Categories: curiosidades

A avó materna tem grande importância na vida de uma criança…

A avó materna é muito mais do que uma avó, é uma mulher com experiência de vida que tem uma ligação especial com o neto. É uma figura que sempre estará presente na vida de um neto, mesmo que ele não a veja todos os dias ou more com ela… Afinal, foi a avó materna quem lhe deu vida a mãe e graças a isso a vida pôde continuar crescendo na família.

A avó por parte da mãe será aquela mulher que tem grandes valores e que sem perceber passa de geração em geração. Mas, a importância da avó materna vai muito além do que pensamos e algumas pesquisas podem nos esclarecer isso.

A união parece ter a ver com genes

De acordo com os argumentos de Alejandro Jodorowsky, todos estamos ligados à nossa avó materna por genes. 

Jodorowsky acha que a carga genética que é transmitida da mãe para o filho também está intimamente relacionada à avó materna… Ou seja, das 4 avós de uma criança, é a avó materna quem mais contribui com a carga genética para os netos.

Quando se trata de genes ou coisas hereditárias, geralmente não são seguidos de pais para filhos, mas a genética é passada de avós para netos. 

Por esse motivo, muitas vezes acontece que os filhos podem parecer mais parentes distantes, como avós ou bisavós, antes dos pais, embora, claro, nem sempre seja o caso e também haja meninos e meninas que estão pregados nos pais.

Existem aspectos genéticos que nada têm a ver com a criação e que são passados ​​através dos genes, como uma marca no corpo, um jeito de andar, uma doença, etc.

A carga emocional que vai da avó aos netos

Sim, é bastante surpreendente, mas é a realidade e a ciência o confirma. Quando o feto está se formando dentro do útero, ele recebe material biológico da mãe e do pai, ambos têm 50% do peso na formação do embrião, mas quando a participação genética do pai já acabou, a da mãe continua em seu processo de treinamento e desenvolvimento do bebê.

Mas, de acordo com Jodorowsky, são as emoções que também são passadas de geração em geração, de mães para filhas e de filhas para netos. 

As emoções que a avó vivenciou durante a gravidez podem estar ativas no DNA das filhas e serão repassadas para a próxima geração. Apesar desses dados fornecidos, há estudos que afirmam que o DNA do pai também tem muito peso em termos de herança genética.

Avós (maternas e paternas) na vida das crianças

A realidade, além do que diz a ciência ou do que pensa Alejandro Jodorowsky, também pode ser muito diferente em cada caso. 

Cada família é diferente e talvez para uma criança a avó paterna tenha mais presença e aprenda mais com ela do que com a avó materna. Embora algumas pessoas pensem que a avó materna pode estar mais envolvida na criação e no desenvolvimento dos netos, nem sempre tem que ser assim.

Cada vida é um mundo e o que é realmente importante é que os pais percebam a importância que as avós podem ter no desenvolvimento emocional dos filhos e por isso, nunca é demais que as avós tenham uma presença marcante na vida dos seus netos. 

Desta forma, os mais pequenos poderão se alimentar de tudo o que têm para oferecer. Sua experiência, seu amor incondicional, seus valores… Independentemente de ser avó materna ou paterna.

View Comments

  • Odiei esse comentário, esta frase é cruel e machuca de dor o outro lado.

  • Vó vai ser sempre vó ! Mais amor de netos nao tem preço ,em conta participar da criação vai depender da mãe da criança ,pois minha nora me deu guarda compartilhada fiquei muito feliz apesar de nem a vara de família nao entender mas foi aceito ,o juiz disse que nunca viu isso que geralmente a mãe acredita que na falta dela a melhor opção e a mãe dela ,mas ela escolheu a mim e eu nao vou descepcionar essa nora e minhas figurinhas 🥰🥰🥰♥️amo de mais

  • Cláudia, minha sogra tbm é uma sogra maravilhosa e em minha falta com certeza ela seria a escolhida p cuidar da minha filha, já que nunca tive uma boa relação com minha mãe e minha filha pouquíssimas vezes encontrou-se com ela. Agora sobre o texto, eu acho que esse negócio de avó materna ser de grande importância não faz muito sentido pelo menos p mim.

  • Não conheci minhas avós,tive uma mãe que tinha pouca cultura maís nos ensinou a ser corretos,.. Hoje minha neta,filha de meu filho somos unha e carne fizemos muitos planos para futuro, quando estamos longe sentimos muitas saudades,chega a doer... Tem avós de amigos que tem invejas branca.... É muito amor....

  • Convivi com as duas avós por bom tempo.
    Mas as lembram foram construídas pela minha avó paterna. Não tenhonuma lembrança de carinho, alimentação, recepção da minha avó materna. Minha mãe tinha mais duas irmãs casadas que moravam Love dos pais( assim como
    Ela) as outras quando iam visitar ficavam na casa da minha avó materna e minha mãe na casa da minha avó paterna. Nunca comi comida minha avó materna, nunca sentei no colo, nunca ouvi uma palavra de carinho, nunca ganhei beijo ou presente dela.
    TEXTO INCOERENTE E OFENSIVO!!!! Só pelo título eu já odiei.

  • Só vejo minhas netas, filhas do meu primogênito, uma ou no máximo duas vezes ao ano e isso me entristece muito, mas quando meu filho se casou eu chamei minha nora de filha, já perguntei o que fiz de errado, fui ignorada, já pedi perdão tantas vezes, mesmo sem saber qual foi o meu pecado e continuei sendo ignorada! Dói muito tudo isso, mas sou cristã e não a tenho como inimiga e oro por ela e pelo casamento deles! O Amor que recebo do Senhor Jesus é muito maior do que meu sofrimento ao longo desses 16 anos, pois aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Minhas netas são pré adolescentes de boa índole e educação e isso me basta!

  • Pois Vanessa, para mim faz muito sentido, porque a filha saiu da mãe, e o/neto(a) sai da filha, então é claro que faz sentido, respeito tua opinião porque vc deve ser avó paterna e ficou triste em saber isso, mas muitas vezes os netos se apegam asos avôs paternos mesmo, porque tbm tem a ver com carisma.

  • Sou avó paterna e participo muito na criação dos meus netos.Acho que os netos escolhem as avós. Portanto não acredito que esse mérito todo deva ser dado somente a avó materna.

  • Cada caso é um caso. Tem avó wue não se importa com netos e não os querem. Outro adoram e cuidam melhor que os pais. Minhas neta assim vom meus filhos não tiveram dores com os paternos. Eu cuido até hoje de minhas netas assim com muita responsabilidade. Já as avós paternas nem está aí não consigo entender. MS acredito que tanto uma quanto outra podem ser boas quando são avó de verdade.

  • Eu acredito que vo ou por parte de mãe ou de pai, são as notas que não querem que a vó materna se aproxime, tenho dois filhos homens e as mãe da minha neta ,a mãe dela podia dar bronca quando a criança está errada, mas eu não podia falar nada,o mesmo com outro filho mais velho eu moro em São Paulo e ela em Recife e não gostava que eu fosse pra lá quando meu neto era pequeno eu fui agora que ele tem 16 anos fui lá e sabe que meu neto disse que sua mãe disse que eu era um mau exemplo pra ele ,não bebo,n fumo,não falo palavrão, não sou de viver em bailes, sou direita e trabalhadora vivo minha vida correta, agora o pai desse menino separou e veio morar na minha casa com outra mulher em São Paulo e ela teve meu netinho caçula que me adora moro encima na minha casa e eles moram na minha casa embaixo mas essa é pior que as outras é um cobra mas curto meu neto assim mesmo ele é meu pitoquinho tem dois aninhos e mesmo com a braveza das noras eu sou querida pelos netos .....acho que falam isso porque a mulher domina o homem e aí sempre a sogra é a chata pra elas ok

Compartilhar
Publicado por
equipe mundo perdido