Alimentos altamente processados têm inúmeras consequências negativas para sua saúde física e mental.
Existem inúmeros estudos que comprovam que os alimentos processados e ultra processados aumenta o risco de contrair câncer, depressão, diabetes, obesidade e problemas no controle de peso, hormonais e intestinais.
O que acontece se você parar de consumir esses alimentos? É provável que você se sinta mal, porque o corpo precisa se acostumar com a falta de açúcar, sal e outros ingredientes adicionais. Os sintomas típicos a princípio podem incluir ansiedade, inchaço, ânsias e dores de cabeça.
1. Melhora o humor:
O trato digestivo geralmente absorve carboidratos refinados altamente processados após as refeições; portanto, um fenômeno comum é experimentar picos e quedas de açúcar no sangue se você não comer fibra ou outros nutrientes para ajudar para diminuir a taxa de absorção.
Há também uma ligação entre dopamina, serotonina e açúcar processado que mostra que menos processado melhora substancialmente o humor. Xarope de milho rico em frutose, açúcar e ingredientes artificiais estimulam a liberação de serotonina, cuja depleção constante apresenta sintomas paralelos à depressão.
2. Sua concentração será maior:
Embora o corpo humano precise de um pouco de açúcar para o cérebro funcionar adequadamente, esses açúcares são encontrados naturalmente em frutas e vegetais.
Por outro lado, o excesso de alimentos carregados de açúcar pode desequilibrar o cérebro e dificultar a concentração. Após um pico alto, o baixo nível de açúcar no sangue pode causar ansiedade, palpitações cardíacas e fadiga.
3. Menos inchaço:
O excesso de sódio afeta a retenção de líquidos e o inchaço da barriga. Aumentar a hidratação e apostar em uma dieta rica em alimentos vegetais frescos reduzirá significativamente essa sensação, bem como o volume da sua barriga.
4. Você perceberá melhor o sabor dos alimentos:
Reduzir o consumo de alimentos processados pode alterar a intensidade com que você percebe certos sabores. Uma investigação sobre o sal descobriu que pessoas com dietas com baixo teor de sódio acabavam preferindo o sabor de alimentos sem sal por mais tempo que estavam sob esse tipo de dieta.
5. Bons sonhos:
Os alimentos processados podem atrapalhar seu ciclo de sono por vários motivos. Um é o efeito de comer esses alimentos no açúcar no sangue.
Manter o açúcar no sangue estável, evitando alimentos refinados e processados, como refrigerantes e cereais, melhora a qualidade e a higiene do sono. O açúcar também contribui para indigestão ou azia, causando a interrupção do sono.
6. Digestão saudável:
A fibra natural dos grãos integrais não está presente na maioria dos alimentos altamente processados. Como esse nutriente ajuda a aumentar as fezes e prevenir a constipação, uma dieta rica em fibras melhorará sua saúde digestiva.
Também ajudará você a perder peso, porque evitará compulsões alimentares e calorias extras com baixo valor nutricional.
7. Menor risco de doenças:
Acabar com os processados ou reduzir sua presença na dieta reduz o colesterol, a pressão arterial e o risco de câncer. Também diminui a inflamação e o risco de fígado gordo e doenças cardíacas.