Se você passa a maior parte do dia preso ao celular, está com sérios problemas e precisa fazer uma desintoxicação digital!

Para detectar se uma pessoa é viciada em redes sociais, existem alguns critérios:

  • Sensibilidade (pensar o que pode estar acontecendo nas mídias sociais quando não está conectado).
  • Modificação de humor
  • Tolerância (perdendo a noção do tempo da sessão nessas plataformas).
  • Sintomas de abstinência (conflito e recaída).
  • Seu uso compromete outras atividades da sua vida.

Como fazer uma desintoxicação digital?

Para usuários que sofrem dessa compulsão de usar redes sociais recomendamos tomar as seguintes medidas:

Desintoxicação digital:

Para algumas pessoas, é difícil passar alguns minutos sem olhar para a tela do celular. Eles até fazem isso impulsivamente. Nesse caso, você precisa avançar em pequenas etapas: primeiro, gaste 15 minutos sem tecnologia por dia. Com o tempo, você precisa aumentar o tempo sem verificar as redes sociais até se acostumar a passar algumas horas sem precisar estar online

Outro truque simples é ter dispositivos móveis parcialmente recarregados. Isso significa que os usuários devem ser respeitosos ao consultar seus dispositivos.

1. Estabeleça momentos do dia sem telas:

Um dos segredos para reduzir o uso da tecnologia a níveis aceitáveis ​​é selecionar determinados horários do dia para não usar a tecnologia, por exemplo, durante as refeições. Outra estratégia é implementar um dia por semana sem tela.

2. Responder a mensagens em horários específicos do dia:

Observe as notificações apenas três vezes ao dia, economize muito tempo a longo prazo. Desativar notificações automáticas ou simplesmente alterar a configuração de volume silenciosamente em dispositivos eletrônicos também reduzirá a necessidade de verificar constantemente o celular.

3. Não use o smartphone como um despertador:

O uso de um alarme padrão evita a tentação de acessar as redes sociais apenas quando você dorme ou acorda.

4. Participar de atividades onde não pode usar tecnologia:

Ao praticar esportes, ir ao cinema, ao teatro, e em alguns restaurantes, o uso de smartphones não é permitido, por esse motivo, realizar atividades incompatíveis com o digital ou ir para lugares onde a tecnologia é diretamente proibida, a quantidade de tempo na tela diminui automaticamente.

5. Diga aos amigos que você está fazendo uma desintoxicação digital:

A verificação de e-mails e mensagens pode se tornar um comportamento quase compulsivo por causa do medo ou ansiedade de perder algo importante que está acontecendo.

6. Reduza suas listas de contatos no celular:

Uma maneira de perder menos tempo online é reduzir o número de amigos nas redes sociais, parar de seguir blogs, remover aplicativos não utilizados e deixar grupos do WhatsApp que não são importantes. Além disso, é uma boa ideia desinstalar videogames.

7. Use relógio de pulso:

Um dos motivos mais comuns para olhar para um smartphone é verificar a hora. Se esse hábito levar as pessoas a verificar as mensagens recebidas ou as redes sociais, será difícil reduzir o tempo de exposição na frente das telas.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.