Hoje em dia, não é difícil encontrar pessoas manipuladoras, eles estão por toda parte. São sempre eles que fazem planos, escolhem o que cada um vai fazer ou o que vai comer. Frequentemente, estão dando conselhos não solicitados, dizendo para você fazer algo “porque quero que faça” ou não porque “não quero que faça”.
Pessoas manipuladoras geralmente têm problemas de codependência. Eles confiam em sua capacidade de controlar os outros, para se sentirem mais seguros e confiantes. Uma vez que uma pessoa controladora tenha lançado seu feitiço, pode ser difícil sair.
Aqui estão 7 coisas que as pessoas manipuladoras fazem para te controlar:
As pessoas manipuladoras nunca estão satisfeitas com o que os outros estão fazendo. Eles acreditam que seu jeito é o jeito certo e eles sabem o que melhor.
Eles criticam constantemente tudo o que você faz para que saiba que está errado. Pode ser a roupa que veste, a comida que come, a música que ouve ou até mesmo o local onde trabalha. Nada é bom o suficiente para eles.
Esta é uma tática de manipulação usada para obter o controle final. Depois de conhecer uma pessoa manipuladora, seu relacionamento pode mudar rapidamente.
Eles começam a falar constantemente e passam muito tempo juntos. Você começa a confiar no afeto deles. Quando uma pessoa controladora pensa que você tem sentimentos por ela, ela começa a se distanciar, apenas para fazer você pensar que precisa dela.
As pessoas controladoras não gostam de ser questionadas. Eles acreditam que estão sempre certos. Se você pedir que expliquem suas opiniões, razões ou motivos, eles ficarão na defensiva e chateados.
A verdade é que eles não têm uma boa resposta para você. Eles só querem que você acredite na palavra deles sem questionar.
Eles usam frases como: “Se você me ama, você vai…” ou “Vou ficar chateado se você não…” Eles tentam te culpar por seguir suas ordens e fazer as coisas do jeito deles. Este é um sinal de um relacionamento tóxico que pode terminar em danos emocionais.
Pessoas manipuladoras acham que estão sempre certas, então não há necessidade de outras ideias, crenças ou opiniões.
Eles não toleram outras pessoas, especialmente aqueles que defendem suas crenças, compartilham suas opiniões ou discordam delas. Se você não concorda com eles, você está errado e pronto. Sua incapacidade de tolerar os outros faz com que tenham poucos amigos ou pessoas importantes para eles.
Por insistirem em saber o que é melhor para você, uma pessoa controladora impõe regras à sua vida. Eles podem exigir saber onde você está e com quem está o tempo todo.
Eles podem te proibir de namorar colegas de trabalho ou certos amigos, ou podem estabelecer uma regra de que você deve responder imediatamente quando eles ligam ou mandam mensagem. Se alguma dessas “regras” lhe parecer familiar, há uma boa chance de você ter uma pessoa manipuladora em sua vida.
Quando você finalmente começa a reconhecer os comportamentos de uma pessoa controladora e se recusa a seguir suas regras ou a tomar decisões com base em suas opiniões, ela ficará com raiva.
Eles vão te dizer que você mudou e eles não gostam da pessoa que você se tornou. Eles dizem que você é ingrato. Assim que sentirem que seu poder está se esvaindo, dirão tudo e qualquer coisa para fazer você se sentir culpado.
A verdade é que você nunca deve deixar ninguém dizer quem você é ou quem deveria ser. Você é o único que deve estar no controle de sua vida e de sua felicidade.