Se você passa a maior parte do dia preso ao celular, está com sérios problemas e precisa fazer uma desintoxicação digital!
Para detectar se uma pessoa é viciada em redes sociais, existem alguns critérios:
Para usuários que sofrem dessa compulsão de usar redes sociais recomendamos tomar as seguintes medidas:
Para algumas pessoas, é difícil passar alguns minutos sem olhar para a tela do celular. Eles até fazem isso impulsivamente. Nesse caso, você precisa avançar em pequenas etapas: primeiro, gaste 15 minutos sem tecnologia por dia. Com o tempo, você precisa aumentar o tempo sem verificar as redes sociais até se acostumar a passar algumas horas sem precisar estar online.
Outro truque simples é ter dispositivos móveis parcialmente recarregados. Isso significa que os usuários devem ser respeitosos ao consultar seus dispositivos.
Um dos segredos para reduzir o uso da tecnologia a níveis aceitáveis é selecionar determinados horários do dia para não usar a tecnologia, por exemplo, durante as refeições. Outra estratégia é implementar um dia por semana sem tela.
Observe as notificações apenas três vezes ao dia, economize muito tempo a longo prazo. Desativar notificações automáticas ou simplesmente alterar a configuração de volume silenciosamente em dispositivos eletrônicos também reduzirá a necessidade de verificar constantemente o celular.
O uso de um alarme padrão evita a tentação de acessar as redes sociais apenas quando você dorme ou acorda.
Ao praticar esportes, ir ao cinema, ao teatro, e em alguns restaurantes, o uso de smartphones não é permitido, por esse motivo, realizar atividades incompatíveis com o digital ou ir para lugares onde a tecnologia é diretamente proibida, a quantidade de tempo na tela diminui automaticamente.
A verificação de e-mails e mensagens pode se tornar um comportamento quase compulsivo por causa do medo ou ansiedade de perder algo importante que está acontecendo.
Uma maneira de perder menos tempo online é reduzir o número de amigos nas redes sociais, parar de seguir blogs, remover aplicativos não utilizados e deixar grupos do WhatsApp que não são importantes. Além disso, é uma boa ideia desinstalar videogames.
Um dos motivos mais comuns para olhar para um smartphone é verificar a hora. Se esse hábito levar as pessoas a verificar as mensagens recebidas ou as redes sociais, será difícil reduzir o tempo de exposição na frente das telas.