Camomila: 7 Benefícios desta planta milagrosa

O uso da camomila tem uma origem muito antiga, especialmente na forma de chá, que se tornou uma das mais consumidas no mundo, graças às suas propriedades calmantes e digestivas.

Dessa forma, veremos exatamente o que é a camomila, quais são suas principais propriedades e benefícios e como devemos fazer para preparar um bom chá dessa planta medicinal, amplamente conhecida em todo o mundo.

7 Benefícios do chá de camomila

1. Ajuda na boa digestão

O chá de camomila permite uma grande ajuda ao nosso corpo no nível digestivo em momentos de necessidade. Em situações em que sentimos que não digerimos bem uma refeição e sentimos desconforto, se beneficiar das propriedades da camomila é sempre uma boa ideia.

Sua capacidade de relaxar o corpo ajuda o sistema digestivo, promovendo os movimentos que o estômago e o intestino precisam fazer de maneira coordenada para promover uma boa digestão. Assim, alivia a dor abdominal e a indigestão.

2. Acalma e reduz a ansiedade

Outro motivo pelo qual a camomila é mais conhecida é por suas poderosas propriedades calmantes.

É assim que um chá de camomila pode nos ajudar a acalmar nosso espírito em situações em que estamos um pouco estressados.

3. Diminuir o estresse

A camomila acalma o sistema digestivo, mas também o sistema nervoso.

Dessa forma, o chá de camomila pode ser um aliado em situações de alto estresse, uma vez que nos permite nos acalmar para enfrentar melhor as situações com as quais temos de lidar. A camomila ajuda a reduzir os níveis de estresse também graças aos seus efeitos sedativos.

4. Ajuda a controlar o diabetes

A camomila também pode ser usada para ajudar a controlar algumas doenças metabólicas, como diabetes.

O consumo diário desta erva pode ajudar a controlar o índice glicêmico, ou seja, a quantidade de açúcar no sangue. Isso melhora os sintomas da doença do diabetes.

5. Fortalece o sistema imunológico

Já vimos que a camomila contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal. Sua boa ação sobre os órgãos do sistema digestivo é muito relevante para o bom funcionamento do corpo e, em grande parte, isso se deve à ação no sistema imunológico.

A camomila é capaz de reduzir infecções do trato digestivo e beneficiar a flora intestinal. Isso, por sua vez, ajuda a diminuir o inchaço abdominal que às vezes sentimos.

6. Ajuda a tratar feridas e impurezas da pele

Além de apoiar a imunidade geral do corpo, o chá de camomila ajuda a proteger as células contra danos externos. Isso evita que a pele seja infectada ou danificada por processos inflamatórios. A camomila é composta de compostos fenólicos e taninos. Isso ajuda a retardar o envelhecimento celular e promove a produção de colágeno, que é muito importante para a cicatrização da pele.

7. Alivia dores menstruais

Seus bons efeitos calmantes no nível digestivo, juntamente com seu efeito anti-inflamatório e analgésico, fazem com que esta planta também ajude a controlar a dor causada pelo início da menstruação.

Às vezes, as dores menstruais são muito dolorosas, pois a camomila pode ajudar a torná-las mais suportáveis. Para reduzir os sintomas pré-menstruais e menstruais, um chá de camomila pode ser tomado a partir da terceira semana do ciclo menstrual.

Como preparar chá de camomila?

Preparar um chá de camomila é muito simples e pode ser feito basicamente de duas maneiras. Pode ser preparado com flores secas da planta ou saquinhos pré-preparados, vendidos em todos os tipos de supermercados.

Se você quiser optar pelo preparo com as flores, basta ferver um copo de água e colocar cerca de duas colheres de chá de flores de camomila nele. Em seguida, é coberto e deixado em repouso por 10 minutos. Depois, você pode usar um filtro para remover as flores e manter apenas o líquido.

Por outro lado, pode ser interessante adicionar outras plantas com propriedades medicinais em nossa infusão. Hortelã-pimenta ou erva-doce são duas ervas tradicionalmente preparadas com camomila para aumentar seus benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que meu cabelo não cresce? 4 causas possíveis e o que fazer

7 Benefícios Surpreendentes Do Suco De Uva Integral