Se você não se amar, quem vai? Ninguém morrerá em seu lugar, então é você deve amar a si mesmo acima de tudo. Aqui vamos dar algumas dicas para que você aprenda a se amar da maneira mais incondicional que puder!
Não leve a vida muito a sério, sabendo que as circunstâncias estão mudando continuamente tanto no mundo interno quanto no externo. Em vez de se sentir culpado ou se julgar, você pode rir de si mesmo e encontrar humor nos desafios da vida.
Por exemplo, se você cair em público, ria em vez de demonstrar sua própria insegurança nas pessoas ao seu redor e não se preocupe com o que os outros vão pensar.
A realidade é que a maioria das pessoas está muito ocupada e focada em si mesma para perceber o pequeno problema com o qual você está lidando.
É preciso aprender a perdoar e aceitar as pessoas que te machucaram na vida para que você se perdoe e se aceite. Se coloque no lugar da outra pessoa para entender a perspectiva dela, isso se chama empatia.
Isso permitirá que você não leve as coisas para o lado pessoal quando alguém for cruel e, ao mesmo tempo, não será tão duro consigo mesmo. Deixe de lado a raiva e o ressentimento para que você possa seguir com o coração tranquilo.
Conecte-se consigo mesmo e com as pessoas de quem você gosta. Você com certeza tem muitas pessoas maravilhosas em sua vida, se tiver, tente manter contato com elas.
Você pode dar uma festa e usar qualquer desculpa para conhecê-los e comemorar. Cerque-se de pessoas que o amam por quem você é. Isso o ajudará a amar e se aceitar.
É uma boa ideia envolver o mundo com os sentidos, para capturar o sentido da visão você pode acordar cedo e ver o nascer do sol. Para apreciar o cheiro, aprecie aromas naturais ou óleos essenciais…
Encontre algo pelo qual você seja apaixonado e se entregue totalmente a isso. A maneira como você compartilha cada uma de suas paixões com os outros transforma vidas, incutindo amor e respeito por si mesmo.
Converse sobre as coisas, porque quando você começar a aprender sobre si mesmo, vai perceber que sua mente tem muitas complexidades.
Uma melhor compreensão de nós mesmos, por exemplo, pode levar à atenção plena, permitindo-nos ser mais gentis com nossas imperfeições. Você pode usar a terapia para aprender como criar limites apropriados com os outros, como projetar uma vida gratificante e como aceitar e amar a si mesmo como você é.
Praticar exercícios todos os dias é obrigatório, como andar de bicicleta, nadar, esquiar, caminhar ou praticar ioga.
Quando você se olha no espelho todos os dias, você pode ficar feliz com o que vê e pode ter prazer em seu corpo, mantendo-o em boas condições.
Pessoas que se exercitam por pelo menos uma hora por dia aproveitam mais a vida. Não tem nada a ver com exercícios vigorosos todos os dias, às vezes exercícios leves são o segredo.
Quando você dorme o suficiente, percebe uma diferença palpável no seu humor: você se sente mais positivo e amoroso consigo mesmo e com os outros. Mas como você pode fazer isso? Ao se manter ocupado, você chegará mais cansado à noite e dormirá melhor.
Também tente ir para a cama no mesmo horário todas as noites. Manter um padrão mantém seus ritmos biológicos sob controle, garantindo uma boa noite de sono.
Com tantas responsabilidades diárias, você pode achar que ter tempo para si mesmo é um privilégio. Mas, ficar sozinho é bom para você. Você pode ir para retiros silenciosos, onde pode sintonizar sua voz e seu poder interior, sozinho, com ninguém além de você.
O tempo que você reserva para o autocuidado reforça a forma como você se valoriza, e você pode voltar com um maior senso de coragem, paz e otimismo.
Passar um tempo sozinho (e aproveitá-lo) é a chave para aprender a valorizar seus próprios pensamentos e opiniões, dando-lhes espaço para se fortalecer e crescer e, por fim, dar-lhes amor incondicional.
Procure o que há de bom na vida: arte, poesia, música, amigos, família, alimentação, exercícios e natureza. Permita-se fazer coisas que o ajudem a ver o lado positivo de sua vida. Saia daí e comece a caminhar pelo lado ensolarado da rua… Aproveite as pequenas coisas.
A verdade é que a felicidade não está nas coisas grandes, mas nos pequenos detalhes da vida cotidiana.
Com essas dicas você aprenderá a se amar mais, para que possa desfrutar de uma vida muito mais plena. Aproveite a vida como você merece, pois assim, além de amar a si mesmo como você merece, será feliz a cada dia que acordar de manhã.