Você tem uma sogra tóxica? Essa dicas vão te ajudar a descobrir

Você tem uma sogra tóxica? Essa dicas vão te ajudar a descobrir

As sogras podem ser o pior pesadelo em um relacionamento. Na pior das hipóteses, elas terão um peso importante para o casal, influenciando suas decisões. Neste artigo, você encontrará todas as informações sobre a psicologia por trás de uma sogra tóxica.

Quando o relacionamento é a três…

Um dos maiores indícios de que há uma sogra tóxica no relacionamento é que o peso das decisões, planos ou discussões recai sobre três pessoas, e não apenas duas.

Você planejou uma viagem? Seu parceiro se opõe porque ele deve visitar a mãe por um motivo importante nesses dias, ou ele não pode ir tão longe porque a mãe precisa dele.

Você quer fazer algo diferente no final de semana? Seu parceiro diz que é tradição comer aos domingos na casa da mãe.

Há uma despesa importante que vocês têm que enfrentar como casal? Sua sogra vem dar sua opinião sobre a situação, que ninguém lhe perguntou e que geralmente é negativa.

Existem até casos em que a sogra pode decidir a decoração da casa do casal, o nome dos filhos ou a sua educação.

Um relacionamento é um acordo para compartilhar a vida. O casal é quem decide que envolvimento existe na relação, quais são as regras da relação, o que é aceitável e o que não é. 

Existem relacionamentos abertos, existem relacionamentos que só são vistos nos fins de semana, existem relacionamentos tóxicos nos quais existe mais dependência do que amor e existem relacionamentos saudáveis ​​que perduram no tempo. 

Não existe um manual de instruções para administrar relacionamentos, mas uma coisa é certa: as decisões devem ser tomadas pelo casal e mais ninguém.

Se sua sogra está muito presente na vida do casal, você deve prestar atenção e fazer algo antes que isso destrua o relacionamento.

4 Dicas para saber se você tem uma sogra tóxica

Aqui estão mais características para identificar se sua sogra é tóxica:

  • Ela quer ser uma das outras pessoas no relacionamento.
  • Tenta alterar as decisões do casal.
  • Ele te despreza.
  • Manipula seu parceiro.

Ela quer ser uma parte no relacionamento

Ela aborda assuntos que não são de sua preocupação. Ela tem opinião sobre tudo que se fala e, além disso, acredita que sua opinião é a maneira certa de fazer as coisas. 

Às vezes, você terá a impressão de que deve agradá-la o tempo todo. Normalmente, uma sogra tóxica não se opõe ou impõe diretamente, mas usa manipulações para influenciar o relacionamento.

Tenta alterar as decisões do casal

De alguma forma, parece que toda decisão importante deve levar em consideração a sua sogra. Você pode até sentir que há coisas que não pode fazer com seu parceiro, caso sua sogra se sinta mal. Novamente, ela tentará influenciar seu parceiro indiretamente e, se puder, falando a sós com ele.

Despreza você 

Você nunca é o suficiente para ela. Ela acha que você poderia ser melhor para seu filho e mostra isso a você em todas as ocasiões possíveis. Se você não tiver educação, isso será notado durante a reunião familiar. 

Ela fará comentários negativos de uma forma sutil, quase poderia ser considerado inocente. Com esse estilo astuto, as manipulações de sua sogra dificilmente são notadas, exceto por quem as sofre.

Elas também podem te comparar aos parceiros anteriores de seus filhos ou destacar seus erros excessivamente. Com isso, garante que você terá que atender às suas expectativas ou às suas demandas, ganhando o controle sobre si mesmo.

Manipula seu parceiro

Nas discussões, frases de seu parceiro aparecem como “Minha mãe me disse isso” ou “Minha mãe me disse que isso iria acontecer”. Isso indica que a mãe dele está influenciando no relacionamento.

Ela pode ter dito a seu parceiro que você a está manipulando. Assim, vai encorajar seu parceiro a ser mais resistente a mudar de ideia e estar sempre alerta para suas possíveis manipulações. Além disso, será mais fácil ser manipulado por sua sogra.

Ou pode ter gerado dúvidas em seu parceiro, levando-o a pensar que você é infiel. Pode até dar a entender ao seu parceiro que ele o viu com outra pessoa. Isso gerará falta de confiança e suspeita em seu parceiro.

Lembre-se de que uma sogra também é uma mãe

Uma sogra tóxica é necessariamente uma mãe tóxica. Isso significa que seu parceiro cresceu em um ambiente tóxico, no qual aprendeu hábitos que o prejudicam.

O problema de uma sogra tóxica influenciando o relacionamento não é a própria sogra, mas seu parceiro. É o seu parceiro que lhe dá espaço, poder ou influência para que ela possa manipular o relacionamento.

Na maioria dos casos, uma sogra tóxica criou seus filhos com superproteção, os tornando dependentes dela. Portanto, seus filhos podem ter desenvolvido baixa autoestima, incapacidade de tomar decisões, falta de assertividade e sentimentos excessivos de culpa.

A mãe é um suporte do qual não puderam se separar, não lhes deu as aptidões e recursos necessários para que aos poucos adquirissem independência com a idade. São pessoas que têm um comportamento pouco maduro, comportando-se como crianças em muitas responsabilidades do dia a dia.

Por outro lado, a figura materna de seu parceiro ocupou um lugar muito grande durante sua vida. Isso significa que será difícil para eles se separarem dela. Em muitas ocasiões, tendem a substituir a figura materna no momento de ter um companheiro, descarregando o peso da dependência gerada pela mãe no novo relacionamento. Agora o casal se torna sua autoridade e figura de apoio.

O que fazer?

Se você já tem certeza de que tem uma sogra tóxica, aqui estão várias sugestões:

Declaração de independência

As decisões do casal nunca devem ser decididas por terceiros. Isso deve ficar claro desde o início. É preciso haver um acordo entre você e seu parceiro no qual você se reconheça como um núcleo familiar independente. 

Em outras palavras, você, como relacionamento, deve ter independência em suas decisões como casal.

Analise bem a situação

Antes de acusar, faça uma análise. Você está manipulando a situação de alguma forma? Você é sincero com seu parceiro? Ou você retribui as possíveis manipulações de sua sogra com outras manipulações?

Tente ver a imagem inteira. Uma pessoa externa, na mesma situação, sentiria o mesmo que você? Você acha que sua sogra é tóxica? 

Depois de analisada a situação, é recomendável que você seja claro sobre os problemas específicos que sua sogra está gerando no relacionamento. Assim, você pode propor soluções específicas ao seu parceiro.

Fique no controle

Acredite ou não, a mãe dele ainda tem muito poder sobre ele. Se você tenta atacar a mãe dele, seja com manipulações, insultos, mentiras, tudo o que você está fazendo é ser igual a ela, jogando o mesmo jogo de manipulação.

A única coisa que você pode fazer é antecipar suas ações, mostrar as coisas como realmente são para seu parceiro, que tem uma visão distorcida da realidade. Se suas previsões estiverem corretas, seu parceiro só será capaz de reconhecer que você estava certo e que o que a mãe dele está fazendo é manipular o relacionamento.

Colocar distância

Você fez seu parceiro reconhecer que a mãe dele está jogando sujo. Agora o que fazer?

Mesmo quando seu parceiro passa a reconhecer isso, a influência que a mãe dele tem sobre ele não vai desaparecer da noite para o dia. No começo é aconselhável manter distância, para que ambos tenham menos contato com seus sogros. Isso não significa que você a rejeitou, mas que gentilmente limita o tempo que passa com eles.

Com a distância, seu parceiro sairá daquele ambiente manipulador em que estava e, aos poucos, adquirirá uma perspectiva mais ampla.

Você tem uma sogra tóxica? Conte nos comentários!

Deixe uma resposta