Os monges budistas consideram a limpeza da casa algo a que devemos dar grande importância. Graças a estas dicas, não só teremos uma casa limpa espiritualmente, mas também renovada e regenerada.
O monge Tulku Thondup passou vários anos de sua vida à tradução e interpretação de textos budistas antigos e disse que, se pudéssemos ver a limpeza da casa como um privilégio e não um trabalho penoso, teremos a oportunidade de meditar de forma única sobre o que significa manter o lugar onde vivemos limpo.
O conceito de “limpar a casa” tem não apenas um sentido literal, mas também simbólico. Isso pode ser útil para se livrar de cargas emocionais e coisas que não são mais úteis para nós.
É fácil perceber que o distúrbio gera estresse e preocupações. Realizar tarefas domésticas tomando como um exercício de atenção consciente, pode nos trazer benefícios importantes e até se tornar uma terapia.
É por isso que devemos considerar as tarefas de ordem e limpeza de nossa casa como um ato positivo e um exercício para aliviar o estresse.
Encontre uma maneira de se predispor a tornar esse condicionamento de sua casa com uma atitude diferente e mudar a sensação de trabalho árduo e pesado.
Aqueles que não cuidam dos bens que possuem, dificilmente cuidam das pessoas ao seu redor.
Não devemos esquecer que cada objeto que possuímos é o resultado do trabalho de uma pessoa que o criou ou inventou, e essa pessoa depositou seu esforço e tempo naquele objeto.
Devemos cuidar de tudo o que temos e mostrar gratidão e respeito pelo trabalho dos outros.
Não devemos jogar fora coisas que não são mais úteis, mas pensar que há outra pessoa a quem elas poderiam servir. É por isso que a reciclagem é importante porque tem a ver não apenas com o acúmulo de resíduos que afetam o meio ambiente, mas também com a ajuda que podemos oferecer doando o que não usamos mais.
Comece limpando sua casa quando estiver sozinho e o mais silenciosamente possível. O início da manhã ou da noite, quando todos estão dormindo, é a melhor hora para cuidar das tarefas domésticas em silêncio.
Neste momento, seu coração se sente sereno e o espírito cuidará com calma de todas as tarefas que você pensou durante o dia que deveria realizar.
Antes de começar a limpeza, abra as portas e as janelas mesmo quando estiver frio e deixe o ar interior sair enquanto inspira o ar novo para lhe dar a energia de que necessita para trabalhar dentro da sua casa.
Sabemos que a noite chega e depois do jantar tudo o que queremos é o nosso bem merecido descanso, mas de manhã, quando você se levanta, encontra uma cozinha cheia de pratos para lavar.
Na natureza, cada processo deve ser concluído no final do dia para que um novo dia possa ser iniciado com energia renovada.
Começar o dia com questões negativas apenas desequilibra a nossa paz interior.
Se concentre apenas em limpar sua casa e evite pensar em outra coisa. Não gaste seu tempo planejando o dia, fazendo uma lista mental de compras ou outras preocupações.
Sua atenção deve ser colocada aqui e agora. Isso tornará seu trabalho mais fácil e satisfatório.
Em nenhum lugar está escrito que as tarefas domésticas devem cair sobre apenas uma pessoa. Devemos ensinar aos outros habitantes da casa a arte da limpeza e que cada um cuide do seu próprio espaço.
Todos devem assumir a responsabilidade pela limpeza e ordem dos lugares que frequentam.
Para os budistas, o ambiente em que vivemos está ligado ao nosso ser e reflete o nosso espírito. Eles explicam que quando um lugar é desordenado, nosso espírito também é desordenado, de modo que, se mantivermos nossa casa arrumada, nosso ser interior permanecerá calmo.
Além disso, considere que enquanto limpamos e colocamos tudo em ordem, nosso espírito está concentrado no presente. O fato de viver “aqui e agora” é uma das chaves para a felicidade e o sucesso na vida.
O que você acha de fazer as tarefas domésticas como uma atividade física e espiritual restaurativa? Porque não? Não nos sentimos melhor quando nos movemos em um ambiente limpo e organizado?