Há momentos em nossas vidas em que os problemas tomam conta e perdemos toda esperança. É quando precisamos de ajuda para nos reerguer. Ao mesmo tempo, há períodos em que tudo está no lugar e ficamos felizes em enfrentar os desafios.
Nossas vidas estão cheias de altos e baixos e nossas experiências estão mudando constantemente. Por meio delas, podemos nos desenvolver, evoluir e nos tornar melhores.
Agora você pode ler uma história que mudará completamente a maneira como você se relaciona com as pessoas por causa de suas palavras sábias.
Era uma vez um homem que tinha 4 filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a não julgar as coisas precipitadamente, então ele os enviou em uma longa jornada para visitar uma velha árvore.
Ele enviou o primeiro filho no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o quarto no outono. Depois que todos voltaram de sua jornada, ele pediu que contassem o que tinham visto.
O primeiro menino relatou que a árvore era estéril, cinza, feia, torta e retorcida.
O segundo menino respondeu: “Isso não é verdade, pois estava cheio de botões verdes e esperança.”
O terceiro menino não concordou com nenhum deles, pois viu a árvore cheia de flores, folhas verdes e perfumada diante dele. Ele nunca tinha visto nada tão bonito.
O quarto menino também ficou maravilhado ao ver uma árvore com folhagem rica, que tinha frutos e cujas folhas eram coloridas em alguns lugares.
O homem explicou aos filhos que todos estavam certos, pois todos tinham uma visão sobre uma estação da vida da árvore.
Ele lhes disse que não podiam julgar uma árvore ou uma pessoa apenas vendo apenas uma fase de sua vida. O amor e a opinião só podem se desenvolver adequadamente se podermos vivenciar todas as “estações” com ele.
A vida de uma pessoa é composta pela totalidade de todos os seus períodos, por isso é bastante natural que ela se comporte e apareça de maneira diferente em um período do que no outro. Por isso é muito importante nunca julgar precipitadamente, pois não sabemos em que fase da vida determinada pessoa está passando.
Ao mesmo tempo, a parábola chama a atenção para o fato de que, se você desistir de algo no inverno, perderá a esperança da primavera revigorante, do verão emocionante e do outono colorido. Você tem que aprender a ver a beleza de cada estação.