A palavra Zen é a leitura japonesa do caractere chinês chán, que por sua vez é uma transliteração do termo sânscrito dhyāna, geralmente traduzido como “meditação”.
O Zen é apresentado como uma filosofia nobre (chamada “aqui e agora”), produto de uma mistura única de princípios e idiossincrasias.
É um modo de vida que caracteriza os japoneses, reflete nele a sabedoria da Índia, o budismo, a inclinação para a naturalidade do taoísmo e o realismo e praticidade do confucionismo.
Ele influenciou muitas pessoas pertencentes a diferentes campos e beneficia aqueles que de uma forma ou de outra tomaram para si seus antigos ensinamentos.
Antes de estudar o Zen, montanhas são montanhas e rios são rios; enquanto você está estudando Zen, as montanhas não são mais montanhas e os rios não são mais rios; mas uma vez que você atinge a iluminação, as montanhas são montanhas novamente e os rios são rios novamente.
Neste artigo, trazemos 9 desses ensinamentos e convidamos você a torná-los parte de seu pensamento diário.
Uma das maravilhas da filosofia zen é que ela se aplica a todos, independente de cultura ou religião, basicamente nossos conflitos diários são parecidos, nossos desafios têm muito em comum, a origem do que chamamos de problemas é a mesma.
E esta filosofia nos dá ferramentas para gerirmos o nosso dia-a-dia de forma mais equilibrada e nos ajuda a sermos mais produtivos e, acima de tudo, mais felizes. Então vamos aproveitar alguns de seus benefícios.