Mais e mais pessoas estão tentando reduzir a quantidade de pão que comem todos os dias. Algumas pessoas o banem completamente de sua dieta e tentam encontrar uma alternativa com menos carboidratos.
As experiências de quem desistiu do pão revelaram os efeitos colaterais desse alimento em nosso organismo.
O que muda em nosso corpo se eliminarmos da nossa alimentação o pão e outros produtos feitos com farinha branca? As conclusões abaixo podem nos fazer pensar. Nossa pele mostra as mudanças mais óbvias, mas também afeta o sistema digestivo e o envelhecimento.
O pão integral ou de centeio é saudável, claro, quando consumido com moderação. Quando se trata de pão branco, as coisas estão mudando.
Desde o século 20, a farinha e o fermento passaram por grandes mudanças, pois foram combinados com aditivos e melhoradores de textura que prolongam a vida útil da massa e o tempo de fermentação. Este é o principal motivo para evitar o pão branco.
Se consumirmos muito, pode levar à obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Devemos observar aqui que não estamos falando do pão branco que nossos avós faziam no forno. Muitos anos se passaram desde então, as variedades de trigo mudaram, adicionamos aditivos e intensificadores de sabor ao pão para torná-lo maior, mais bonito e mais saboroso.
Quando começam a amadurecer, os grãos de trigo são ricos em vitaminas, mas essas substâncias úteis simplesmente desaparecem quando os grãos são processados.
A farinha branca de alta qualidade contém apenas cerca de 30% de todas as substâncias úteis. Além disso, depois de duas semanas, eles também se tornam inativos, mesmo que o prazo de validade do pão chegue a vários meses.
Vamos pensar no que pode haver no pão que “mantém o frescor” por vários meses?
Se nos esforçarmos pela verdade, todos devemos admitir que o pão branco não tem sabor. Apesar disso, muitas pessoas ainda adoram.
Em nosso mundo moderno, os produtos de farinha estão em alta demanda. Para poder cultivar a maior quantidade de trigo no menor tempo possível, os agricultores usam pesticidas para a pulverização.
Para protegê-lo de roedores e fungos, eles também tratam o trigo com vários produtos químicos.
Portanto, é bom verificar se o produto é feito de farinha orgânica e farinha não refinada antes de comprar. A farinha refinada é submetida aos procedimentos descritos acima.
“Você é o que você come!” – Se você costuma consumir produtos à base de farinha, saiba que, mais cedo ou mais tarde, enfrentará problemas de pele. A acne geralmente é causada pelo glúten no pão.
O corpo não consegue eliminar todo o glúten e isso pode levar a problemas intestinais. Portanto, antes de recorrer a um dermatologista ou esteticista, devemos primeiro revisar nossa dieta.
O pão branco é, portanto, um produto que não contém mais substâncias úteis, pois é submetido a um processo de refino.
Portanto, é compreensível que comer alimentos que não contenham vitaminas e minerais impossibilite o corpo humano de se manter saudável e jovem.
Portanto, as pessoas que gostam de produtos de farinha refinada tendem a parecer mais velhas do que realmente são.
O trigo do pão branco contém glúten, um tipo de proteína que ajuda a massa a crescer e lhe confere propriedades elásticas. Mais e mais pessoas são sensíveis ao glúten e não conseguem digeri-lo adequadamente, causando dor de estômago, diarreia e inchaço.
Uma forma mais grave de intolerância ao glúten é a doença celíaca, que leva a danos no intestino delgado, o que impede a absorção de nutrientes.