Amigos falsos são como as costas negras da lua. A princípio, eles nos encantam com suas magias e gentilezas, mas pouco a pouco conhecemos aquele outro lado onde habitam no coração de uma pessoa interesseira, quase sem perceber, isso enfraquece nossos espíritos.
Os amigos falsos são pessoas que devemos identificar, especialmente para nossa saúde emocional!
Veja abaixo quais são os tipos de amigos falsos e fique bem longe deles, compartilhe em suas redes sociais!
O primeiro amigo falso que costumamos encontrar no início da nossa vida é o “alpinista social”. Nós os vemos no ensino fundamental, na faculdade e, é claro, em nossos ambientes de trabalho.
São aqueles que constroem grandes laços de amizade apenas para um propósito: subir posições sociais. Dessa forma, é comum que em seus anos escolares busquem a proximidade dos alunos mais populares ou daqueles que tiram melhores notas.
Mais tarde, e em um contexto de trabalho, eles não hesitarão em humilhar e manipular as pessoas para subir posições.
Falamos sobre aquelas pessoas que estão sempre próximas nos dias de calma e bem-estar, que visam qualquer plano, qualquer festa, fuga ou proposta de última hora.
Os amigos falsos são aqueles que quando surge um problema ou situação em que gostaríamos mais do seu apoio e interesse, eles desaparecem…
Se há algo que caracteriza a amizade mais saudável, é o que nos proporciona bem-estar. Isso faz com que nos sentimos bem com a sua proximidade, que temos a certeza de que não seremos julgados ou criticados e que, ao passar algumas horas com essa pessoa, sairemos melhor do que chegamos.
Isso não acontece com amigos falsos; com eles, é comum que voltemos para casa muito pior do que antes. Na verdade, uma tipologia é que normalmente abundam cujo passatempo buscar falhas, a nossa atenção a cada erro que cometemos (ou não) e um juiz todos os outros dias também. Esse tipo de dinâmica gera considerável tensão emocional.
“É que você faz tudo perfeito”, “essas coisas não acontecem comigo”, “você sempre tem muita sorte”… Este e outros tipos de frases são os que muitas vezes repetidas pelos falsos amigos, eles nos invejam.
No entanto, o que está neles é a baixa autoestima, o que leva a este tipo de interações muito prejudiciais para ambas as partes.
Esse traço de falsa amizade é ao mesmo tempo curioso e comum.
Se manifesta da seguinte forma: temos pessoas que nos encorajam a superar, a conseguir coisas, no entanto, quando isso acontece longe de nos sentirmos felizes por nós, eles se distanciam ou mostram desconforto.
Depois desse tipo de situação o que há, mais uma vez, é uma baixa autoestima marcada. Eles sempre se sentirão mais confortáveis enquanto estivermos piores que eles ou nas mesmas condições. No entanto, qualquer sinal de sucesso ou superação aumenta a contradição e o desconforto.
Se você comprar um carro, um de seus amigos irá procurar um muito melhor. Se você entrar na academia, tenha cuidado, ele ou ela também fará isso para superar suas marcas.
O objetivo do amigo falso: ser melhor do que você em tudo o que você faça!
Esses falsos amigos agem como nosso inimigo, essa sombra perseguidora e vingativa que tentará ser melhor que nós em tudo.
O amigo manipulador é aquele discreto, mas implacável, que quase sem perceber, nós ancoramos os fios de uma marionete para segurar à vontade por um tempo.
Às vezes, a vitimização será usada, outras chantagens emocionais e outras formas de engano e infinitas estratégias maquiavélicas para nos colocar na palma da sua mão e conseguir o que você quer em todos os momentos.