Existem muitas pessoas más no mundo, em algum momento elas cruzarão nosso caminho. Podemos ser fortes, podemos orar, podemos meditar, podemos tentar criar uma casca protetora ao nosso redor, mas nada impede esses encontros.
Essas pessoas aparecem em nossas vidas de diferentes formas, e nem sempre reconhecemos esse fato, podem ser colegas de trabalho ou de classe, membros da igreja ou até mesmo parentes.
É quase impossível impedir que pessoas ruins entrem em sua vida, mas você nunca deve deixar de ser bom só porque conheceu uma pessoa ruim.
Você está acima da influência negativa de pessoas más. A capacidade de resistir a influências externas indesejadas e ainda ser você mesmo, não importa o que as outras pessoas queiram e não importa como elas façam você se sentir, indica um caráter verdadeiramente forte.
Se você é uma boa pessoa apenas por causa dos outros, então essa bondade é falsa. Boas ações e bondade devem vir de dentro e não ser motivadas pelo que os outros pensam de você. Em primeiro lugar, seja uma boa pessoa para si mesmo.
Se você for bom para os outros, eles serão bons para você. Todos nos sentimos melhor quando é bom para todos. Se você permite que pessoas más roubem sua bondade, você prova que nunca foi realmente bom para si mesmo. Seja uma boa pessoa por você, não pelos outros.
Nas palavras do sábio Mahatma Gandhi: “Olho por olho só leva à cegueira do mundo inteiro.”
Se você deixar de ser bom e fizer ações duvidosas só porque o mundo está cheio de pessoas más, você cegará as pessoas ao seu redor e causará sofrimento a elas.
Se você está lendo estas linhas, provavelmente é uma boa pessoa. Eu gostaria de pensar que eu também sou. Veja, já somos dois. Você não está sozinho em sua bondade. Existem outras pessoas no mundo, assim como você, que se sentem da mesma maneira.
Portanto, se você encontrar uma pessoa má, lembre-se de que ainda há bons no mundo, ainda há pessoas boas. Você não está sozinho.
Fique forte contra pessoas negativas. Dessa forma, você pode reduzir a influência deles, fortalecer a sua ao mesmo tempo e fazer parte da criação de um mundo melhor.