É verdade que muitas pessoas valorizam a inteligência, mas também respeitam a sabedoria ou o conhecimento, pois é essa experiência que acumulamos ao longo de nossas vidas.
Segundo os cientistas cognitivos, o primeiro é conhecido como “inteligência fluida”, que é reduzida durante a vida adulta, e o segundo como “inteligência cristalizada”, que geralmente melhora com a idade.
Portanto, podemos fazer uma comparação entre sabedoria e beleza, pois valorizamos, queremos, reconhecemos quando a vemos, mas é impossível determinar uma qualidade que seja tão etérea.
No entanto, no final dos anos 80, foi feita uma definição de sabedoria que englobava qualidades como humildade, capacidade de resolver problemas e aprender com a experiência, profunda compreensão da natureza humana, maturidade e maior julgamento.
Existem alguns hábitos que as pessoas sábias têm: se você os fortalecer, você se tornará mais sábio.
Você deve entender todos os aspectos de um problema sem ser influenciado por seus próprios sentimentos.
Você deve encontrar empatia e saber que, por trás de cada ação, há uma história passada que influencia.
Você deve ter uma coleção variada e ler biografias, história, humor, ficção, política ou saúde. Quanto mais assuntos você ler, mais você expandirá sua visão de mundo.
Você não saberá escolher bem se não entender todas as circunstâncias do mundo e as experiências das pessoas. Comece a ler o jornal, em papel ou digital, todos os dias. Não pule nada.
Quando você se acostumar, tente ler os principais artigos todos os dias.
As pessoas que se relacionam têm níveis mais altos de sabedoria do que as que se isolam. Você deve se esforçar para fazer novos amigos ou conhecer os que você já tem para tomar um café.
Eles sabem que não sabem tudo e que coisas inesperadas podem acontecer. Você deve reconhecer seus erros e admitir aqueles momentos em que está errado.
Nunca paramos para pensar em tudo o que aprendemos ao longo de nossas vidas. Tente escrever suas três falhas e seus três sucessos mais importantes.
Descubra o que fez isso acontecer e o que você aprendeu com isso. Você não deve se sentir orgulhoso ou se sentir mal. Você apenas precisa analisar de um ponto de vista objetivo para enriquecer sua sabedoria.
Se você colocar esses hábitos em prática, melhorará sua experiência e se tornará uma pessoa mais sábia.
Você colocará esses hábitos em prática? Você se considera uma pessoa sábia e experiente?