Você acha que tem uma vida chata? Você sente que todos os dias são iguais? Não sabe o que fazer para sair da monotonia? Se você está entediado e não sabe o que fazer, este artigo é para você.
Os humanos são seres de hábitos.
Temos a tendência de viver uma vida monótona por anos. O tempo que levantamos, o trabalho que fazemos, até as piadas que contamos.
As pessoas com quem nos relacionamos geralmente são colegas de trabalho ou amigos da escola.
Até mantemos a forma como nos comportamos, a nossa linguagem, os nossos gestos, os nossos desejos e objetivos, ano após ano sem qualquer alteração.
Formamos a personalidade e não ousamos mudá-la, sempre tropeçando nos mesmos problemas e hábitos aprendidos. Como zumbis de uma série de TV.
Até formamos um sistema de defesa para não mudar: “Eu sou assim, ponto final”, “Sempre fiz assim e tem sido bom para mim”.
Todas frases negativas profundamente enraizadas em nossa sociedade e em nós que causam uma vida entediante.
Você olha para trás e vê que o ano passou por você em um piscar de olhos?
Você se lembra da sua adolescência como se fosse ontem?
Você acha que agora os anos passam mais rápido do que antes?
Se você respondeu sim, você também caiu na monotonia.
Os sintomas de uma vida entediante indicam apenas uma coisa: falta de emoções.
Por que você acha que quanto mais você envelhece, mais rápido parece passar o tempo?
Porque todos os seus dias seguem o mesmo padrão. Não há empolgação ou novidade.
Por outro lado, quando você é criança, o tempo passa mais devagar. Cada ano de vida é enorme e você teve tempo para fazer tudo.
A razão para isso é que as crianças sentem muitas emoções todos os dias.
Na infância, tudo parece novo para você. Cada dia é uma aventura e você vai para a cama tendo aprendido alguma coisa. A todo momento você se surpreende com algo ou descobre um pequeno tesouro.
As emoções aparecem em uma área do cérebro chamada amígdala. A amígdala está bem conectada a outra estrutura próxima chamada hipocampo, que é a área do cérebro envolvida com as memórias.
Se você tem emoções, a amígdala é ativada. Este, por sua vez, envia sinais ao hipocampo, e isso acaba gerando uma memória do momento.
Aprender, descobrir e experimentar são ações que geram emoções. E isso faz com que as memórias daqueles momentos gravem em seu cérebro.
Esse mesmo processo explica por que as vítimas de eventos traumáticos se lembram repetidamente do que aconteceu com elas.
A rotina não é lembrada. Não provoca emoções e, sem emoção, não há memória.
Você se lembra do que comeu ontem? Ou as roupas que você vestiu quinta-feira passada? Essas são ações rotineiras que não são lembradas.
Você se lembra de seu primeiro beijo? Ou daquela vez que você ficou muito envergonhado na aula? Certamente você se lembra de muitos detalhes desses momentos.
Se você passou muitos anos vivendo a mesma vida rotineira, quando olhar para trás e analisar sua vida, vai acreditar que o tempo passou rápido demais.
Você não tem lembranças de quase nenhum dia.
Sem novas memórias, você vai acreditar que sua vida passou em um instante.
Muitos se contentam em poder viajar, descansar ou aproveitar a vida uma vez por ano, durante as férias.
Ou pior, passam a vida inteira trabalhando duro para ganhar uma aposentadoria.
Ou querem encontrar um emprego estável para a vida toda. Como você pode querer fazer o mesmo trabalho todos os dias pelo resto da vida?
Obviamente, quando alguém consegue um emprego aparentemente seguro, é responsável por ter despesas proporcionais ao que ganha, estabiliza, cria raízes e se contenta com isso.
Mas se esse trabalho desaparecer, seu mundo desmoronará.
Todos os dias o mundo muda mais rápido. Ter 40 anos fazendo o mesmo trabalho faz você perder muito, além de torná-lo inútil para qualquer outro trabalho.
Para mudar uma vida chata, você tem que aceitar as diferenças.
Somos como as pessoas com quem mais nos relacionamos. Gostamos de quem pensa melhor como nós. Ficamos com má impressão de pessoas que são diferentes daquilo a que estamos acostumados.
Uma grande fonte de novas emoções e experiências são pessoas de quem você não gosta, pessoas que são muito diferentes de você e pessoas que têm gostos que você considera estranhos.
Todos eles têm uma vida muito diferente da sua.
Se você quer encher sua vida de emoções, aproxime-se delas. Conheça-os, interesse-se pelos seus gostos, aprenda tudo o que puder com eles e partilhe o seu modo de vida.
É importante que você evite o medo da mudança. O desconhecido nos assusta e mudar o que fizemos sempre nos aterroriza.
Mas não há outra maneira de se divertir.
Pessoas que vivem suas vidas cheias de emoções têm amigos de todos os tipos e aceitam qualquer mudança em suas vidas.
Então, se você quer começar a viver com emoção e satisfação, comece a mudar as coisas em sua vida, não importa quão pequenas:
Enfim, tente tudo o que você não fez até agora. Você vai apreciar isso no futuro. Claro, evite cair no medo de perder algo.
Uma vida entediante é apenas a percepção que se tem dela. Cabe a você fazer pequenas mudanças que tornem cada dia especial (e memorável).