O divórcio é um assunto muito delicado para os filhos, aliás, eles são os mais afetados durante a desconfortável separação dos pais, pois geralmente são os pequenos que sofrem ao presenciar cada briga conjugal.
É preciso saber que sempre há uma alternativa para que seu filho não cresça com traumas devido a esse tipo de situações e que você tenha que utilizá-la desde o primeiro momento em que sentir que seu relacionamento está em declínio, por isso, neste post vamos falar sobre algumas regras que todo pai deve seguir antes, durante e depois do divórcio.
Os pequenos, ao verem que os pais brigam demais, muitas vezes pensam que a culpa é deles e até se arrependem do nascimento. Deixe-os saber o quanto estão errados e mostre todo o seu amor.
Os detalhes são tão fofos, mas um presente não é tão valioso quanto o tempo entre pais e filhos. Passe um tempo com seus filhos, vá ao parque ou à praia e converse até sobre as coisas menos importantes, mas não tente compensá-los apenas com presentes.
Nesta fase, os seus filhos precisam de si mais do que nunca, por isso diga a eles que podem contar sempre contigo, sejam quais forem as circunstâncias, o seu apoio como pai ou mãe é essencial para o seu filho.
Este é um erro que muitos pais cometem. Eles não são culpados pelos erros que vocês dois cometeram em seu relacionamento. Eles precisam dos dois pais, então não fale mal do seu ex-companheiro, muito menos o afaste, pois isso os prejudicará mais.
Se o seu ex parceiro veio a sua casa para visitar os filhos, evite os comentários depreciativos e odiosos, evite brigas e deixe seus filhos ficarem com os pais.
Eles não são algum tipo de mensageiro pessoal que pode dar mensagens ao pai apenas para que você não cruze as palavras com ele e vice-versa. Quanto menos seus filhos souberem dos problemas jurídicos do divórcio, melhor será sua infância.
Se você reconstruir sua vida, pelo menos certifique-se de que esse novo relacionamento dure antes de apresentá-lo a seus filhos. Lembre-se de que ver a diversidade de pessoas que se relacionam com qualquer um dos pais cria instabilidade emocional e sentimental.
A maioria dos pais, em termos gerais, pensa que, ao se divorciar, também se livra dos filhos, o que não é verdade. Você se separou de quem um dia foi o amor da sua vida, não do fruto do seu relacionamento, nunca se esqueça disso.
Compartilhe nas suas redes sociais!