Se os seus sentimentos vão desde a raiva à culpa, da negação à aceitação, da agressão à tristeza e depois à tomada de decisões, essas práticas o ajudarão a se curar de uma decepção amorosa.
A infidelidade é uma das experiências mais dolorosas em um relacionamento que custa tanto perdoar e esquecer. Sentimos um misto de raiva e ressentimento, seguido de frustração e impotência que acaba destruindo a confiança.
A infidelidade nos faz sentir dor porque tem a ver com traição, porque quando você promete algo ao seu parceiro, você tem a obrigação de cumprir, não por causa de uma regra ou expectativa social, mas por amor e respeito.
Conversar sobre o assunto com pessoas em quem você confia ou que já passaram pela mesma situação é bom para se acalmar.
O Dr. Matthew Lieberman, pesquisador da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, diz que falar sobre sentimentos negativos ativa uma parte do cérebro responsável pelo controle dos impulsos.
Problemas de comunicação, vingança, dinheiro, insatisfação, falta de amor, atração física, são alguns dos motivos pelos quais a infidelidade é cometida. Saber por que isso aconteceu o deixará mais à vontade.
Quem quer cometer infidelidade o fará independentemente do vínculo com o companheiro, portanto o infiel sempre será o culpado, não se sinta culpado, porque você não é!
O papel de vítima em todos os casos reflete baixa autoestima. Diante de uma traição, de nada adianta reclamar de si mesmo ou chorar por algo que já aconteceu e você não pode mudar, porque isso só vai tirar sua clareza mental para superar.
As pessoas cometem erros, depois de um engano há tanto ressentimento que turva a nossa mente, mas o perdão nos leva a esquecer e há mais benefícios. De acordo com um estudo do Duke University Medical Center, quando a dor é perdoada, ela diminui.
Também é aconselhável buscar atividades recreativas, refletir e estar em contato com outras pessoas.
Como você superaria uma traição?