As sogras podem ser o pior pesadelo em um relacionamento. Na pior das hipóteses, elas terão um peso importante para o casal, influenciando suas decisões. Neste artigo, você encontrará todas as informações sobre a psicologia por trás de uma sogra tóxica.
Um dos maiores indícios de que há uma sogra tóxica no relacionamento é que o peso das decisões, planos ou discussões recai sobre três pessoas, e não apenas duas.
Você planejou uma viagem? Seu parceiro se opõe porque ele deve visitar a mãe por um motivo importante nesses dias, ou ele não pode ir tão longe porque a mãe precisa dele.
Você quer fazer algo diferente no final de semana? Seu parceiro diz que é tradição comer aos domingos na casa da mãe.
Há uma despesa importante que vocês têm que enfrentar como casal? Sua sogra vem dar sua opinião sobre a situação, que ninguém lhe perguntou e que geralmente é negativa.
Existem até casos em que a sogra pode decidir a decoração da casa do casal, o nome dos filhos ou a sua educação.
Um relacionamento é um acordo para compartilhar a vida. O casal é quem decide que envolvimento existe na relação, quais são as regras da relação, o que é aceitável e o que não é.
Existem relacionamentos abertos, existem relacionamentos que só são vistos nos fins de semana, existem relacionamentos tóxicos nos quais existe mais dependência do que amor e existem relacionamentos saudáveis que perduram no tempo.
Não existe um manual de instruções para administrar relacionamentos, mas uma coisa é certa: as decisões devem ser tomadas pelo casal e mais ninguém.
Se sua sogra está muito presente na vida do casal, você deve prestar atenção e fazer algo antes que isso destrua o relacionamento.
Aqui estão mais características para identificar se sua sogra é tóxica:
Ela aborda assuntos que não são de sua preocupação. Ela tem opinião sobre tudo que se fala e, além disso, acredita que sua opinião é a maneira certa de fazer as coisas.
Às vezes, você terá a impressão de que deve agradá-la o tempo todo. Normalmente, uma sogra tóxica não se opõe ou impõe diretamente, mas usa manipulações para influenciar o relacionamento.
De alguma forma, parece que toda decisão importante deve levar em consideração a sua sogra. Você pode até sentir que há coisas que não pode fazer com seu parceiro, caso sua sogra se sinta mal. Novamente, ela tentará influenciar seu parceiro indiretamente e, se puder, falando a sós com ele.
Você nunca é o suficiente para ela. Ela acha que você poderia ser melhor para seu filho e mostra isso a você em todas as ocasiões possíveis. Se você não tiver educação, isso será notado durante a reunião familiar.
Ela fará comentários negativos de uma forma sutil, quase poderia ser considerado inocente. Com esse estilo astuto, as manipulações de sua sogra dificilmente são notadas, exceto por quem as sofre.
Elas também podem te comparar aos parceiros anteriores de seus filhos ou destacar seus erros excessivamente. Com isso, garante que você terá que atender às suas expectativas ou às suas demandas, ganhando o controle sobre si mesmo.
Nas discussões, frases de seu parceiro aparecem como “Minha mãe me disse isso” ou “Minha mãe me disse que isso iria acontecer”. Isso indica que a mãe dele está influenciando no relacionamento.
Ela pode ter dito a seu parceiro que você a está manipulando. Assim, vai encorajar seu parceiro a ser mais resistente a mudar de ideia e estar sempre alerta para suas possíveis manipulações. Além disso, será mais fácil ser manipulado por sua sogra.
Ou pode ter gerado dúvidas em seu parceiro, levando-o a pensar que você é infiel. Pode até dar a entender ao seu parceiro que ele o viu com outra pessoa. Isso gerará falta de confiança e suspeita em seu parceiro.
Uma sogra tóxica é necessariamente uma mãe tóxica. Isso significa que seu parceiro cresceu em um ambiente tóxico, no qual aprendeu hábitos que o prejudicam.
O problema de uma sogra tóxica influenciando o relacionamento não é a própria sogra, mas seu parceiro. É o seu parceiro que lhe dá espaço, poder ou influência para que ela possa manipular o relacionamento.
Na maioria dos casos, uma sogra tóxica criou seus filhos com superproteção, os tornando dependentes dela. Portanto, seus filhos podem ter desenvolvido baixa autoestima, incapacidade de tomar decisões, falta de assertividade e sentimentos excessivos de culpa.
A mãe é um suporte do qual não puderam se separar, não lhes deu as aptidões e recursos necessários para que aos poucos adquirissem independência com a idade. São pessoas que têm um comportamento pouco maduro, comportando-se como crianças em muitas responsabilidades do dia a dia.
Por outro lado, a figura materna de seu parceiro ocupou um lugar muito grande durante sua vida. Isso significa que será difícil para eles se separarem dela. Em muitas ocasiões, tendem a substituir a figura materna no momento de ter um companheiro, descarregando o peso da dependência gerada pela mãe no novo relacionamento. Agora o casal se torna sua autoridade e figura de apoio.
Se você já tem certeza de que tem uma sogra tóxica, aqui estão várias sugestões:
As decisões do casal nunca devem ser decididas por terceiros. Isso deve ficar claro desde o início. É preciso haver um acordo entre você e seu parceiro no qual você se reconheça como um núcleo familiar independente.
Em outras palavras, você, como relacionamento, deve ter independência em suas decisões como casal.
Antes de acusar, faça uma análise. Você está manipulando a situação de alguma forma? Você é sincero com seu parceiro? Ou você retribui as possíveis manipulações de sua sogra com outras manipulações?
Tente ver a imagem inteira. Uma pessoa externa, na mesma situação, sentiria o mesmo que você? Você acha que sua sogra é tóxica?
Depois de analisada a situação, é recomendável que você seja claro sobre os problemas específicos que sua sogra está gerando no relacionamento. Assim, você pode propor soluções específicas ao seu parceiro.
Acredite ou não, a mãe dele ainda tem muito poder sobre ele. Se você tenta atacar a mãe dele, seja com manipulações, insultos, mentiras, tudo o que você está fazendo é ser igual a ela, jogando o mesmo jogo de manipulação.
A única coisa que você pode fazer é antecipar suas ações, mostrar as coisas como realmente são para seu parceiro, que tem uma visão distorcida da realidade. Se suas previsões estiverem corretas, seu parceiro só será capaz de reconhecer que você estava certo e que o que a mãe dele está fazendo é manipular o relacionamento.
Você fez seu parceiro reconhecer que a mãe dele está jogando sujo. Agora o que fazer?
Mesmo quando seu parceiro passa a reconhecer isso, a influência que a mãe dele tem sobre ele não vai desaparecer da noite para o dia. No começo é aconselhável manter distância, para que ambos tenham menos contato com seus sogros. Isso não significa que você a rejeitou, mas que gentilmente limita o tempo que passa com eles.
Com a distância, seu parceiro sairá daquele ambiente manipulador em que estava e, aos poucos, adquirirá uma perspectiva mais ampla.
Você tem uma sogra tóxica? Conte nos comentários!
View Comments
A minha é o demônio
Meu casamento está no fim por isso.
O meu tbm. E são 20 anos!!! 🤨
O 3 primeiros meses do nosso 1 filho está sendo um inferno por causa disso.
E o pior que nosso relacionamento está ruindo por conta dela, e minha namorada só passa pano pra cima dela.
Era para ser um momento de alegria pelo nascimento do nosso 1 filho e desenvolvimento dele, e realmente é por ele que está valendo a pena, pois de resto está sendo uma luta.
Gente nao deixem a sogra se adentrar na casa de vcs Não,Eu tenho 16 anos de casada meu filho tem hj 16 anos ,quando me casei e tive meu filho ela me infernizou queria tomar meu lugar de mãe,me fez entrar em depressão ,depois com o tempo a sofri na mão dela aprendi a botar regra,se o parceiro ao ser assim ,terá a aceitar,vai bota essas sogra p correr e ponto!Não perca os melhores tempos de seu bebe por causa dessa mulher,seu bebe vai crescer,com essa mulher mandando até nele,chega gente
A minha sogra é o demônio, inventa mentiras e se faz de vítima, não suporto mais essa situação