Viciado em redes sociais? 7 Etapas para realizar uma desintoxicação digital

Viciado em redes sociais? 7 Etapas para realizar uma desintoxicação digital

Se você passa a maior parte do dia preso ao celular, está com sérios problemas e precisa fazer uma desintoxicação digital!

Para detectar se uma pessoa é viciada em redes sociais, existem alguns critérios:

  • Sensibilidade (pensar o que pode estar acontecendo nas mídias sociais quando não está conectado).
  • Modificação de humor
  • Tolerância (perdendo a noção do tempo da sessão nessas plataformas).
  • Sintomas de abstinência (conflito e recaída).
  • Seu uso compromete outras atividades da sua vida.

Como fazer uma desintoxicação digital?

Para usuários que sofrem dessa compulsão de usar redes sociais recomendamos tomar as seguintes medidas:

Desintoxicação digital:

Para algumas pessoas, é difícil passar alguns minutos sem olhar para a tela do celular. Eles até fazem isso impulsivamente. Nesse caso, você precisa avançar em pequenas etapas: primeiro, gaste 15 minutos sem tecnologia por dia. Com o tempo, você precisa aumentar o tempo sem verificar as redes sociais até se acostumar a passar algumas horas sem precisar estar online

Outro truque simples é ter dispositivos móveis parcialmente recarregados. Isso significa que os usuários devem ser respeitosos ao consultar seus dispositivos.

1. Estabeleça momentos do dia sem telas:

Um dos segredos para reduzir o uso da tecnologia a níveis aceitáveis ​​é selecionar determinados horários do dia para não usar a tecnologia, por exemplo, durante as refeições. Outra estratégia é implementar um dia por semana sem tela.

2. Responder a mensagens em horários específicos do dia:

Observe as notificações apenas três vezes ao dia, economize muito tempo a longo prazo. Desativar notificações automáticas ou simplesmente alterar a configuração de volume silenciosamente em dispositivos eletrônicos também reduzirá a necessidade de verificar constantemente o celular.

3. Não use o smartphone como um despertador:

O uso de um alarme padrão evita a tentação de acessar as redes sociais apenas quando você dorme ou acorda.

4. Participar de atividades onde não pode usar tecnologia:

Ao praticar esportes, ir ao cinema, ao teatro, e em alguns restaurantes, o uso de smartphones não é permitido, por esse motivo, realizar atividades incompatíveis com o digital ou ir para lugares onde a tecnologia é diretamente proibida, a quantidade de tempo na tela diminui automaticamente.

5. Diga aos amigos que você está fazendo uma desintoxicação digital:

A verificação de e-mails e mensagens pode se tornar um comportamento quase compulsivo por causa do medo ou ansiedade de perder algo importante que está acontecendo.

6. Reduza suas listas de contatos no celular:

Uma maneira de perder menos tempo online é reduzir o número de amigos nas redes sociais, parar de seguir blogs, remover aplicativos não utilizados e deixar grupos do WhatsApp que não são importantes. Além disso, é uma boa ideia desinstalar videogames.

7. Use relógio de pulso:

Um dos motivos mais comuns para olhar para um smartphone é verificar a hora. Se esse hábito levar as pessoas a verificar as mensagens recebidas ou as redes sociais, será difícil reduzir o tempo de exposição na frente das telas.

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