Quando temos um grande sonho, é normal querer contar para as pessoas ao seu redor sobre esse sentimento sem saber que isso pode ter um efeito negativo.
Normalmente um indivíduo costuma confiar seus sonhos, objetivos e desejos às pessoas mais próximas de sua vida em busca de apoio, motivação, compreensão e aceitação.
Pessoas que fazem parte do ambiente social e familiar costumam ser a melhor fonte de inspiração, apoio e companhia, principalmente quando você precisa de ajuda ou conselho. É por isso que é comum contar aos seus entes queridos sobre os objetivos que traçou no seu caminho.
Pois, ao confiar essas informações aos seus entes queridos, você pode contar com sua sabedoria, conselhos e recomendações para encontrar o caminho que torna mais fácil para você cumprir cada um de seus objetivos. Eles até se tornam aqueles que o empurram para frente quando você pensa em desistir.
É por isso que, para muitas pessoas, é natural e vital querer compartilhar todos os seus pensamentos e sentimentos.
Embora essa nobre ação seja realizada com sentimentos positivos, às vezes costuma gerar um efeito contrário ao que se esperava. Devido aos próprios interesses, desejos e pensamentos da outra pessoa. Que pode até tentar sabotar o seu caminho para essa meta que você definiu.
Ao contrário do que se imagina, comentar sobre seus sonhos para as pessoas ao seu redor pode representar um movimento contra o seu próprio caminho. Já que às vezes a maior ameaça às suas metas e objetivos está dentro do círculo de amigos e familiares, que podem colocar todo o seu trabalho e sacrifício em risco.
Isso se deve principalmente à inveja, um sentimento negativo facilmente provocado pelo sucesso, personalidade, aparência e qualidades. Esse sentimento desempenha um papel importante no comportamento de outras pessoas em relação aos seus sonhos e desejos.
Uma vez que podem expressar opiniões contrárias, tirar sarro de seu sonho ou criticar suas ideias e planos. Esses comentários o desanimam e o fazem duvidar de sua própria decisão, razão pela qual tendem a influenciar negativamente sua concentração e comprometimento.
A isso você deve adicionar a pressão que pode atribuir a si mesmo, expressando um grande sonho aos seus entes queridos. Pois as suas expectativas podem aumentar o medo do fracasso e a necessidade de resultados perfeitos.
Outro fator a levar em conta é a preocupação excessiva que os pais ou parceiros normalmente expressam com seus desejos e vontades.
Principalmente porque com a superproteção, as pessoas ao seu redor procuram restringir sua liberdade de decisão e pensamento. Porque consideram o seu caminho e os seus desejos muito arriscados e preferem te guiar para um objetivo por eles definido, onde possam cuidar de você e te ajudar.
Sem lembrar que toda decisão e caminho de vida tem seu próprio risco, e que você tem a liberdade de escolher o que deseja e deseja alcançar com ou sem sua companhia.
É por isso que às vezes é melhor silenciar seus objetivos e guardar todos os seus planos para si mesmo. Desta forma, você evita que seu ambiente se torne uma influência negativa em suas decisões. Uma vez que tanto o desejo de ajudar quanto a preocupação ou inveja podem sabotar sua determinação e concentração no objetivo que você estabeleceu.Cuide de seus desejos, objetivos e sonhos e aproveite todo o processo com seus fracassos e vitórias. Se você quiser compartilhar essa experiência com outras pessoas, certifique-se de que sejam pessoas em quem você possa confiar plenamente, sem medo de uma reação negativa ou excessiva da parte delas.