Diz o provérbio popular: “O propósito de Ano Novo não dura todo o ano”.
Quantos propósitos de Ano Novo foram deixados para trás no meio do ano?
Você já tem uma ideia do que deseja alcançar no próximo ano? Vamos ver, o caminho para alcançá-lo…
Na formulação de Objetivos, e disso as empresas sabem muito, geralmente o modelo SMART é utilizado.
O SMART, que em inglês significa inteligente, é um termo que resume as principais regras que um objetivo efetivo deve cumprir.
E eles são os seguintes:
O objetivo deve ser ESPECÍFICO. Devemos dar ao nosso cérebro uma imagem clara do que queremos alcançar, veja abaixo a diferença de cada um dos objetivos, seja o mais específico possível:
O objetivo deve ser mensurável, nós temos que saber quando nós alcançamos o objetivo.
Nós devemos propor objetivos alcançáveis.
Deve ser algo realizável por nós mesmos, que é nosso e não dos outros, que nos chega bem no momento em que nos encontramos.
Para saber se o nosso propósito atende a essa premissa, vamos nos perguntar:
Uma boa meta deve ser realista, por isso temos de nos perguntar os recursos que temos para alcançar, o que pode incorporar, ameaças ou debilidades possui ou ambiente…
Ser realista é a chave para alcançar as influências de propósito nossa motivação para realizar as crenças que nos ajudarão ou nos atrapalharão no processo.
Os Objetivos devem tem um prazo, devem ter uma data de realização e dependendo do seu tamanho, diferentes “paradas” que os mantenham vivos.
Se quisermos publicar um livro para o próximo Natal, vamos colocar a data em que teremos uma cópia em nossas mãos, e não só isso, vamos também fazer um cronograma com as diferentes etapas…
No final de janeiro, escreverei o primeiro capítulo, em 3 de fevereiro (já que 2 é o aniversário do meu filho e estarei ocupado) entrarei em contato com os editores, em 5 de março escreverei mais três capítulos, em junho vou tirar as fotos da capa…
Seguindo todas essas dicas você estará muito mais próximo de cumprir seus objetivos de ano novo!