curiosidades

11 Mitos que acreditávamos serem verdade

Ninguém nasce sabendo… – diz o ditado, então não nos surpreendemos se a maioria dos fatos listados, ou alguns deles, tenham sido mal guardados em nossa memória até agora. 

Os fatos científicos estão mudando constantemente e precisamos atualizar nossa educação geral com os resultados das pesquisas mais recentes.

1. Os diamantes são extremamente raros

Eles são brilhantes, usados ​​como símbolo de status e são considerados um símbolo de amor eterno em muitas culturas. 

O fato é, no entanto, que eles tiveram um preço premium, não por causa de sua raridade. Os diamantes são encontrados e extraídos em uma extensão muito maior do que pensamos, uma vez que não são raros. 

Eles são produzidos e vendidos em um cronograma artificial, porque se estivessem no mercado imediatamente, teriam que ser vendidos por menos de um terço do preço e estariam disponíveis para qualquer pessoa. O alto valor dos diamantes é um preço artificial.

2. A água engarrafada é mais segura do que a água da torneira

Muitas pessoas pensam que a água da torneira da cidade é menos saudável do que as engarrafadas, mas é bom saber que também não é bem assim.

A água engarrafada tem um sabor diferente, talvez melhor? Isso pode acontecer, pois é possível mudar isso dosando os minerais na proporção certa na planta. 

Talvez você tenha preferido água sem flúor? Paralelamente às muitas histórias de horror, é bom saber que o flúor é uma substância natural que pode ser encontrada em todas as fontes naturais e desempenha um papel importante em termos de saúde dos nossos dentes.

Além disso, a água da torneira da cidade é testada diariamente quanto à saúde, enquanto a água engarrafada é testada apenas uma vez, antes do engarrafamento.

3. A cordilheira do Everest é a mais alta da Terra

Na verdade, também não é assim. Estamos pensando acima ou abaixo do nível do mar? Em termos técnicos, o recorde é do Hawaí Mauna Kea, que mede 4.206 metros acima do nível do mar, mas mede a sua altura total desde o fundo do mar até aos 10.200 metros. O Everest, devido à sua altura acima do nível do mar, tem apenas 8.848 metros e cresce cerca de 6 mm por ano.

4. A maior parte da perda de temperatura ocorre pela cabeça

É comum pensar que nossa cabeça e rosto, densamente entrelaçados com vasos sanguíneos, são as partes do corpo onde podemos explicar a maior perda de calor, mas isso também não cobre completamente a verdade. 

Se quisermos ser honestos, o fato é o seguinte: nossa cabeça fica fria no inverno porque o resto do corpo está (provavelmente) coberto por roupas quentes de inverno, e nosso rosto fica frio porque é mais difícil cobri-lo. 

De fato, cada milímetro do nosso corpo emite calor essencial, ou o daria, mas só pode fazê-lo onde não está coberto. Portanto, é normal que nosso rosto e cabeça permaneçam opacos.

5. Os pássaros param de cuidar de seus filhotes se sentirem o cheiro de uma pessoa neles

O fato é que os pássaros nunca deixam seus filhotes sozinhos até que possam sobreviver por conta própria. Em algum lugar da tradição popular, há um equívoco de que os pássaros não continuam a criar filhotes se… A realidade é completamente diferente.

Com exceção de algumas espécies, os pássaros têm um olfato extremamente subdesenvolvido, por isso é impossível para eles “rejeitar” um único pedaço por causa do olfato humano.

6. Diferentes áreas da língua percebem sabores diferentes

A maioria de nós ainda acredita que percebemos sabores doces com a ponta da língua, enquanto sabores salgados com a lateral da língua. Na verdade, pesquisas há muito provaram que esse fato aceito está errado: sentimos sabores em nossa língua como um todo.

7. Antes de Colombo, as pessoas acreditavam que a Terra era plana

Cristóvão Colombo e sua equipe de exploradores tinham plena consciência de que, mesmo que estivessem procurando a borda do mundo, não cairiam dela e os monstros marinhos não seriam um problema real durante uma expedição. 

Os marinheiros da Grécia antiga já sabiam muito bem que a Terra é esférica e que, em princípio, era possível contornar os oceanos com uma longa jornada. 

Isso foi confirmado por seus cálculos, mas a tecnologia de navegação da época não permitia comprová-lo na prática.

8. Sangue com deficiência de oxigênio é azul

Todos podem encontrar o chamado vasos sanguíneos de cor azul, mas isso não significa que o sangue azul flua neles. Na realidade, os vasos sanguíneos azuis se parecem com isso por causa da falta de luz, e definitivamente temos sangue vermelho fluindo através de nós – independentemente de seu teor de oxigênio.

9. Os camaleões mudam a cor da pele para se misturar com o ambiente

Essas espécies de lagartos são um dos animais mais interessantes da Terra. Uma de suas propriedades mais conhecidas é a capacidade de mudar de cor, o que é chamado de policromia. 

O fato é que essa habilidade não funciona por causa de se esconder. É a cor original da pele do camaleão que deve desempenhar esse papel e, combinada com a imobilidade completa, esconde o réptil. 

Na verdade, eles mudam de cor quando pretendem “cortejar”, viveram bem ou têm uma mudança repentina de humor. Um assim chamado a mudança de cor é um canal de comunicação para eles, e não um escudo protetor evolutivo contra predadores.

10. A Grande Muralha da China é a única construção humana que pode ser vista do espaço sideral

Muitas outras estruturas podem ser vistas do espaço sideral, especialmente à noite. Os preços da luz das grandes cidades estão agora claramente muito à frente da Grande Muralha, de fato, comparado a eles, é muito difícil avistar a Muralha do espaço.

11. As raças de cães Pitbull são agressivas

Tanto a mídia quanto a indústria cinematográfica podem ser culpadas pelo motivo pelo qual os pit bulls agora são vistos como cães extremamente agressivos e perigosos. 

Em 2008, mais de 30 raças foram estudadas para descobrir por que são agressivas com os humanos. Eles chegaram à conclusão de que os representantes desta raça estão muito atrás de raças como Chihuahua, Jack Russel ou Dachshund em termos de agressão.

A única característica preocupante de um pit bull é seu instinto de caça característico, que o torna extremamente agressivo com outros animais, mas o mesmo não se aplica aos humanos. Na verdade, esses cães são extremamente voltados para as pessoas, leais e treináveis, podendo até ser chamados de cães de vários donos.

Compartilhar
Publicado por
equipe mundo perdido