9 Ensinamentos Zen para aplicar em nossa vida

Você está visualizando atualmente <strong>9 Ensinamentos Zen para aplicar em nossa vida</strong>

A palavra Zen é a leitura japonesa do caractere chinês chán, que por sua vez é uma transliteração do termo sânscrito dhyāna, geralmente traduzido como “meditação”.

O Zen é apresentado como uma filosofia nobre (chamada “aqui e agora”), produto de uma mistura única de princípios e idiossincrasias.

É um modo de vida que caracteriza os japoneses, reflete nele a sabedoria da Índia, o budismo, a inclinação para a naturalidade do taoísmo e o realismo e praticidade do confucionismo.

Ele influenciou muitas pessoas pertencentes a diferentes campos e beneficia aqueles que de uma forma ou de outra tomaram para si seus antigos ensinamentos.

Antes de estudar o Zen, montanhas são montanhas e rios são rios; enquanto você está estudando Zen, as montanhas não são mais montanhas e os rios não são mais rios; mas uma vez que você atinge a iluminação, as montanhas são montanhas novamente e os rios são rios novamente.

Neste artigo, trazemos 9 desses ensinamentos e convidamos você a torná-los parte de seu pensamento diário.

Ensinamentos da filosofia zen:

  1. Veja a realidade como ela é.
  2. A tentação de desistir será muito mais forte antes da vitória.
  3. A mente é a raiz da qual todas as coisas crescem. Se você pode entender a mente, todo o resto está incluído.
  4. A cabana onde você ri é mais reconfortante do que o palácio onde você está entediado.
  5. Sempre olhe as coisas pelo lado bom, se não houver, esfregue os lados escuros até que brilhem.
  6. Mantenha as mãos abertas e todas as areias do deserto poderão passar por elas. Mantenha-as fechadas e tudo o que você sentirá é um pouco de areia.
  7. Sua casa é onde estão seus pensamentos.
  8. A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. A próxima melhor hora é hoje.
  9. O que determina o estado de felicidade ou infelicidade de cada pessoa não é o momento em si, mas o que o momento significa para aquela pessoa.

Uma das maravilhas da filosofia zen é que ela se aplica a todos, independente de cultura ou religião, basicamente nossos conflitos diários são parecidos, nossos desafios têm muito em comum, a origem do que chamamos de problemas é a mesma. 

E esta filosofia nos dá ferramentas para gerirmos o nosso dia-a-dia de forma mais equilibrada e nos ajuda a sermos mais produtivos e, acima de tudo, mais felizes. Então vamos aproveitar alguns de seus benefícios.

Deixe um comentário