À medida que o Ano Novo começa, é a oportunidade perfeita para definir metas significativas que priorizem seu bem-estar. Hobbies de vida lenta , de costura a jardinagem, são ótimos lugares para começar.
O estilo de vida lento combina bem com hobbies que incorporam um elemento de atenção plena — hobbies criativos como artes, artesanato, design, panificação ou música se encaixam bem nessa categoria.
A atenção aos detalhes necessária para esses hobbies exige que tragamos nosso foco para o momento presente. Podemos então nos encontrar totalmente imersos na tarefa, aproveitando o processo — em vez de nos apressar para concluí-lo.
Procurando ideias de resoluções de Ano Novo ? Aqui estão alguns hobbies de vida lenta para explorar…
1. Registro em diário
Escrever um diário sobre como você se sente oferece uma série de benefícios, desde aliviar o estresse até estimular a autodescoberta e aumentar a atenção plena.
De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Rochester, o diário ajuda a controlar seus sintomas e melhorar seu humor, ajudando você a priorizar problemas, medos e preocupações. Ele também ajuda você a rastrear quaisquer sintomas no dia a dia e fornece oportunidades para identificar pensamentos negativos.
O diário é um hobby maravilhoso de vida lenta, pois leva tempo, nos ajudando a refletir, pensar e ser. Você pode anotar seus pensamentos em um caderno ou considerar um diário de gratidão.
2. Brechó
Um ótimo passatempo para sua mente e consciência é comprar em segunda mão. Cada vez mais popular graças aos seus benefícios ecológicos, permite que você mergulhe no momento.
Procure mercados locais ou lojas vintage e passe uma hora vasculhando o estoque para encontrar o achado perfeito. Começar uma coleção é uma maneira significativa de comprar com um propósito e também evita que você compre muitas bugigangas desnecessárias.
3. Cultive o seu próprio jardim ou horta
Jardinagem é um hobby lento e intencional que permite que você se conecte com a natureza e o meio ambiente. Os benefícios de cultivar seus próprios produtos incluem níveis reduzidos de estresse e melhor bem-estar mental, bem como maior autossuficiência e mais controle sobre o que você come e como é cultivado.
Passar tempo na natureza pode ter grandes benefícios terapêuticos, além da satisfação de ver — e comer — os frutos do seu trabalho significa que esse hobby pode ser especialmente satisfatório.
4. Tricô
O tricô é frequentemente visto como uma atividade meditativa e calmante.
Descobri em primeira mão como o tricô pode ser uma pausa pacífica no meio do caos da vida cotidiana. É realmente mágico como o movimento rítmico das agulhas e o toque suave do fio podem nos transportar para um lugar de calma e atenção plena.
Acho que o tricô, especialmente quando feito em grupo, tem o poder de desbloquear mais do que uma simples habilidade. É sempre revigorante testemunhar o impacto positivo que o tricô tem no bem-estar mental, instilando uma sensação de realização e inspirando um modo de vida mais lento e intencional.
5. Leitura
Seja fato ou ficção, a leitura nos encoraja a nos afastar das telas e escapar do estresse da vida diária. Viver devagar não é perder tempo indo devagar; é ganhar tempo fazendo coisas que são mais importantes para nós.
Um ritmo de vida mais lento pode frequentemente nos ajudar a nos sentirmos mais acomodados, menos ansiosos e menos sobrecarregados. Também pode ajudar a reduzir os sintomas físicos do estresse – podemos nos sentir menos inquietos, por exemplo, ou uma sensação reduzida de tensão.
6. Jardinagem interna
Criar uma parede viva acrescenta frescor a qualquer cômodo e funciona para amantes da natureza que não têm acesso a um jardim ou espaço verde. Desde montar a parede até cuidar dela, criar e manter uma parede viva permitirá que você esteja totalmente no momento.
Aproveite o processo de regar cada planta a cada poucos dias, aparar folhas mortas, colocar fertilizante e replantar conforme necessário. Uma planta próspera proporciona uma sensação de realização e alegria e certamente dissipará qualquer sentimento de estresse.