O Feng Shui é uma arte milenar com mais de 4000 anos. Tem sua origem na cultura chinesa milenar, e é uma filosofia que, desde o seu início, estudou o fluxo de energia na natureza (chamado Chi) para alcançar a harmonia nos espaços.
As plantas e o Feng Shui são grandes aliados e nos ajudam a harmonizar os ambientes. De acordo com o Feng Shui, a harmonia no lar pode afetar o bem-estar das pessoas que o ocupam. As plantas purificam o ar, injetam vitalidade, aumentam a capacidade de concentração e melhoram o humor.
Plantas ruins, secas ou doentes geram energia ruim.
Importante, o excesso de plantas em algumas áreas também pode ser prejudicial e gerar desequilíbrios, como tudo no feng shui, a quantidade e onde colocá-las deve ser equilibrada para gerar a harmonia necessária.
O Feng Shui classifica as plantas de acordo com suas qualidades energéticas, portanto, há certos detalhes que você deve levar em consideração.
Se as plantas têm flores, é muito melhor porque, de acordo com o Feng Shui, elas atraem o amor. Quer estejam sozinhas ou com outras, você pode potencializar essa sensação de reinar em sua casa através de pequenos vasos com uma flor, como a lavanda, que também lhe dará um bom cheiro e um clima de relaxamento.
Plantas gordas são altamente recomendadas por sua resistência, precisam de poucos cuidados e estão sempre lindas. Devido às suas qualidades, de acordo com o Feng Shui, eles ativam a energia da abundância.
As plantas são os grandes intensificadores de energia, quanto mais belas e frondosas você as tiver, melhor. As plantas não devem ser mantidas em más condições ou secas, pois o que elas vão te devolver é energia morta.
Porta de entrada: Coloque um vaso de cada lado da entrada principal e tente usar plantas com folhagem ou com flores coloridas, pois funcionam como um filtro que limpa a energia antes de entrar em casa. Plantas aromáticas, como hortelã, e plantas protetoras, como o laço do amor, são ideais para essa área.
Cozinha: Nesse ambiente, o Feng Shui usa plantas para curar. Você pode usar plantas na água, como a peperômia. Também é recomendável colocar plantas aromáticas como manjericão, hortelã, alecrim, cebolinha, orégano, salvia, lavanda, coentro, tomilho. Além de embelezar e impregnar com ricas fragrâncias, transmitem energia positiva e seu uso proporciona uma dose extra de energia nutritiva a cada prato.
Quartos: O Feng Shui recomenda que não mais do que duas plantas sejam colocadas no quarto. Ao dormir, deve-se retirá-los do quarto, pois as plantas absorvem oxigênio e produzem dióxido de carbono, o que pode interferir na qualidade do descanso.
Corredores: Normalmente esses espaços tendem a ter pouca luz, por isso recomendamos o uso de samambaias, ficus. As plantas neste tipo de ambiente ajudam a regular a circulação da energia.
Banheiro: Encontre plantas que se adaptem à umidade do banheiro. Para este ambiente você pode colocar bambu, samambaias e potus.
Os antúrios são plantas com flores vermelhas em forma de coração e folhas muito verdes, são próprias para o interior das casas. São muito resistentes e irradiam grande resistência, será melhor colocá-las em quartos partilhados como a sala de estar ou a sala de jantar, não é recomendado colocá-las em quartos. ]
Suas formas arredondadas fazem com que a energia circule ao seu redor com facilidade. Além disso, há quem diga que é a flor do amor e do sucesso.
Esta é uma das plantas clássicas do feng shui, mas também é considerada uma planta da sorte. É muito fácil de cuidar, tem grande vitalidade e sempre cresce, funciona muito bem em banheiros porque gosta muito de umidade e é muito resistente.
O lírio da paz cresce com muito pouca luz e é ideal para interiores e qualquer outra sala, mesmo corredores, gosta de umidade. É uma planta de purificação, além de trazer e potencializar o fluxo de energia positiva. É comum pelo pouco cuidado e pela cor que dá a sensação de tranquilidade.
Os cactos são plantas muito especiais devido à poderosa energia que emanam. Em princípio, eles são compostos de uma grande quantidade de água, o que ajuda a alcançar um bom Feng Shui. Porém, o problema com o cacto é que ele possui espinhos pontiagudos que interrompem a circulação de energia.
Portanto, colocar um cacto dentro de um cômodo pode fazer você dormir pior e na sala de jantar aumenta os perigos de brigas familiares. A solução, portanto, é colocar os cactos fora de casa.
É uma planta suculenta, de fácil manutenção e com bom crescimento em geral, razão pela qual é considerada próspera. Requer uma boa iluminação e pouca rega. Essa é a planta que eles chamam de “planta do dinheiro”, embora suas folhas sejam minúsculas, elas podem se tornar muito grandes.
É uma planta com flores muito bonitas, embora pareça uma decoração ideal, não é uma planta adequada porque poderia atrair as piores energias. Essas flores estão relacionadas à solidão e à introspecção, portanto, não irão favorecer o bom relacionamento entre os membros da família.
Flores artificiais: Atualmente existem muitas plantas feitas com materiais que as tornam bonitas e que até nos permitem pensar que são naturais. Quando por motivos de pouca luz não é possível ter plantas naturais, pode-se sempre usar as artificiais, mantendo-as sempre limpas e em perfeitas condições.
As plantas, juntamente com as lâmpadas de sal e em conjunto com os umidificadores distribuídos nas diferentes divisões da casa, garantem um ambiente muito mais saudável e natural.
Verifique sempre se as plantas são tóxicas para crianças e / ou animais para se certificar de que são adequadas para a sua família.
O Feng Shui aconselha ventilar a casa diariamente, logo de manhã. Limpe as folhas todas as semanas para garantir que as plantas possam fazer seu trabalho, isso equivale a trocar o filtro em seu purificador de ar.