O uso da camomila tem uma origem muito antiga, especialmente na forma de chá, que se tornou uma das mais consumidas no mundo, graças às suas propriedades calmantes e digestivas.
Dessa forma, veremos exatamente o que é a camomila, quais são suas principais propriedades e benefícios e como devemos fazer para preparar um bom chá dessa planta medicinal, amplamente conhecida em todo o mundo.
O chá de camomila permite uma grande ajuda ao nosso corpo no nível digestivo em momentos de necessidade. Em situações em que sentimos que não digerimos bem uma refeição e sentimos desconforto, se beneficiar das propriedades da camomila é sempre uma boa ideia.
Sua capacidade de relaxar o corpo ajuda o sistema digestivo, promovendo os movimentos que o estômago e o intestino precisam fazer de maneira coordenada para promover uma boa digestão. Assim, alivia a dor abdominal e a indigestão.
Outro motivo pelo qual a camomila é mais conhecida é por suas poderosas propriedades calmantes.
É assim que um chá de camomila pode nos ajudar a acalmar nosso espírito em situações em que estamos um pouco estressados.
A camomila acalma o sistema digestivo, mas também o sistema nervoso.
Dessa forma, o chá de camomila pode ser um aliado em situações de alto estresse, uma vez que nos permite nos acalmar para enfrentar melhor as situações com as quais temos de lidar. A camomila ajuda a reduzir os níveis de estresse também graças aos seus efeitos sedativos.
A camomila também pode ser usada para ajudar a controlar algumas doenças metabólicas, como diabetes.
O consumo diário desta erva pode ajudar a controlar o índice glicêmico, ou seja, a quantidade de açúcar no sangue. Isso melhora os sintomas da doença do diabetes.
Já vimos que a camomila contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal. Sua boa ação sobre os órgãos do sistema digestivo é muito relevante para o bom funcionamento do corpo e, em grande parte, isso se deve à ação no sistema imunológico.
A camomila é capaz de reduzir infecções do trato digestivo e beneficiar a flora intestinal. Isso, por sua vez, ajuda a diminuir o inchaço abdominal que às vezes sentimos.
Além de apoiar a imunidade geral do corpo, o chá de camomila ajuda a proteger as células contra danos externos. Isso evita que a pele seja infectada ou danificada por processos inflamatórios. A camomila é composta de compostos fenólicos e taninos. Isso ajuda a retardar o envelhecimento celular e promove a produção de colágeno, que é muito importante para a cicatrização da pele.
Seus bons efeitos calmantes no nível digestivo, juntamente com seu efeito anti-inflamatório e analgésico, fazem com que esta planta também ajude a controlar a dor causada pelo início da menstruação.
Às vezes, as dores menstruais são muito dolorosas, pois a camomila pode ajudar a torná-las mais suportáveis. Para reduzir os sintomas pré-menstruais e menstruais, um chá de camomila pode ser tomado a partir da terceira semana do ciclo menstrual.
Preparar um chá de camomila é muito simples e pode ser feito basicamente de duas maneiras. Pode ser preparado com flores secas da planta ou saquinhos pré-preparados, vendidos em todos os tipos de supermercados.
Se você quiser optar pelo preparo com as flores, basta ferver um copo de água e colocar cerca de duas colheres de chá de flores de camomila nele. Em seguida, é coberto e deixado em repouso por 10 minutos. Depois, você pode usar um filtro para remover as flores e manter apenas o líquido.
Por outro lado, pode ser interessante adicionar outras plantas com propriedades medicinais em nossa infusão. Hortelã-pimenta ou erva-doce são duas ervas tradicionalmente preparadas com camomila para aumentar seus benefícios.