Quando você está deprimido, pode executar certas ações para reverter a situação e se sentir melhor!
O componente que mais afeta a depressão ou estados depressivos é, sem dúvida, o comportamento, isto é, as coisas que fazemos e, acima de tudo, as coisas que não fazemos.
As características da depressão dificultam que a pessoa que sofre um mundo realize qualquer ação, tenha muitas dificuldades para fazer as coisas.
A seguir, comentarei as 5 ações mais importantes para reverter os estados depressivos.
Essa é provavelmente a atividade mais difícil para uma pessoa deprimida, mas ao mesmo tempo a mais importante. Sair da cama pode parecer uma coisa muito complicada, pois você não tem vontade de fazer nada ou motivação para se levantar.
No entanto, o pensamento de “eu não quero sair da cama” é feito pelo cérebro quando deprimido.
A mente de uma pessoa com depressão não interpretará nenhum estímulo como agradável; portanto, você não encontrará forças para procurar.
Mas, esse pensamento é falso, já que, por mais leve que seja, uma pessoa deprimida pode encontrar algum estímulo que seja minimamente agradável para ele e, você deve sair da cama.
Portanto, essa primeira atividade deve ser realizada sem pensar, automaticamente. Assim que o alarme tocar, você deve se levantar sem avaliar o motivo, isso será feito mais tarde.
Essa ação deve ser interpretada como um medicamento, e não como “algo que deve ser feito”. O princípio da recuperação está fora da cama e o aumento da depressão está dentro.
Se você estiver deprimido, não pense sobre isso e saia rapidamente da cama de manhã; quando sair, verá como tudo fica um pouco mais fácil.
Depois que você sai da cama, todas as dúvidas aparecem… E agora o que eu faço? Por que estou saindo da cama se não sinto nada? Talvez fosse melhor deitar-se novamente…
Esses pensamentos aparecem facilmente em uma pessoa deprimida, constituem um sintoma de depressão e não podem ser evitados, especialmente nos momentos em que você está muito deprimido.
O objetivo não é tentar eliminá-los, mas aprender a gerenciá-los adequadamente. Sentimentos depressivos permanecerão lá, o pequeno desejo de fazer as coisas também, e o desejo de se deitar e ficar sem fazer nada não desaparecerá.
No entanto, como observamos, a coisa realmente importante não está nos pensamentos que aparecem quando alguém está deprimido, mas no que se faz antes de sua aparência.
Como já vimos que voltar para a cama ou para o sofá para não fazer nada é a pior estratégia para combater a depressão, é preciso procurar alternativas. Nesse momento, é quando há maiores riscos de voltar para a cama ou ficar sem fazer nada, por isso é geralmente eficaz realizar atividades automáticas e rotineiramente.
Colocar ordem em si mesmo como ir ao banheiro, tomar banho, escovar os dentes e se vestir são geralmente as melhores ações para começar o dia. Posteriormente, retornar ao quarto, arrumar a cama e colocar alguma ordem são outras ações efetivas para combater a depressão nesses primeiros momentos.
Outro aspecto importante que deve ser levado em consideração quando se está deprimido é a comida. Frequentemente, com depressão, o apetite pode diminuir acentuadamente ou, em alguns casos, aumentar.
É importante que você tente seguir sua dieta habitual, mantendo as refeições (café da manhã, almoço, lanche, jantar) e ingerindo quantidades habituais de alimentos.
Quando você acordar, comece o dia com o café da manhã, não precisa ser muito abundante se não estiver com fome, mas começar o dia com café, suco ou torrada ajudará você a se sentir melhor.
Posteriormente, não se esqueça de fazer as outras refeições, comer ao meio-dia, fazer um lanche à tarde e jantar à noite.
As atividades nutricionais, além de cobrir as necessidades nutricionais do corpo, também servem para ordenar o dia a dia e evitar a inatividade da depressão.
Tanto quanto possível, é importante que você realize as atividades que realizou anteriormente. Dessa forma, tente ir ao trabalho sempre que puder, mantenha a maioria das ações de rotina e tente não deixar as coisas que costumava fazer.
Em geral, a depressão começa diminuindo algumas de suas atividades normais, você para de ir à academia, sair com os amigos ou ir ao cinema nas tardes de sábado. Posteriormente, as atividades podem diminuir ainda mais e sua rotina pode ser questionada.
Quanto menos tarefas você parar de realizar, mais próximo você estará de um humor positivo e mais distante estará da depressão.
Um fator chave nos estados depressivos é o de pessoas que estão por perto e que fornecem apoio. Se isolar, evitar o contato com outras pessoas e ficar sozinho em casa é provavelmente a pior coisa que uma pessoa depressiva pode fazer.
Ter pessoas ao seu lado que sabem o que está acontecendo com você e que podem te ajudar é o principal elemento que permitirá que você saia da depressão. Encontrar as pessoas ao seu redor, contar o que está acontecendo com você e pedir ajuda a elas será um fator principal.
Eles podem te ajudar a realizar mais atividades, adotar outros pontos de vista, te distrair e proporcionar momentos agradáveis.
Por todas essas razões, uma das coisas mais importantes que se deve fazer quando deprimido é apoiar-se e ser ajudado pelas pessoas mais próximas.