Os sonhos têm sido objeto de interesse, estudo e pesquisa desde o início dos tempos. O estado de consciência que a mente humana atinge quando dorme reflete em muitas ocasiões as experiências que vivemos em nossa realidade diária.
Em situações de vigília, dar sentido a essas situações nem sempre é fácil, principalmente se levarmos em conta que muitos sonhos são esquecidos ao acordar.
Por isso, nos sonhos as experiências são surreais e neles tudo é permitido, não há limites para a mente nos levar a situações e lugares inatingíveis na vida real. A necessidade de interpretar sonhos nasce aí. Muitas disciplinas concentram seu interesse nessas experiências, mas se devemos destacar algumas devemos permanecer com a psicologia e a neurociência.
O psicólogo Ian Wallace, que estuda a área há mais de 30 anos, afirma que “a criação de um sonho é a resposta natural para a resolução de todas as tensões emocionais que encontramos em nossa vida diária. Os sonhos que tendemos a lembrar são os que mais nos emocionaram”.
Neste artigo, mostramos alguns dos sonhos mais comuns e qual é o significado associado a eles.
Sonhar com aranhas está associado à incorporação da felicidade e do dinheiro à vida. Desse modo, esse sonho não deve ser tomado como algo desagradável, mas como o presságio de que o sucesso pessoal se aproxima ou de que você possui atributos suficientes para enfrentar as situações difíceis e os desafios que a vida enfrenta.
Em todo caso, por trás dos sonhos com aracnídeos muitas interpretações podem ser encontradas, pois não é a mesma coisa sonhar com aranhas brancas ou pretas, ou aranhas grandes e pequenas, animais coloridos mortos.
Se no sonho parecem muitos aracnídeos, a explicação mais resumida é que logo grandes somas de dinheiro serão obtidas e que haverá melhora nas relações pessoais.
A interpretação desse tipo de sonho é curiosa, pois muitas pessoas os associam à conquista de triunfos. No entanto, outra opção é que o que eles preveem não são sucessos econômicos, mas dificuldades nessa matéria.
A perseguição é outra das situações mais comuns nos sonhos. Quando isso acontece, pode ser porque a pessoa que sonha não consegue enfrentar um problema que a preocupa durante o seu estado de consciência, ou talvez não saiba como fazer.
Este sonho é muito frequente, independentemente da nacionalidade, cultura ou crenças de quem sonha. Uma variante da interpretação anterior é que a pessoa se sente frustrada ou em busca de um desafio, de uma satisfação no dia a dia.
Assim como acontece com as aranhas, os sonhos com perseguição estão sujeitos a muitas interpretações, pois não é a mesma coisa sonhar que é perseguido por um animal, uma pessoa ou mesmo um monstro.
Se a pessoa que nos persegue no sonho é uma pessoa ou um grupo de pessoas, o significado mais difundido do sonho é que existe um talento especial do qual se tenta fugir ou não se esforça o suficiente para atingir determinados objetivos.
Pesadelos, sonhos que atormentam e que geralmente são muito repetitivos, são motivo de estudo das disciplinas acima mencionadas, mas também da medicina, porque o que delas deriva podem ser graves problemas de saúde.
A imagem nos sonhos de uma casa em chamas muitas vezes indica a possibilidade de uma transformação criativa. Uma imagem tão poderosa quanto uma casa em chamas leva a pessoa que sonha, em seu cérebro, a agir para transformar uma determinada situação atual.
Não importa se a pessoa em questão está mais ou menos entusiasmada, o que está associado a este sonho é que ela pode estar tendo dificuldade em direcionar seus pensamentos para um resultado construtivo.
Caso a casa não queime em chamas, mas seja inundada, a interpretação mais difundida é que ela está passando por emoções muito avassaladoras acumuladas durante um tempo que todas explodem ao mesmo tempo, como inundações, que é um fenômeno natural difícil ao controle.
Terminamos com um dos sonhos mais facilmente interpretáveis. Se antes mencionamos que os sonhos estão intimamente relacionados às experiências vividas no dia a dia, esse sonho é um bom exemplo disso.
Sonhar que se atrasa para um evento pode ser a antecipação desse medo, de modo que o sonho pode ser considerado uma estratégia preventiva. Mas, além disso, esse tipo de sonho está associado à perda da oportunidade de vivenciar certas experiências satisfatórias na vida, ou que o relógio comece a contar e o tempo se esgote para atingir determinados objetivos.
Desde que Freud publicou “A Interpretação dos Sonhos”, no final do século XIX, a ciência dos sonhos tem sido objeto de estudo de inúmeros cientistas, estudiosos e profissionais, bem como experiências que despertam curiosidade no grande público.
O conhecimento ainda insuficiente da mente humana nos leva a lançar interpretações mais ou menos aceitas de sonhos que se repetem com mais frequência na população como um todo.