Quais são os sonhos mais comuns e o que eles significam?

You are currently viewing Quais são os sonhos mais comuns e o que eles significam?

Os sonhos têm sido objeto de interesse, estudo e pesquisa desde o início dos tempos. O estado de consciência que a mente humana atinge quando dorme reflete em muitas ocasiões as experiências que vivemos em nossa realidade diária. 

Em situações de vigília, dar sentido a essas situações nem sempre é fácil, principalmente se levarmos em conta que muitos sonhos são esquecidos ao acordar.

Por isso, nos sonhos as experiências são surreais e neles tudo é permitido, não há limites para a mente nos levar a situações e lugares inatingíveis na vida real. A necessidade de interpretar sonhos nasce aí. Muitas disciplinas concentram seu interesse nessas experiências, mas se devemos destacar algumas devemos permanecer com a psicologia e a neurociência.

O psicólogo Ian Wallace, que estuda a área há mais de 30 anos, afirma que “a criação de um sonho é a resposta natural para a resolução de todas as tensões emocionais que encontramos em nossa vida diária. Os sonhos que tendemos a lembrar são os que mais nos emocionaram”. 

Neste artigo, mostramos alguns dos sonhos mais comuns e qual é o significado associado a eles.

Sonhar com aranhas

Sonhar com aranhas está associado à incorporação da felicidade e do dinheiro à vida. Desse modo, esse sonho não deve ser tomado como algo desagradável, mas como o presságio de que o sucesso pessoal se aproxima ou de que você possui atributos suficientes para enfrentar as situações difíceis e os desafios que a vida enfrenta.

Em todo caso, por trás dos sonhos com aracnídeos muitas interpretações podem ser encontradas, pois não é a mesma coisa sonhar com aranhas brancas ou pretas, ou aranhas grandes e pequenas, animais coloridos mortos. 

Se no sonho parecem muitos aracnídeos, a explicação mais resumida é que logo grandes somas de dinheiro serão obtidas e que haverá melhora nas relações pessoais.

A interpretação desse tipo de sonho é curiosa, pois muitas pessoas os associam à conquista de triunfos. No entanto, outra opção é que o que eles preveem não são sucessos econômicos, mas dificuldades nessa matéria. 

Sonho sendo perseguido

A perseguição é outra das situações mais comuns nos sonhos. Quando isso acontece, pode ser porque a pessoa que sonha não consegue enfrentar um problema que a preocupa durante o seu estado de consciência, ou talvez não saiba como fazer.

Este sonho é muito frequente, independentemente da nacionalidade, cultura ou crenças de quem sonha. Uma variante da interpretação anterior é que a pessoa se sente frustrada ou em busca de um desafio, de uma satisfação no dia a dia.

Assim como acontece com as aranhas, os sonhos com perseguição estão sujeitos a muitas interpretações, pois não é a mesma coisa sonhar que é perseguido por um animal, uma pessoa ou mesmo um monstro. 

Se a pessoa que nos persegue no sonho é uma pessoa ou um grupo de pessoas, o significado mais difundido do sonho é que existe um talento especial do qual se tenta fugir ou não se esforça o suficiente para atingir determinados objetivos.

Pesadelos, sonhos que atormentam e que geralmente são muito repetitivos, são motivo de estudo das disciplinas acima mencionadas, mas também da medicina, porque o que delas deriva podem ser graves problemas de saúde.

Sonhar com a casa pegando fogo ou inundando

A imagem nos sonhos de uma casa em chamas muitas vezes indica a possibilidade de uma transformação criativa. Uma imagem tão poderosa quanto uma casa em chamas leva a pessoa que sonha, em seu cérebro, a agir para transformar uma determinada situação atual.

Não importa se a pessoa em questão está mais ou menos entusiasmada, o que está associado a este sonho é que ela pode estar tendo dificuldade em direcionar seus pensamentos para um resultado construtivo.

Caso a casa não queime em chamas, mas seja inundada, a interpretação mais difundida é que ela está passando por emoções muito avassaladoras acumuladas durante um tempo que todas explodem ao mesmo tempo, como inundações, que é um fenômeno natural difícil ao controle.

Sonhar que está atrasado ou perder um evento importante

Terminamos com um dos sonhos mais facilmente interpretáveis. Se antes mencionamos que os sonhos estão intimamente relacionados às experiências vividas no dia a dia, esse sonho é um bom exemplo disso.

Sonhar que se atrasa para um evento pode ser a antecipação desse medo, de modo que o sonho pode ser considerado uma estratégia preventiva. Mas, além disso, esse tipo de sonho está associado à perda da oportunidade de vivenciar certas experiências satisfatórias na vida, ou que o relógio comece a contar e o tempo se esgote para atingir determinados objetivos.

Desde que Freud publicou “A Interpretação dos Sonhos”, no final do século XIX, a ciência dos sonhos tem sido objeto de estudo de inúmeros cientistas, estudiosos e profissionais, bem como experiências que despertam curiosidade no grande público. 

O conhecimento ainda insuficiente da mente humana nos leva a lançar interpretações mais ou menos aceitas de sonhos que se repetem com mais frequência na população como um todo.

Deixe um comentário