A mão de Fátima, conhecida por judeus, árabes e hebreus, como a mão de Jamsa, mão de Hamsa, ou olho de Fátima, é um amuleto de origem árabe, lendário nas culturas muçulmana, judaica e hebraica, usado para afastar o mau olhado e atrair boa sorte.
Hamsa significa em árabe e hebraico cinco; para os cinco dedos que a mão tem, representa uma mão com o dedo médio no centro: nas laterais o anel e o indicador, um pouco mais curto que o coração e iguais um ao outro; nas extremidades dois polegares, também do mesmo tamanho e um pouco curvados para fora.
Às vezes, contém outros símbolos, como o olho de Deus, e religiosas, como as estrelas de Davi, e outros símbolos que supostamente aumentam seu poder, os dedos da mão de Fatima podem apontar para cima e para baixo. os judeus a chamam de Mão de Miriã, que significa irmã de Moisés e Arão.
Segundo a lenda, o nome vem de az-Zahra, que era o nome da filha mais nova do profeta muçulmano Muhammad, casada com Ali ibn Abi Tálib.
Segundo uma lenda popular, uma noite o marido de Fátima voltou para casa acompanhado de uma concubina enquanto Fátima preparava o jantar.
Quando a viu, a ciumenta Fátima voltou à cozinha irritada e enfiou a mão na panela fervendo. Ao vê-la, o marido pegou a mão dela da panela, ele percebeu naquele momento a queimadura e a dor que lhe causaram o braço. ALÍ cuidou dela, mas depois lhe disse que havia passado a noite com a nova esposa.
Fátima aceitou a vontade do marido, mas quando se viu na sala com a concubina, Fátima os espiou através de uma fissura atrás da parede da sala.
Dizem que quando viu ALI beijando sua nova esposa, uma lágrima saiu dos olhos de Fátima e ela correu para ALI, fazendo-o entender o grande amor que ela sentia por ele, convencendo-o a desistir de sua nova concubina. (A religião islâmica permite poligamia nos homens)
A mão de Fátima. É usada por mulheres muçulmanas, judias e hebraicas como um símbolo para espantar o mau-olhado e atrair boa sorte.
A mão de Fátima também é usada em países como Índia, norte da África e países da América Latina, como um escudo contra a infidelidade dos homens.
O próprio objeto significa “cinco”, um número que nas religiões muçulmana e hebraica tem um valor sagrado;
Para os muçulmanos, é comum relacionar os cinco dedos da mão de Fátima com os cinco pilares do Islã que são:
Crença: Você deve acreditar em Allah, os anjos, o profeta, o Alcorão e o Juízo Final.
Oração: Você deve orar cinco vezes ao dia.
Dízimo: Você deve dar esmolas aos pobres.
Jejum: Você deve fazer jejum rigoroso durante o mês do Ramadã.
Peregrinação: Você tem uma peregrinação a Meca pelo menos uma vez em sua vida.
A Mão de Fátima nos traz boa sorte, elimina energias negativas, protege-nos contra o mau-olhado, a inveja ou os maus desejos de alguém, protege-nos de pessoas que não nos convêm e traz-nos boa saúde e prosperidade.
Aprenda a usar a mão de Fátima corretamente
Se você deseja usar esse talismã em sua casa, deve colocar na entrada de sua casa, assim a palma da mão impedirá a entrada de maus espíritos e energias negativas, protegendo assim todos os habitantes da casa.
Você também pode pendurar uma mão de Fátima na parede acima da cabeceira da cama para evitar pesadelos e insônia.
É muito comum obter todos os tipos de acessórios com o símbolo da mão do jamsa, como pulseiras, gargantilhas e brincos.
Usar dessa maneira é uma maneira eficaz de combater o “mau-olhado”, especialmente se você o colocar perto do seu coração.
É normal que as pessoas tenham dúvidas sobre colocar a mão de Fátima com os dedos para cima ou para baixo e, embora a dúvida seja válida, na realidade, não importa a direção em que está colocada, independentemente da posição em que está colocada, não tem importância, a mão de Fátima sempre atuará para afastar más vibrações.
limpar e ativar a Mão de Fátima dessas energias ruins antes de usá-lo pela primeira vez; se não o fizer, o mesmo amuleto pode se quebrar.
Se a mão de Fátima quebrar, jogue fora imediatamente!