O dinheiro é apenas uma forma de riqueza e possivelmente a menos sólida. Um ser humano é rico sem dinheiro quando finalmente entende que as melhores coisas da vida são de graça.
Dizem que um dia Alexandre, o Grande, com todo o seu exército, passava por um caminho daquelas vastas terras que constituíam o seu império. Em alguma curva, eles encontraram um homenzinho que estava bloqueando a caravana.
Os ajudantes de campo de Alexandre se aproximaram dele e disseram: “Você está impedindo o avanço do exército liderado pelo homem que conquistou o mundo inteiro, quem é você?” E dizem que o homenzinho respondeu: “Eu sou apenas alguém que conquistou seu desejo de conquistar o mundo.“
Esta pequena reflexão contém a representação de algo maravilhoso: o valor genuíno das coisas na vida. Não aquele que muitas vezes é entendido como único porque a sociedade moderna o vende, mas aquele que transcende o material e está inscrito no significado profundo da existência.
Aqui estão algumas maneiras de ficar rico sem dinheiro:
Caráter é o conjunto de traços e qualidades que indicam a forma de pensar / agir de uma pessoa e a distinguem das demais.
Ser uma pessoa de retidão moral e ter o caráter para fazer prevalecer sobre as circunstâncias que ocorrem na vida é algo de imenso valor. Essa pessoa se distingue de 100 que têm muito dinheiro e essencialmente nada mais.
Se você tem um caráter moral sólido e o aplica em todos os atos de sua vida, você é uma pessoa muito rica. Ponto final.
Parece irrelevante? Não é! É uma bênção que poucos conseguem, embora pareça estranho. E a fortuna ligada a essa experiência proporciona uma qualidade de vida que não pode substituir o dinheiro ou outro valor.
Quando valores e crenças precisam ser negociados para obter posições ou dinheiro, o caminho para a pobreza é rapidamente percorrido. Mais cedo ou mais tarde, esse custo se manifesta na vida e ofusca qualquer outra conquista.
Por outro lado, viver alinhado a valores e crenças é uma fortuna de que poucos podem desfrutar.
Uma vida “equilibrada” é possivelmente a maneira mais óbvia de ser rico sem ter dinheiro. O equilíbrio é a energia que sustenta o Universo e qualifica tudo em sua medida adequada. Poucos, muito poucos, alcançam o equilíbrio em suas vidas. Ter equilíbrio é muito melhor do que qualquer esforço para acumular dinheiro.
Quem não depende basicamente de nada nem de ninguém para ter um tempo de qualidade com sua família, deve se considerar um sortudo. Essas experiências não são comparáveis ao que o dinheiro pode comprar. E nem sempre estão ao alcance de quem priorizou o acúmulo de fortuna financeira como meta de vida.
A liberdade como tal não é uma manifestação de riqueza, a capacidade de apreciá-la é. A maioria das pessoas neste mundo dá como certo o gozo de sua liberdade até o momento em que não a tem. Poucos o apreciam e experimentam seu valor.
Pense de que adianta ser uma pessoa livre se você não consegue apreciar e desfrutar o que isso significa? Ao avaliar criticamente seu ambiente, você pode ver que existem muito poucas pessoas verdadeiramente livres nele.
Existe uma maneira mais satisfatória de viver? Sentir-se CONFORTÁVEL consigo mesmo é uma bênção que poucos conhecem.
Para a maioria das pessoas, o mundo é um lugar desconfortável para se viver (para dizer o mínimo). Mas isso não é um “defeito” do ambiente, mas uma manifestação do desconforto que sentem consigo mesmas.
Há pessoas cuja presença se destaca e outras cuja ausência é perceptível. Se você pertence a esse segundo grupo, é extremamente rico. Ele transcendeu sua própria dimensão e é um ser que faz a diferença para os outros. Você deve saber que essas são as pessoas que deixam o mundo melhor do que o encontraram.
Isso é muito simples. Se você é alguém que pode seguir seus próprios conselhos, ganhou independência e sabedoria neste mundo. Pode ser considerado um ser soberano e dono de seu destino. Muitas pessoas são inseguras e nem mesmo têm confiança em si mesmas. Eles dependem do caráter das circunstâncias e da vontade dos outros.
Se você faz parte de relacionamentos que se enriquecem com a sua presença, e nos quais se sente mais e melhor, você é muito rico sem ter dinheiro. Relacionamentos ganha-ganha são tão raros quanto joias de alto valor.
A jornada da vida é finalmente sobre experiências e memórias. Isso é o que importa quando a história termina, o resto é irrelevante. Dizem que os maiores arrependimentos quando a morte está próxima estão relacionados a experiências que não foram vividas e a memórias.
Se você está construindo belas experiências e memórias em sua vida, você tem uma riqueza que te acompanhará até o último dia, e um pouco além…
Quanto vale um amigo? E quanto vale um amigo de confiança?
Se você é uma dessas pessoas, vale muito mais do que cada grama do seu peso em ouro.
A honestidade consigo mesmo é o “último” dos valores que, muitas vezes, é sacrificado por interesses materiais. E quem não o fez guarda um tesouro que muitos milionários invejam.
Na realidade, todas as pessoas podem ser, de alguma forma, honestas consigo mesmas, mas PERMANECER assim através dos desafios e dificuldades da vida, é uma conquista de poucos.
Todos já se apaixonaram por uma pessoa, uma visão ou uma tarefa e, nesse sentido, conhecem o mel da paixão. Se essas belas sensações estão ligadas a cada ato da vida, você é muito, muito rico sem ter dinheiro.
Se você puder fazer as escolhas que quiser você é muito rico.
Eles farão parte do seu legado, eles irão te representar neste mundo depois que você o tiver deixado. Se seus filhos são uma contribuição que você deixa para o mundo, sinta-se rico. Porque poucos podem dizer o mesmo e exonerar responsabilidades.
Ou seja, sem a “necessidade” de comprometer valores morais ou premissas de boa conduta.
As pessoas que conseguem isso são extraordinárias. Sua memória sobrevive naqueles que tiveram a sorte de conhecê-los. Quantos desses seres existem? Tente verificar isso. Você chegará a uma conclusão triste, mas ótima: eles são poucos e cada um tem um valor inestimável.
Isso não faz parte de nada como ambição pobre ou resignação. Viver bem e de acordo com as possibilidades, é um traço de sabedoria. Por outro lado, ninguém está colocando um limite de tamanho nessas possibilidades.
A maioria das pessoas vincula sua vida a coisas ou pessoas , poucas o fazem a um objetivo. Ter uma vida com propósito representa, sem dúvida, ser rico sem ter dinheiro.