Alimentos altamente processados ​​têm inúmeras consequências negativas para sua saúde física e mental.

Existem inúmeros estudos que comprovam que os alimentos processados ​​e ultra processados ​​aumenta o risco de contrair câncer, depressão, diabetes, obesidade e problemas no controle de peso, hormonais e intestinais. 

O que acontece se você parar de consumir esses alimentos? É provável que você se sinta mal, porque o corpo precisa se acostumar com a falta de açúcar, sal e outros ingredientes adicionais. Os sintomas típicos a princípio podem incluir ansiedade, inchaço, ânsias e dores de cabeça.

7 Benefícios de parar de consumir alimentos processados

1. Melhora o humor:

O trato digestivo geralmente absorve carboidratos refinados altamente processados ​​após as refeições; portanto, um fenômeno comum é experimentar picos e quedas de açúcar no sangue se você não comer fibra ou outros nutrientes para ajudar para diminuir a taxa de absorção. 

Há também uma ligação entre dopamina, serotonina e açúcar processado que mostra que menos processado melhora substancialmente o humor. Xarope de milho rico em frutose, açúcar e ingredientes artificiais estimulam a liberação de serotonina, cuja depleção constante apresenta sintomas paralelos à depressão. 

2. Sua concentração será maior:

Embora o corpo humano precise de um pouco de açúcar para o cérebro funcionar adequadamente, esses açúcares são encontrados naturalmente em frutas e vegetais.  

Por outro lado, o excesso de alimentos carregados de açúcar pode desequilibrar o cérebro e dificultar a concentração. Após um pico alto, o baixo nível de açúcar no sangue pode causar ansiedade, palpitações cardíacas e fadiga.

3. Menos inchaço:

O excesso de sódio afeta a retenção de líquidos e o inchaço da barriga. Aumentar a hidratação e apostar em uma dieta rica em alimentos vegetais frescos reduzirá significativamente essa sensação, bem como o volume da sua barriga.

4. Você perceberá melhor o sabor dos alimentos:

Reduzir o consumo de alimentos processados ​​pode alterar a intensidade com que você percebe certos sabores. Uma investigação sobre o sal descobriu que pessoas com dietas com baixo teor de sódio acabavam preferindo o sabor de alimentos sem sal por mais tempo que estavam sob esse tipo de dieta.

5. Bons sonhos:  

Os alimentos processados ​​podem atrapalhar seu ciclo de sono por vários motivos. Um é o efeito de comer esses alimentos no açúcar no sangue. 

Manter o açúcar no sangue estável, evitando alimentos refinados e processados, como refrigerantes e cereais, melhora a qualidade e a higiene do sono. O açúcar também contribui para indigestão ou azia, causando a interrupção do sono.

6. Digestão saudável:   

A fibra natural dos grãos integrais não está presente na maioria dos alimentos altamente processados. Como esse nutriente ajuda a aumentar as fezes e prevenir a constipação, uma dieta rica em fibras melhorará sua saúde digestiva. 

Também ajudará você a perder peso, porque evitará compulsões alimentares e calorias extras com baixo valor nutricional. 

7. Menor risco de doenças:

Acabar com os processados ​​ou reduzir sua presença na dieta reduz o colesterol, a pressão arterial e o risco de câncer. Também diminui a inflamação e o risco de fígado gordo e doenças cardíacas.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.