Certamente muitos de nós gostariam de saber administrar nosso temperamento nos momentos mais tensos de nossas vidas, pois, sem dúvida, tendemos a ficar muito animados quando estamos em uma discussão acalorada, seja com nosso companheiro, família, colegas de trabalho, etc.
Para nos dar uma resposta a esta grande incógnita, um grupo de psicólogos assumiu a tarefa de nos explicar como podemos manter a calma diante das discussões que possamos ter com qualquer pessoa.
Não em um aspecto narcisista, mas só então você vai perceber quando está prestes a atingir o limite de sua paciência.
O corpo tende a ficar tenso em momentos de desconforto ou quando está extremamente zangado, assim que perceber essa mudança corporal, tente assumir uma posição relaxada e neutra. Você estará tão ocupado tentando manter a compostura corporal que o tópico da discussão será esquecido.
Diante de situações de estresse extremo, é sempre necessário respirar fundo e contar até 3, pois a respiração natural e lenta relaxa o cérebro e consequentemente o corpo.
Aos poucos a tensão e o estresse vão desaparecendo, além disso, você verá as coisas de outra perspectiva e saberá como resolver o assunto com muita facilidade.
Uma pessoa chata não pensa com clareza, sente que ninguém está prestando atenção nela ou ouvindo o motivo pelo qual está discutindo, então, se ela prestar atenção sem interromper em nenhum momento, você saberá exatamente o que responder, sem a necessidade de se chatear.
Por outro lado, sua resposta será muito mais inteligente e menos exigente devido à estabilidade emocional que este método oferece.
Há momentos em que é simplesmente melhor aceitar o que a pessoa diz apenas para evitar uma discussão mais séria e acalorada do que já é. Então, quando todos estiverem calmos, dê o seu ponto de vista, de forma neutra e com tato, aliás, você pode fazer comparações entre as ideias de cada um e enfatizar qual é mais positiva ou negativa.
Pode ser um pouco complicado, mas é a melhor maneira de evitar um transtorno verbal entre as pessoas. Um simples O quê? Como? ou por quê? São necessários para aliviar a tensão, pois você não ataca diretamente uma pessoa negando seu pedido ou comentário e tem mais chance de conhecer completamente o pensamento do sujeito.
Enquanto uma pessoa grita, a outra também vai querer fazer isso para se fazer ouvir e impor sua vontade. O pior de tudo é que ninguém que se expressa dessa forma atinge seus objetivos. O ideal é manter o tom de voz baixo e livre de emoções, para que o sujeito saiba que está errando em levantar as cordas vocais e relaxe um pouco.
Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais. Deixe suas experiências e preocupações na seção de comentários.