Desculpa…! Essa palavra é muito mais fácil dizer do que fazer! A maioria das pessoas pensa que o perdão significa que concordamos com as ações da pessoa abusiva. Mas esse não é o caso!
A culpa e o ódio só causam dor na vida! É por isso que é muito importante nunca se apegar ao passado e ouvir seu coração em vez de sua mente. Vamos aceitar o que aconteceu e seguir em frente, não podemos mudar isso.
Se perdoamos alguém, isso não significa que esquecemos o que ele fez, significa apenas que aceitamos, que não queremos nos vingar, mas sim escolher a reconciliação.
É possível que a pessoa que causou o sofrimento não mereça o perdão, mas se decidirmos perdoar, é mais fácil encontrar paz de espírito.
Segundo especialistas, existe uma ligação direta entre a capacidade de perdoar e a saúde. Se uma pessoa não é capaz de perdoar, ela sobrecarrega seu corpo com estresse, tensão, pressão e frustração constantes.
Quando nos recusamos a pedir desculpas, bombardeamos nossos corpos com hormônios do estresse enquanto nos lembramos do que aconteceu repetidamente.
O passado não pode ser mudado, os erros não podem ser corrigidos. No entanto, se nunca perdoarmos, a vingança, a dor, a raiva e a tristeza afetarão toda a nossa vida futura.
O que quer que tenha acontecido no passado, não deixe que isso afete negativamente nosso futuro. Quando culpamos os outros, nos tornamos vítimas, nos sentimos impotentes e sentimos que alguém/algo assumiu o controle de nossas vidas.
O perdão nos permite sair do papel de vítima e ver o verdadeiro valor de nossas vidas. Vamos nos livrar do ódio, da inimizade e não deixar que os outros nos vejam como inimigos.
Primeiro, nós mesmos devemos mudar nossa atitude para que os outros se voltem para nós com amor.
O tempo cura as feridas, mas o perdão a tempo tem um efeito muito mais libertador e curador. O verdadeiro perdão requer três coisas: empatia, determinação para perdoar e superação do desejo de vingança.
Para poder perdoar, devemos primeiro entender e processar o que aconteceu. O perdão exige coragem, mas lembre-se de que ele o liberta das algemas do passado.