Errar é humano, mas para muitos de nós é como se fosse a pior coisa que poderia acontecer, nenhum de nós gosta de cometer erros, a sensação é de que se falhamos, significa que somos um fracasso total.
Se você se sente assim, então não está sozinho. Esse medo pode ser um problema sério para alguns, pois torna suas decisões visivelmente mais difíceis. Mas, os erros não são exclusivamente negativos, mesmo que muitas pessoas gostem de ver as coisas dessa forma.
Os erros também costumam ter aspectos positivos. Às vezes, ajuda estar ciente dos aspectos positivos dos erros para reduzir o medo deles.
Muitos outros, ao invés de se exigirem, simplesmente evitam ao máximo fazer algo em que possam estar errados, ter medo de estar errados é normal, porém não devemos temer.
Essas razões pelas quais você não deve ter medo de erros podem te ajudar a sair da sua zona de conforto e começar um projeto ou outro, afinal. Os erros são do ser humano, como o ar que respira.
Se cometermos um erro, pelo menos aprenderemos como não fazer na próxima vez. Quaisquer erros adicionais aumentam nosso conhecimento e aumentam as possibilidades que podem nos levar ao sucesso.
Os erros nos empurram na direção certa até que tenhamos desenvolvido a estratégia correta para alcançar nosso objetivo. O aprendizado autodidata, por exemplo, geralmente funciona apenas por tentativa e erro.
Na verdade, como regra geral, aprendemos mais por meio de tentativas e erros repetidos do que quando alguém coloca a solução em nossa cara.
Pela minha experiência, posso dizer que me lembro muito mais e com maior intensidade do que descobri por mim mesmo.
Os erros nos dizem muito sobre nós. Se cometermos o mesmo tipo de erro repetidamente, isso nos dará uma indicação de nossas fraquezas e poderemos ver no que precisamos trabalhar para evoluir.
Por outro lado, pode ser uma maneira muito melhor de sair das trilhas onde há tanto erro e encontrar outros caminhos que são melhores para nós.
Qualquer falha pode ser uma pista valiosa do que devemos fazer, quer encontremos novas formas de resolver o problema ou tomemos uma direção completamente diferente.
Se nunca ousarmos fazer algo por medo de falhar, nunca descobriremos do que somos capazes e onde estão nossos limites.
Até esses limites, pode haver uma quantidade impressionante de possibilidades que nunca podemos perceber quando estamos constantemente diminuindo.
Poderíamos ter tanto sucesso se apenas tivéssemos a coragem e não parassemos por causa de possíveis erros que possamos cometer.
Se cometemos erros, então sabemos que não somos perfeitos, então quando uma pessoa comete um erro, podemos entender isso.
Não devemos temer os erros, é algo que nasceu de nós, por mais efeitos do que queremos é impossível, pelo menos uma vez na vida vamos cometer erros.
Quando erramos muitas vezes sofremos, porém não devemos parar aí, pelo contrário, devemos seguir em frente, cada erro é uma oportunidade para descobrir algo novo.
Aqueles que temem os erros raramente ousam e aqueles que não tentam nada de novo não podem desenvolver-se mais e estagnar.
Pense onde estaríamos hoje se os grandes descobridores não se aventurassem no desconhecido, se não estivessem dispostos a experimentar e tentar, independentemente de possíveis erros
Apesar de nossos erros, o mundo continua girando e a maioria dos erros está relativamente longe de ser catastrófica e nos ensina a fazer as coisas com mais confiança.
Todos nós temos que coletar nossas próprias experiências e errar é a maneira de aprender a melhorar.
Muitas pessoas acreditam que não devem se permitir cometer erros, seja privada ou profissionalmente. No entanto, sabemos que isso não é bom de forma alguma, já que somos todos humanos e não somos infalíveis ou perfeitos.
Você tem medo de ser desprezado se você fizer algo errado? Pense em quantas vezes você perdoa os erros cada vez maiores de outra pessoa.
Mesmo que você fique com raiva ou ofendido em um momento ou outro, você não perdoou mais cedo ou mais tarde?
Alguém que gosta de você vai perdoar seus erros!
Compartilhe esse post em suas redes sociais!