O rei Salomão foi o homem mais inteligente e conhecido de seu tempo. Ele desfrutou da graça de Deus e recebeu sabedoria, riqueza, fama e sucesso em troca de sua devoção e fidelidade.
No Livro da Sabedoria, encontramos a diferença entre a inteligência humana e a estupidez segundo o Rei Salomão. Ele observou e estudou as pessoas por um longo tempo e, com base em sua experiência, estabeleceu 5 características muito importantes, com base nas quais podemos distinguir entre pessoas inteligentes e menos inteligentes.
“Um filho sábio faz seu pai feliz; e o filho insensato é a tristeza de sua mãe.”
Provérbios 10:1
Os pais se orgulham de crianças inteligentes, mas crianças estúpidas só causam aborrecimento e vergonha.
“Reunidos no verão pelo menino sábio; o menino desgraçado adormece na época da colheita.”
Provérbios 10:5
Uma pessoa inteligente aproveita suas oportunidades, economiza tempo e energia, levando em consideração a colheita futura. Uma pessoa estúpida não se aventura em nada, tem medo do risco, então na época da colheita não há nada para colher e espera-se a colheita em vão.
“Um coração sábio obedece a ordens, mas um falador tolo, falha.”
Provérbios 10:8
“Aquele que aceita a repreensão está no caminho da vida, mas aquele que despreza a repreensão se desviará.”
Provérbios 10:17
Uma pessoa inteligente ouve o que eles dizem, uma pessoa estúpida pensa que só ele pode estar sempre certo. Ele ignora o conselho dos outros e até leva isso com má fama.
“O tolo se deleita com a angústia, e o sábio se deleita com a sabedoria.”
Provérbios 10:23
Uma pessoa estúpida facilmente ignora a lei, ele gosta principalmente de quebrar as regras. Uma pessoa inteligente trabalha com prazer, ajuda os outros e tenta seguir as regras e as leis.
“A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios esconde a violência.”
Provérbios 10:11
“Os sábios são cuidadosos com o seu conhecimento, mas a boca do tolo rapidamente leva à ruína.”
Provérbios 10:14
“Os lábios do justo alimentam a muitos; e os tolos morrem na sua insensatez.”
Provérbios 10:21
As pessoas inteligentes inspiram os outros com suas palavras, dão fé e esperança, irradiam harmonia, não falam desnecessariamente, não raciocinam. Pessoas estúpidas falam de tudo o tempo todo, suas bocas nunca param, e o que elas dizem não faz muito sentido.