Muitos de nós sabemos os benefícios de ter um gato em casa. Na maioria dos casos, é benéfico para nós ter um animal de estimação e especialmente um gato para o nosso bem-estar. Hoje vamos te contar as principais vantagens que os gatinhos podem trazer para a sua vida.
Em uma pesquisa realizada em 2015, 7.000 participantes mostraram um aumento nas emoções positivas, esses participantes estavam assistindo a vídeos ou fotos de gatos, então ter um gato em casa pode nos ajudar a ficar mentalmente positivos.
Após uma análise em gatos domésticos, descobriu-se que o ronronar se encontra em frequências entre 20 Hz e 140 Hz. Aparentemente a cicatrização do nosso tecido é estimulada com frequências sonoras, principalmente em lesões que envolvem tendão e músculos.
Não apenas qualquer frequência estimula esses tecidos em sua cura, mas aqueles gerados pelo ronronar dos gatos.
Foi demonstrado que viver com animais de estimação ajuda a reduzir a pressão arterial e, portanto, reduz a taxa de mortalidade. Portanto, ter um gato pode salvar sua vida, pode parecer exagero, mas é melhor não arriscar.
O nível de cortisona (um hormônio ligado ao estresse) diminui quando em contato com gatos. O contato físico com gatos relaxa profundamente nosso cérebro, então eles são uma boa alternativa natural contra o estresse.
Encontros mais próximos com animais de estimação, como gatos, aumentam a quantidade do hormônio oxitocina.
Entre as pessoas autistas, altas taxas de oxitocina significam redução do comportamento de repetição. A pesquisa revelou ainda que crianças autistas com animais de estimação eram mais calmas e se correlacionaram mais rapidamente.
Uma pesquisa de 2011 descobriu que 87% de um grupo de pessoas achava que ter um gato em casa cria uma sensação de bem-estar e 75% achavam que seus dias eram melhores por causa da companhia de um gato.