O que impede você de conseguir o que deseja em sua vida?
Seus amigos?
Sua família?
A sensação de que você pode ter sucesso ou fracasso?
O sentimento de que as pessoas ao seu redor desaprovam seus sonhos e o que você faz para alcançá-los?
Basicamente, tudo se resume ao medo… O grande obstáculo, às vezes a enorme muralha no meio do caminho que impede você de alcançar o que deseja.
Como superar? Vou lhe contar algumas estratégias úteis que encontrei até agora:
Isso é bom para superar o medo, embora possa parecer difícil no começo.
Por exemplo, se você está nervoso e não se sente capaz de falar em público ou pedir a alguém algum tempo… Talvez porque tenha medo de imaginar o que os outros pensam de você ou que o rejeitam, então uma boa solução é dar pequenos passos todos os dias.
Você pode adquirir o hábito de dizer “Olá” apenas para as pessoas que passam por você na rua ou começar a conversar mais com as pessoas online através de fóruns e mensagens instantâneas.
Em seguida, tente se envolver mais em conversas, seja com a família ou com os amigos.
Chegar ao estágio em que você sente que não precisa ler esse tipo de artigo sobre esse tópico, ou livros de Desenvolvimento Pessoal sobre autoconfiança, é algo que pode levar algum tempo…
Uma maneira de se motivar para continuar é substituir alguns de seus pensamentos negativos (que criam sentimentos negativos) por respostas claras e positivas para você continuar.
Aqui está uma maneira de fazer isso:
A falta de motivação pode deixar toda a sua vida sentada na primeira fila, observando como cada um dos seus sonhos se torna mais distante e improvável de alcançar.
Isso pode não ser a única coisa que serve para te motivar; no entanto, é um ótimo primeiro passo, porque deixa claro o que você obterá se continuar em frente.
Normalmente eles instilam em nós a ideia de que o fracasso é ruim, que cometer erros é algo que não deve acontecer e que o fracasso é quase uma vergonha pessoal e até familiar…
Eles nos ensinaram a temer, temer ser rejeitado pelos outros simplesmente por pensar de forma diferente ou por querer fazer coisas que consideram impossíveis ou inadequadas.
Simplesmente nos acostumamos a temer o fracasso, e agora é nossa tarefa nos livrar dele.
Você deve conhecer a verdade hoje, deve saber que existe uma realidade que todo mundo quer esconder: o fracasso NÃO é ruim.
O fracasso é uma oportunidade para aprender, saber como as coisas não devem ser feitas e perceber que há algo a melhorar.
Aproveite o fracasso para obter uma lição de vida. Utilize para emergir de erros e tente coisas novas e diferentes até conseguir melhorar todos os aspectos de si mesmo.
Não tenha medo de cometer um erro, porque se você olhar para as pessoas mais reconhecidas e bem-sucedidas da história, perceberá que todos chegaram a esse ponto através de Tentativa e Erro.
Não importa o que aconteceu ontem, há um ano ou até cinco anos atrás.
Hoje é um novo dia, hoje você tem uma nova oportunidade de tentar fazer coisas diferentes.
Não seja pego pensando no passado, nem em erros, porque as duas coisas já aconteceram. Nem se aprisione no futuro, o que pode nunca acontecer (para melhor ou para pior).
Cuide do agora. Concentre-se no que você deve fazer hoje para alcançar amanhã o que realmente deseja em sua vida.
Não estou dizendo que você não tem planos ou sonhos… O que estou lhe dizendo é para não ficar sonhando: comece a trabalhar nisso.
Viver no agora o liberta dos medos, porque o passado faz parte das memórias e não precisa atormentar o nosso presente.
Finalmente, para superar seus medos, você deve estar preparado e disposto a redefinir a si mesmo e a sua realidade.
Quem deve agir é você mesmo. Ninguém mais vai superar seus medos por você.
Você deve estar disposto a agir, enfrentar o que for necessário para viver uma vida melhor.
Você deve estar preparado para tentar coisas novas, correr riscos, reconhecer que tem a capacidade de alcançar, que não importa o que digam ou o que você pensa, em si mesmo há tudo o que você precisa para realizar seus sonhos e ir tão longe quanto você propor.
Se você continuar pensando coisas como “sempre tive medo e sempre terei” ou “não poderei superar meus medos”, você simplesmente não fará nada realmente produtivo para mudar a si mesmo e a sua realidade.
A mudança deve começar em você e você deve estar disposto a passar pelo processo necessário para que essa mudança entre em vigor e faça sentido em sua vida.