanismos de defesa de sua “vítima”, como a autoconfiança e a autoestima.
Nesse caso, a “vítima” pensa que o manipulador é atencioso e gentil, mas isso é apenas uma aparência. Ele ouve a história de vida de sua “vítima” porque quer conhecer seu ponto fraco e, se conseguir, agirá imediatamente.
Essa pessoa é capaz de desestabilizar sua “vítima” mesmo sabendo exatamente o que queria antes. E com isso, ele assume o poder da pessoa sem ser notado.
O objetivo é deixar sua “vítima” tonta, por exemplo, espalhando mentiras, mantendo assim a outra pessoa sob controle.
Ele consegue convencer sua “vítima” de que é ele quem sabe como as coisas funcionam e que todos devem confiar nele, pois ele cuida de tudo. Isso, no entanto, não é nada mais do que uma monstruosidade.
Para ser notado, passa a falar mais alto, reivindicando para si o papel dominante. Ele sempre gosta de assumir o controle da conversa, oprimindo assim os outros.
Essas pessoas não são otimistas, preferem falar de coisas ruins, porque é assim que querem arrastar a vida de outras pessoas.
Ele é capaz de dar ultimatos à sua “vítima” de que, se não fizer isso e aquilo, haverá consequências. O que é isso senão chantagem?
Se ele encontrasse o ponto mais fraco de sua “vítima”, não perderia a oportunidade de zombar dele porque a pessoa tem medo de altura, aranhas, etc. Assim minando sua confiança.
Se ele julga sua “vítima” na frente dos outros, o trata mal, o humilha e nunca pede desculpas.