Para muitos, Buda e os ensinamentos do budismo são conceitos iguais à iluminação e à esperança. Buda, embora tenha moldado e enriquecido a religião ao longo de sua vida, nos deixou diretrizes básicas que todos deveriam conhecer antes de sua morte.
Antes de sua morte, o Buda compartilhou suas visões de mundo e encorajou seus discípulos a fazer o mesmo para as gerações futuras. Ao fazer isso, ele também manteve a importância de seus discípulos viverem suas vidas, cuja principal missão era encontrar paz e virtude – ele disse que, se conseguissem, poderiam passar para outro estágio de reencarnação, encerrando seu sofrimento na terra.
“Ensinei o que reconheci. Mestre, siga, pratique, espalhe esses ensinamentos para que o caminho da piedade dure por muito tempo – para o benefício e felicidade de muitos, por compaixão pelo mundo, para benefício dos deuses e das pessoas. E quais são esses ensinamentos? As quatro meditações da consciência, as quatro boas práticas, os quatro fundamentos das habilidades milagrosas, os cinco sentidos, as cinco forças, os sete fatores do despertar e o arija são o caminho óctuplo.
“Em verdade, agora eu digo a vocês, monges: o que é complexo necessariamente será destruído.” Eles foram capazes de alcançar seu objetivo com perseverança. A derrubada completa do Tathagata ocorrerá em breve: ocorrerá em três meses
”De acordo com o Buda, portanto, se levarmos a sério essas doutrinas, elas não apenas beneficiarão o indivíduo, mas também trarão prosperidade à multidão. Finalmente, gostaríamos de compartilhar com você a mensagem final do Buda: “Quando eu partir, meu ensinamento deve ser o Guia para você.”