A mão de Fátima, conhecida por judeus, árabes e hebreus, como a mão de Jamsa, mão de Hamsa, ou olho de Fátima, é um amuleto de origem árabe, lendário nas culturas muçulmana, judaica e hebraica, usado para afastar o mau olhado e atrair boa sorte.

Hamsa significa em árabe e hebraico cinco; para os cinco dedos que a mão tem, representa uma mão com o dedo médio no centro: nas laterais o anel e o indicador, um pouco mais curto que o coração e iguais um ao outro; nas extremidades dois polegares, também do mesmo tamanho e um pouco curvados para fora. 

Às vezes, contém outros símbolos, como o olho de Deus, e religiosas, como as estrelas de Davi, e outros símbolos que supostamente aumentam seu poder, os dedos da mão de Fatima podem apontar para cima e para baixo. os judeus a chamam de Mão de Miriã, que significa irmã de Moisés e Arão.

De onde vem o nome da Mão de Fátima?

Segundo a lenda, o nome vem de az-Zahra, que era o nome da filha mais nova do profeta muçulmano Muhammad, casada com Ali ibn Abi Tálib.

Segundo uma lenda popular, uma noite o marido de Fátima voltou para casa acompanhado de uma concubina enquanto Fátima preparava o jantar

Quando a viu, a ciumenta Fátima voltou à cozinha irritada e enfiou a mão na panela fervendo. Ao vê-la, o marido pegou a mão dela da panela, ele percebeu naquele momento a queimadura e a dor que lhe causaram o braço. ALÍ cuidou dela, mas depois lhe disse que havia passado a noite com a nova esposa.

Fátima aceitou a vontade do marido, mas quando se viu na sala com a concubina, Fátima os espiou através de uma fissura atrás da parede da sala. 

Dizem que quando viu ALI beijando sua nova esposa, uma lágrima saiu dos olhos de Fátima e ela correu para ALI, fazendo-o entender o grande amor que ela sentia por ele, convencendo-o a desistir de sua nova concubina. (A religião islâmica permite poligamia nos homens)

A mão de Fátima. É usada por mulheres muçulmanas, judias e hebraicas como um símbolo para espantar o mau-olhado e atrair boa sorte. 

A mão de Fátima também é usada em países como Índia, norte da África e países da América Latina, como um escudo contra a infidelidade dos homens.

Significado da Mão de Fátima ou Jamsa

O próprio objeto significa “cinco”, um número que nas religiões muçulmana e hebraica tem um valor sagrado;

Para os muçulmanos, é comum relacionar os cinco dedos da mão de Fátima com os cinco pilares do Islã que são:

Crença: Você deve acreditar em Allah, os anjos, o profeta, o Alcorão e o Juízo Final.

Oração: Você deve orar cinco vezes ao dia.

Dízimo: Você deve dar esmolas aos pobres.

Jejum: Você deve fazer jejum rigoroso durante o mês do Ramadã.

Peregrinação: Você tem uma peregrinação a Meca pelo menos uma vez em sua vida.

A mão de Fátima – O amuleto da sorte

A Mão de Fátima nos traz boa sorte, elimina energias negativas, protege-nos contra o mau-olhado, a inveja ou os maus desejos de alguém, protege-nos de pessoas que não nos convêm e traz-nos boa saúde e prosperidade.

Mão de Fátima para cima ou para baixo?

Aprenda a usar a mão de Fátima corretamente

Se você deseja usar esse talismã em sua casa, deve colocar na entrada de sua casa, assim a palma da mão impedirá a entrada de maus espíritos e energias negativas, protegendo assim todos os habitantes da casa. 

Você também pode pendurar uma mão de Fátima na parede acima da cabeceira da cama para evitar pesadelos e insônia.

É muito comum obter todos os tipos de acessórios com o símbolo da mão do jamsa, como pulseiras, gargantilhas e brincos. 

Usar dessa maneira é uma maneira eficaz de combater o “mau-olhado”, especialmente se você o colocar perto do seu coração.

É normal que as pessoas tenham dúvidas sobre colocar a mão de Fátima com os dedos para cima ou para baixo e, embora a dúvida seja válida, na realidade, não importa a direção em que está colocada, independentemente da posição em que está colocada, não tem importância, a mão de Fátima sempre atuará para afastar más vibrações. 

limpar e ativar a Mão de Fátima dessas energias ruins antes de usá-lo pela primeira vez; se não o fizer, o mesmo amuleto pode se quebrar. 

Se a mão de Fátima quebrar, jogue fora imediatamente!

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.