Procurando plantas purificadoras de ar? Alguns cientistas sugeriram que escolher as plantas purificadoras de ar certas para sua casa pode ajudar a desintoxicar o ar em seus espaços de convivência, o que significa que suas plantas domésticas não só ficam lindas, mas trabalham um pouco mais para limpar o ar que você respira.
As melhores plantas purificadoras de ar para a casa
1. Margarida de Barberton
Além de injetar uma explosão alegre de vermelho, amarelo, laranja ou rosa em sua casa, a margarida de Barberton é uma purificadora eficaz das toxinas formaldeído, tricloroetileno e benzeno, encontradas em uma variedade de materiais domésticos, de tintas a fibras sintéticas.
Conselhos de cuidados: Coloque a planta em um ambiente com bastante luz natural e mantenha o solo úmido, mas bem drenado.
2. Hera Inglesa
Esta trepadeira perene de fácil crescimento é particularmente eficaz na redução de partículas fecais transportadas pelo ar, o que a torna a planta purificadora de ar perfeita para seu banheiro ou suíte. Além disso, estudos mostraram que a hera também pode ajudar a combater os níveis de mofo em casa.
Conselhos de cuidados: Regue generosamente sua hera inglesa e deixe-a receber quatro horas de luz solar direta por dia. Ela retribuirá esse amor com um ar limpo e desintoxicado.
3. espada-de-são-jorge ou língua de sogra
Com esta planta no seu quarto, você terá uma ótima noite de sono. Também conhecida como Língua-de-sogra, esta suculenta de ponta amarela libera oxigênio à noite, ajudando você a respirar melhor enquanto dorme. É uma das melhores plantas para filtrar o ar de formaldeído, xileno, benzeno, tolueno e tricloroetileno.
Conselhos de cuidados: Tenha cuidado para não regar em excesso, pois as raízes são propensas a apodrecer em solo úmido.
4. Crisântemo
Ilumine sua cozinha ou sala de estar com um crisântemo. Essas lindas flores ajudam a filtrar uma série de toxinas, incluindo amônia e benzeno, que geralmente são encontrados em plásticos, detergentes e cola.
Cuidados: Esta planta adora luz solar, então coloque-a em um local perto de uma janela ensolarada.
5. Planta aranha
Para aqueles que são novatos em plantas de casa, a planta aranha resiliente é uma escolha perfeita. Ela lutará silenciosamente contra toxinas, incluindo monóxido de carbono e xileno, um solvente usado nas indústrias de impressão e borracha. Se você tem animais de estimação, esta é uma das poucas plantas de casa que não são tóxicas para animais.
Cuidados: Você também pode replantar as pequenas “aranhas” e cultivar uma família inteira de plantas que cuidarão de si mesmas… e de você.
6. Babosa
Uma planta curativa é uma bela adição ao parapeito da janela da sua cozinha, pois ela adora um lugar ensolarado. Enquanto está à mão para acalmar qualquer queimadura na cozinha, esta suculenta estará purificando o ar de formaldeído e benzeno, encontrados em vernizes, acabamentos de piso e detergentes.
Cuidados: Esta planta prospera em locais ensolarados.
7. Palmeira-ráfis
Esta é uma das poucas plantas que podem ajudar a reduzir os níveis de amônia que podem ser encontrados em uma variedade de produtos de limpeza. Elas são caras para comprar totalmente crescidas, então você pode querer procurar uma menor ou começar a partir de sementes.
Cuidados: Esta planta gosta de umidade e ficará muito feliz em seu banheiro.
8. Dracaena de bordas vermelhas ou árvore do dragão
Tricloroetileno e xileno estão entre os poluentes combatidos por esta planta espinhosa e de crescimento lento. As folhas têm um acabamento vermelho brilhante que adiciona um toque de cor à sua casa.
Cuidados: Esta planta tem potencial para crescer até 2,4 metros, então mantenha-a em um cômodo com tetos altos e luz solar razoável.
9. Samambaia de Boston
O estudo da NASA mostrou que as samambaias de Boston de fácil cuidado ajudam a remover poluentes como formaldeído, xileno, tolueno e benzeno. As folhas fluidas as tornam ideais para pendurar e adicionar um toque de verde vivo a um cômodo.
Cuidados: Borrife esta samambaia amante da umidade algumas vezes por semana ou mantenha em um banheiro. Mantenha longe da luz solar direta.
10. Sempre-viva chinesa
Esta planta tropical é comprovadamente um limpador eficaz de formaldeído e benzeno, encontrados em detergentes e cosméticos.
Conselhos de cuidados: A sempre-viva chinesa gosta de condições de pouca luz e umidade, então ela vai prosperar no seu banheiro. Se você escolher manter a planta em outro lugar, lembre-se de borrifar as folhas ocasionalmente para evitar o escurecimento.
11. Pothos
Famosa por suas folhas grandes e cerosas, é perfeita para manter o ar da sua casa limpo. Se você não é muito bom em cuidar de plantas, esta é brilhante para considerar, pois funciona bem na maioria das condições de luz.
Conselhos de cuidados: Embora prospere em qualquer lugar, ela prefere lugares mais claros da casa. Ela também ama umidade, então faça plantas brilhantes para o banheiro. Regue semanalmente ou sempre que o solo estiver seco.
12. Palmeira Kentia
A linda Kentia Palm — também conhecida como Thatch Palm — é uma espécie de planta florida que vem da família das palmeiras Arecaceae. Perfeita para quem mora em apartamentos, elas são incrivelmente resistentes, elegantes e purificadoras de ar.
Conselhos de cuidados: A palmeira Kentia prefere luz indireta e brilhante, mas tolera sombra. Para evitar regar em excesso, certifique-se de deixar a camada superior do solo secar primeiro. Se não estiver recebendo água suficiente, você notará que as pontas das folhas estão ficando marrons.
13. Ficus elastica
Esta planta de casa resistente e de baixa manutenção é uma das mais populares, graças à sua aparência marcante. Um umidificador natural, um estudo anterior descobriu que ele foi recomendado pela NASA como um dos melhores para limpar o ar. Perfeito para iluminar uma mesa ou peitoril de janela.
Cuidados: Fácil de cuidar, uma planta de borracha pode crescer bem em baixos níveis de luz. Vale a pena saber que ela é tóxica para cães e gatos, então tenha cuidado extra se você tiver uma perto de seus animais de estimação.
14. Planta abacaxi
Um tipo de bromélia, a planta abacaxi cria uma bela decoração em casa. Com folhagem dramática e folhas grandes, elas são conhecidas por purificar o ar e remover toxinas prejudiciais. Ideal se você está procurando adicionar um toque exótico aos seus interiores.
Cuidados: As plantas de abacaxi adoram condições quentes e ensolaradas, então é melhor mantê-las perto da luz do sol ou em um conservatório. Elas não precisam de muita água, então espere até que o solo seque antes de regar, e então regue as folhas e o solo.
15. Antúrio
Perfeito para adicionar um toque de cor ao seu quarto, o antúrio é uma ótima planta purificadora de ar para iniciantes e moradores da cidade. Além de ter folhas vermelho-salmão em formato de coração, é excelente para purificar o ar.
Cuidados: Mantenha seu antúrio perto de áreas iluminadas, mas longe da luz solar direta. Para garantir que ele prospere, regue o seu uma ou duas vezes por semana. Eles também funcionam particularmente bem em áreas úmidas, como o banheiro ou a cozinha.
16. Samambaia rainha
Com uma forma bem torneada e folhas graciosamente arqueadas, a samambaia rainha é perfeita para quem não é muito bom com plantas, pois não requer muitos cuidados. Considerada um dos purificadores de ar internos mais eficazes, ela se sai extremamente bem quando colocada em áreas com pouca luz.
Cuidados: Mantenha em uma área iluminada e certifique-se de regá-las a cada cinco a sete dias. Durante o calor do verão, elas podem precisar de rega com mais frequência.
17. Palmeira bambu
Perfeita para condições de pouca luz, a palmeira bambu é o ponto focal perfeito em qualquer área de estar. Suas folhas graciosas e arqueadas são ótimas purificadoras de ar, especialmente famosas por remover formaldeído do ar.
Cuidados: regue regularmente durante a estação de crescimento, mas é aconselhável deixar a superfície do solo secar um pouco antes de regar novamente.
18. Dracena
Esta popular planta doméstica, originária de florestas na África, é uma das plantas domésticas mais eficazes na purificação do ar. Além de manter o ar fresco dentro de casa, ela fica particularmente impressionante quando colocada em uma mesa de centro.
Cuidados: Essas plantas requerem menos água do que outras plantas, então mantenha-as hidratadas borrifando as folhas com água. Certifique-se de que a água permaneça úmida, mas não encharcada. O excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes.
19. Lírio da paz
Uma favorita de longa data para os amantes de plantas domésticas, o Lírio da Paz é uma das principais plantas purificadoras de ar, pois pode ajudar a filtrar certos compostos nocivos. Se você planeja adicionar esta à sua coleção de plantas, vale a pena saber que ela é venenosa para gatos e cães.
Cuidados: Lírios da paz podem tolerar curtos períodos de solo seco, mas suas folhas começarão a ficar marrons se negligenciadas por muito tempo. Para mantê-la próspero, coloque em luz brilhante e indireta e mantenha o solo úmido.
20. Bromélia estrela escarlate
Com folhas coriáceas e um toque de cor, essa bromélia é uma linda planta de casa que é incrivelmente duradoura. Além de ajudar a limpar o ar da sua casa, essas plantas floridas adoram ambientes úmidos e são ótimas quando colocadas no banheiro.
Cuidados: Certifique-se de que esta planta esteja sempre bem regada, mas nunca encharcada. Coloque sua planta em um local com luz moderada a brilhante durante todo o ano, evitando luz solar direta.
21. Filodendro
Famoso por suas folhas grandes e verdes brilhantes, o Philodendron purifica o ar removendo formaldeído — um composto químico que tende a ocorrer em materiais de construção. Além de ficar lindo em casa, você pode ter certeza de que ele também limpará o ar para você.
Conselhos de cuidados: O cuidado com o filodendro é simples, pois a planta pode se adaptar facilmente a qualquer ambiente interno. Garanta que ele tenha bastante luz solar, fertilizante e água.
22. Calathea
Conhecidas pelos movimentos únicos das folhas com folhagens padronizadas, as plantas Calathea têm uma sensação exótica que iluminará qualquer ambiente. Com sua coloração linda, porém única, a planta Calathea purifica o ar ao redor filtrando uma infinidade de compostos que são venenosos.
Cuidados: Para sobreviver, elas precisam ser colocadas em um local sempre quente e iluminado, mas não sob luz direta.
23. Planta Zamioculca
Com suas folhas largas, atraentes e verde-escuras, esta planta atraente é perfeita para um escritório em casa. Não só são difíceis de matar (ideal para iniciantes), mas essas plantas trabalham duro para remover toxinas como xileno, tolueno e benzeno do ar.
Cuidados: Precisam ser regadas a cada duas ou três semanas, no entanto, espere regá-las com mais frequência em condições de luz mais forte.
24. Cróton
Essas plantas variadas são plantas domésticas incrivelmente populares, amadas por sua folhagem colorida e formas de folhas quase ilimitadas. Além de ter algumas das folhas mais ousadas e brilhantes ao redor, os Crotons também ajudam a filtrar toxinas transportadas pelo ar.
Cuidados: Esta é uma planta tropical de casa, então cuidar dela envolve rega e umidade adequadas. Embora precise de rega frequente, muita água pode causar apodrecimento da raiz.
25. Dieffenbachia
A Dieffenbachia é uma planta exuberante e vistosa com folhas ovais que são atraentemente marcadas com verde escuro nas bordas. Ideal para criar um visual tropical, sua folhagem retira toxinas do ar, para que sua família possa respirar melhor.
Cuidados: Dieffenbachias gostam de umidade regular e não querem secar, mas tome cuidado para não regar demais.
26. Clívia
Cultivadas por suas folhas verde-escuras em formato de tiras ousadas, as plantas domésticas Clívia são resistentes, resilientes e prosperam quando negligenciadas. Elas não apenas purificam o ar, mas também produzem as mais deslumbrantes flores laranja brilhantes.
Cuidados: Clívias devem ser colocadas em luz brilhante, filtrada ou indireta. A luz solar escaldante pode queimar as folhas, então coloque os vasos longe do sol brilhante e de outras fontes de calor.
27. Figueira chorona
Plantas domésticas populares desde a época vitoriana, as figueiras-choronas podem ajudar a combater os níveis de formaldeído, xileno e tolueno.
Cuidados: Elas são plantas bastante exigentes que não gostam de mudanças. Mantenha sua figueira-chorona em luz brilhante e indireta, longe de correntes de ar, e ela será uma purificadora confiável por muitos anos.
28. Monstera Deliciosa
Com suas folhas brilhantes e distintas, as monsteras são uma adição marcante a qualquer cômodo (o que provavelmente é o motivo de serem tão populares no Instagram). Elas também podem contribuir para remover substâncias nocivas como formaldeído, benzeno e tricloroetileno.
Cuidados: Mantenha em um local iluminado, mas longe da luz solar direta e regue quando o solo secar. Para manter as folhas brilhantes, você pode limpá-las com um pano úmido de vez em quando. Monsteras são trepadeiras e podem crescer muito, então considere investir em um mastro de musgo.