Há muitas famílias numerosas e com filhos pequenos. Educá-los é um assunto que às vezes nos deixa frustrados, porque só queremos dar-lhes o melhor. Queremos que eles estejam unidos e ajudem uns aos outros. É por isso que fizemos esse artigo com estratégias eficazes.
Em geral, o pensamento dos pais é o inverso, eles acham que quando crescerem é melhor cada um ter o seu espaço. Dessa forma, eliminam conflitos sobre seus pertences e garantem a individualidade de cada um.
Pelo contrário, às vezes é preferível que fiquem juntos, pois isso lhes dá muitas coisas que de outra forma não teriam. Conversas noturnas, cumplicidade, etc. Mas, é bom que cada gênero tenha seu espaço, as mulheres em um quarto e os homens juntos em outro.
É o melhor que podemos ensiná-los a ficarem juntos por períodos de tempo como uma família. Compartilhando risos, diálogos e brincadeiras com todos.
Escapadinhas de férias são ótimas, assim como atividades ao ar livre. Mas em casa juntos à mesa, sem celulares ou outras distrações, para que interajam é o melhor.
Muitas vezes nossos filhos nos desafiam e baixamos a guarda. Queremos desistir. Mas é aí que você terá que ficar mais forte. Saber esperar, dar um tempo é o melhor. Eles vão crescer e o que hoje excede você com o tempo será processado e outros problemas aparecerão que o farão recomeçar. Paciência é a chave e a garantia de uma boa educação dos pais.
É totalmente prejudicial comparar uma criança com outra. Cada um é diferente e tem seu jeito de ser. Se você comparar, fará prevalecer a ideia de que o outro é melhor e será prejudicial à personalidade de seu filho.
Assim como você pode fazer com que eles tirem uma certa quantidade de raiva do irmão. Construa e aprenda a conhecê-los para poder lidar com cada um individualmente. Lembre-se sempre de que cada criança é diferente da outra em personalidade.
Cada criança adquire gostos diferentes ao longo do tempo e, portanto, atividades diferentes. Haverá quem goste de nadar, ou de futebol ou qualquer outra atividade, e assim cada um fará algo diferente.
É muito bom que toda vez que alguém fizer um show, ou jogar um jogo ou tiver alguma atividade que a família possa assistir, os irmãos vão e ficam olhando e admirando os outros irmãos. Isso os tornará muito mais unidos e eles se valorizarão.
Isso é, fundamental, olhar para o seu futuro. Cada um vai crescer, se desenvolver e talvez se casar, então eles vão deixar a casa dos pais e viver longe um do outro. Laços fortes os manterão em contato apesar da distância e com a preocupação sempre colocada na vida entre irmãos.