Você deve ter comido uma maçã antes. Não importa como você comeu sua maçã, se você se rendeu completamente ao prazer, se sentiu que o sabor suculento era o melhor sabor do mundo, ou se você não deu nenhuma importância particular a isso.
O monge budista Thich Nhat Hanh, o líder espiritual mais importante do nosso tempo, e a nutricionista Dra. Lilian Cheung agora ensinam como aproveitar a vida, as dádivas da natureza, como uma maçã.
Eles também escreveram um livro sobre isso, chamado Savor: Mindful Eating, Mindful Life, que inclui uma prática de meditação extremamente eficaz, cujo centro é uma maçã.
Aqui está o exercício!
Pegue uma maçã, lave e deixe secar. Antes de mordê-la, pare por um momento, olhe para a maçã e depois faça a si mesmo as duas seguintes perguntas: “Comer essa maçã me dá uma verdadeira alegria?” O que significa comer essa maçã?’
Se sua resposta for “SIM”, você não está sozinho nessa situação, porque na pressa a maioria das pessoas não presta atenção ao que significa comer uma maçã, que milagre existe uma fruta que você tem a oportunidade para morder.
Bem, da próxima vez preste atenção a este processo sagrado. Quando você pegar a maçã e morder, não preste atenção em mais nada, não divague em seus pensamentos, mas concentre-se apenas em comer a maçã.
Fique calmo, não faça nada, apenas coma maçã. Não dirija, não ande, não fale, não leia.
Concentrar-se significa diminuir o ritmo de sua vida e aproveitar tudo o que a maçã tem a oferecer naquele momento: seu sabor doce, seu suco rico, a visão.
Respire profundamente. Dê uma olhada na cor e no tipo de maçã que você come e poderá experimentar a complexidade, as conexões e a energia da vida. Aproveite cada mordida e sabor e não se preocupe com nada, desligue-se do mundo por alguns minutos.
Elimine os planos do tempo, não há passado, nem futuro, apenas o momento presente existe. Preste atenção em cada mordida e você experimentará o mais belo milagre da vida que uma maçã pode lhe oferecer.