Quase 35% das pessoas são deficientes em vitamina D, o que é preocupante, porque a vitamina D desempenha um papel significativo no bom funcionamento do sistema imunológico.
No inverno, devemos prestar atenção especial a nossa reposição de vitamina D, pois os dias mais curtos e escuros dificultam a obtenção natural da vitamina D, por meio da luz solar.
A vitamina D é na verdade um hormônio que o corpo produz após a exposição ao sol.
É também por isso que a luz solar pode ser uma das melhores fontes de vitamina D, pois é difícil obter tanto quanto o mínimo diário recomendado em nosso corpo através dos alimentos.
É bom saber que a vitamina D é solúvel em gordura, por isso é recomendável ingerir alimentos com esse teor para que o corpo possa aproveitá-la com mais facilidade.
A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos, pois ajuda na absorção mais eficiente do cálcio.
Existem dois tipos de vitamina D: D3 e D2. A vitamina D3 é produzida pelo corpo após a exposição ao sol, enquanto a vitamina D2 também é encontrada em algumas espécies de cogumelos e leveduras.
Segundo o Dr. Jouhourian, a vitamina D tem um papel muito complexo na manutenção da saúde.
Distinguimos dois tipos de sistema imunológico: o sistema imunológico inato, que tenta proteger a saúde do corpo desde o nascimento, e a imunidade adquirida, que adquirimos ao derrotar infecções e bactérias durante nossas vidas.
A falta de vitamina D pode prejudicar seriamente a parede de ferro do nosso sistema imunológico, pois pode levar a doenças autoimunes crônicas, diabetes, esclerose múltipla e até a síndrome de Crohn. Quanto menos vitamina D circulando na corrente sanguínea, maior o risco a que estamos expostos.
Ao mesmo tempo, a ingestão excessiva de vitamina D também pode causar sérios problemas, pois também tem seus próprios perigos.
Segundo os especialistas, até 15 a 20 minutos por dia ao sol são suficientes para cobrir as necessidades diárias.
O banho de sol programado para obtenção de vitaminas deve definitivamente ser feito entre 10h e 15h nos dias de inverno.
Também sou adepta dos cuidados com a pele e da prevenção de rugas, mas devemos deixar nossa pele exposta ao sol por pelo menos 15 minutos.
Os seguintes alimentos podem ser excelentes fontes de vitamina D: peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo orgânica, cogumelos, salmão.