Camomila: 7 Benefícios desta planta milagrosa

O uso da camomila tem uma origem muito antiga, especialmente na forma de chá, que se tornou uma das mais consumidas no mundo, graças às suas propriedades calmantes e digestivas.

Dessa forma, veremos exatamente o que é a camomila, quais são suas principais propriedades e benefícios e como devemos fazer para preparar um bom chá dessa planta medicinal, amplamente conhecida em todo o mundo.

7 Benefícios do chá de camomila

1. Ajuda na boa digestão

O chá de camomila permite uma grande ajuda ao nosso corpo no nível digestivo em momentos de necessidade. Em situações em que sentimos que não digerimos bem uma refeição e sentimos desconforto, se beneficiar das propriedades da camomila é sempre uma boa ideia.

Sua capacidade de relaxar o corpo ajuda o sistema digestivo, promovendo os movimentos que o estômago e o intestino precisam fazer de maneira coordenada para promover uma boa digestão. Assim, alivia a dor abdominal e a indigestão.

2. Acalma e reduz a ansiedade

Outro motivo pelo qual a camomila é mais conhecida é por suas poderosas propriedades calmantes.

É assim que um chá de camomila pode nos ajudar a acalmar nosso espírito em situações em que estamos um pouco estressados.

3. Diminuir o estresse

A camomila acalma o sistema digestivo, mas também o sistema nervoso.

Dessa forma, o chá de camomila pode ser um aliado em situações de alto estresse, uma vez que nos permite nos acalmar para enfrentar melhor as situações com as quais temos de lidar. A camomila ajuda a reduzir os níveis de estresse também graças aos seus efeitos sedativos.

4. Ajuda a controlar o diabetes

A camomila também pode ser usada para ajudar a controlar algumas doenças metabólicas, como diabetes.

O consumo diário desta erva pode ajudar a controlar o índice glicêmico, ou seja, a quantidade de açúcar no sangue. Isso melhora os sintomas da doença do diabetes.

5. Fortalece o sistema imunológico

Já vimos que a camomila contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal. Sua boa ação sobre os órgãos do sistema digestivo é muito relevante para o bom funcionamento do corpo e, em grande parte, isso se deve à ação no sistema imunológico.

A camomila é capaz de reduzir infecções do trato digestivo e beneficiar a flora intestinal. Isso, por sua vez, ajuda a diminuir o inchaço abdominal que às vezes sentimos.

6. Ajuda a tratar feridas e impurezas da pele

Além de apoiar a imunidade geral do corpo, o chá de camomila ajuda a proteger as células contra danos externos. Isso evita que a pele seja infectada ou danificada por processos inflamatórios. A camomila é composta de compostos fenólicos e taninos. Isso ajuda a retardar o envelhecimento celular e promove a produção de colágeno, que é muito importante para a cicatrização da pele.

7. Alivia dores menstruais

Seus bons efeitos calmantes no nível digestivo, juntamente com seu efeito anti-inflamatório e analgésico, fazem com que esta planta também ajude a controlar a dor causada pelo início da menstruação.

Às vezes, as dores menstruais são muito dolorosas, pois a camomila pode ajudar a torná-las mais suportáveis. Para reduzir os sintomas pré-menstruais e menstruais, um chá de camomila pode ser tomado a partir da terceira semana do ciclo menstrual.

Como preparar chá de camomila?

Preparar um chá de camomila é muito simples e pode ser feito basicamente de duas maneiras. Pode ser preparado com flores secas da planta ou saquinhos pré-preparados, vendidos em todos os tipos de supermercados.

Se você quiser optar pelo preparo com as flores, basta ferver um copo de água e colocar cerca de duas colheres de chá de flores de camomila nele. Em seguida, é coberto e deixado em repouso por 10 minutos. Depois, você pode usar um filtro para remover as flores e manter apenas o líquido.

Por outro lado, pode ser interessante adicionar outras plantas com propriedades medicinais em nossa infusão. Hortelã-pimenta ou erva-doce são duas ervas tradicionalmente preparadas com camomila para aumentar seus benefícios.

Por que meu cabelo não cresce? 4 causas possíveis e o que fazer

Por que meu cabelo não cresce? É uma pergunta que nos aflige, especialmente quando queremos fazer um corte de cabelo que exija um certo comprimento ou um penteado espetacular e que o comprimento do cabelo não seja suficiente, ou também depois de cortar muito e se arrepender e esperar que em breve cresça, mas ainda não cresce.

Existem várias razões pelas quais o cabelo não cresce tão rápido quanto gostaríamos ou como deveria crescer. Você precisa analisar os possíveis fatores e colocar um remédio para resolver esse problema e desfrutar de cabelos longos e saudáveis.

Por que meu cabelo não cresce?

Aqui veremos os motivos mais comuns pelos quais o cabelo não cresce.

1. Genética

O ciclo de crescimento do cabelo consiste em três fases : fase anágena, que ocorre quando o cabelo cresce, fase catágena, que é o estágio de transição, e telógeno, que ocorre quando o cabelo cai. Este ciclo não é o mesmo em todas as pessoas e normalmente é assim desde o nascimento.

Há pessoas em quem a fase de crescimento dura 2 anos e até 7 anos, e desde a infância essa diferença pode ser percebida no tempo que leva para o cabelo crescer.

É hora de lembrar e analisar se um crescimento lento no comprimento do cabelo foi observado desde a infância. Nesse caso, provavelmente é devido a problemas genéticos, e um tratamento supervisionado por dermatologistas pode ajudar o processo, mas é bom entender que o processo ainda será mais lento que a média das pessoas. Essa pode ser uma das muitas razões pelas quais o cabelo não cresce na proporção que gostaríamos.

Outro motivo causado pela genética é que, se o cabelo é encaracolado, ondulado ou muito fino, a percepção do crescimento do cabelo é que ele não cresce tanto, quando na verdade pode estar crescendo a um bom ritmo.

Quando o cabelo está enrolado, perguntas sobre por que o cabelo não cresce tanto são comuns; no entanto, para corrigir essa percepção errônea, é possível recorrer com frequência à revisão do comprimento esticando um cacho e verificando o tamanho. Certamente, ao longo dos meses, a percepção de que não cresce mudará.

2. Tipo de alimentação

Uma das razões mais frequentes para o cabelo não crescer é que a comida não é adequada. O cabelo, como o resto do corpo, requer nutrientes para crescer e também ser saudável.

A razão pela qual o cabelo não cresce devido a uma dieta ruim é porque o corpo absorve os nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo e da vitalidade, e esses processos não urgentes ou não-vida ou morte são “sacrificados” pelo que se você não estiver ingerindo uma quantidade adequada de vitaminas e nutrientes em geral, o cabelo é uma das partes afetadas primeiro.

Comer bastante vegetais, frutas, proteínas e água é o primeiro passo para recuperar cabelos saudáveis e promover seu crescimento. No entanto, é necessário garantir que a dieta em geral seja equilibrada e que os legumes e frutas sejam adequados de acordo com o estilo de vida e os requisitos diários necessários. A nutrição incorreta pode ser a principal causa do crescimento do cabelo.

3. Estresse

O corpo reage de várias maneiras a episódios curtos ou prolongados de estresse. Tudo o que é gerado como resultado disso influencia de maneira importante o funcionamento do corpo, o couro cabeludo e, portanto, o cabelo não é a exceção.

Quando sentimos estresse, é comum que a dermatite se desenvolva, às vezes não é facilmente visível, mas, em vez de se manifestar em outras áreas do corpo, é o couro cabeludo que se ressente, causando uma série de incontroláveis, pois a dermatite causa irritação excessiva no couro cabeludo, que por sua vez leva à inflamação dos folículos que impedem o crescimento normal. Portanto, uma das causas que o cabelo não cresce é o estresse.

4. Idade

Outra razão pela qual o cabelo não cresce é a idade. Ao longo dos anos, os processos do corpo mudam, e um dos mais notórios é o crescimento do cabelo.

A idade em que o cabelo pode parar de crescer normalmente é variável, mas a partir dos 30 anos já pode ocorrer uma diminuição quase imperceptível, que se tornará perceptível com o passar dos anos. É um processo normal que deve ser aceito e assistido com tratamentos e boa nutrição; no entanto, devemos estar cientes de que, por volta dos 50 anos, a principal causa do crescimento do cabelo é a idade e a diminuição da produção de colágeno.

Antes desta causa, recomenda-se ir ao dermatologista para analisar o melhor tratamento como um auxílio no crescimento do cabelo causado pela passagem dos anos.

11 Benefícios da Arteterapia

Felizmente, existem muitos livros por aí de Arteterapia que podem te ajudar a se tornar seu próprio terapeuta de arte amador.  

Você pode até participar de grupos online (como os encontrados em várias plataformas de mídia social como o Facebook) dedicados à arteterapia, publicar sua obra de arte e receber informações de terapeutas de arte legítimos, se isso lhe agrada. 

Aqui estão alguns benefícios maravilhosos que você pode esperar da Arteterapia: 

  1. Melhora a autoestima e a autoconfiança 
  2. Maior capacidade de se acalmar 
  3. Alívio do estresse e ansiedade 
  4. Inteligência aprimorada e processamento emocional 
  5. Maior capacidade de lidar com doenças físicas crônicas 
  6. Saúde mental melhorada 
  7. Melhorando as habilidades de resolução de problemas 
  8. Capacidade de lidar com traumas passados e gatilhos emocionais 
  9. Melhorando as habilidades de comunicação 
  10. Maior foco e atenção 
  11. Catarse emocional e mental (saída saudável da auto-expressão) 

E tudo isso simplesmente colocando uma caneta no papel, pintando livros para colorir ou pintando quadros!

O livro de arteterapia que eu estou usando agora para me distrair e diminuir o tempo que eu passo no celular consumindo excesso informações é esse abaixo:

Clique no livro e confira!

10 Sinais para identificar um relacionamento tóxico

Neste site, também falamos sobre as coisas que precisam ser removidas da sua mente e da sua vida. Entre todas essas coisas, as relações tóxicas são provavelmente as mais prejudiciais ao nosso bem-estar, porque elas nos consomem por dentro. 

Acreditamos que você merece as melhores coisas da sua vida. Um relacionamento doentio ou até abusivo tira a alegria e a felicidade que você deve ter. 

Nenhum relacionamento é perfeito, mas se você tiver algum desses sinais tóxicos no relacionamento, você deve reconsiderar se vale a pena continuar nele. 

10 sinais de alerta de um relacionamento tóxico 

1. Você está constantemente tentando agradar seu parceiro 

Um relacionamento saudável deve nos inspirar a sermos melhores como pessoa.  

Se você está sempre fazendo esforços extras para agradar a quem é impossível agradar. Não importa o quanto você tente, você sente que não pode cumprir os padrões dele, então talvez seja hora de repensar essa relação. 

2. Falta de respeito 

O respeito e a confiança mútuos são os dois fundamentos de um relacionamento saudável. 

Às vezes fazemos piadas e nos insultamos. Mas se realmente amamos alguém e nos preocupamos com seus sentimentos, nunca deixaremos nada desrespeitoso sair da nossa boca. 

Há uma diferença entre brincar e ofender. Se ele / ela o insulta pessoalmente, independentemente de seus sentimentos, você deve estar se perguntando se isso é adequado para você. 

3. Você se sente desconfortável falando sobre problemas 

Nenhum relacionamento é perfeito. Mas adultos responsáveis sabem como lidar e resolver seus problemas. 

Se seu parceiro sempre grita, foge do assunto, ou pior, culpa você por tudo quando tenta falar sobre os problemas reais, ele não é adulto o suficiente para te tratar da maneira que você deve ser tratado. 

4. Você se sente melhor sozinho 

Simplesmente indica que você não está gostando da presença de seu parceiro. 

Nesse caso, você gostaria de conversar com um amigo ou ler um livro por si mesmo. E um encontro com seu parceiro é simplesmente um tédio ou um incômodo. 

5. O “futuro” é um tabu  

O namoro é um processo de teste para verificar se a química se torna um relacionamento. 

Quando tudo está resolvido, é preciso um senso de responsabilidade, comunicação e planejamento para que o relacionamento continue a crescer. 

Se ele / ela vê o relacionamento deles como algo a longo prazo, os dois devem estar animados com o futuro juntos. 

Mas se tudo o que fazem é evitar o assunto o máximo que puderem, eles podem não estar emocionalmente disponíveis para um relacionamento sério. 

6. Você sempre fica sozinho quando precisa de ajuda 

O apoio mútuo é a pedra de toque de um relacionamento saudável e forte. Quando os dois se amam, apesar das dificuldades, devem ser o apoio mais forte do outro. 

7. Você se sente incomodada com o comportamento do seu parceiro 

“Não gosto que você gaste muito tempo com seus ‘colegas de trabalho’.” 

Bem, eu não gosto que você saia com suas amigas“. 

E qualquer outra conversa com um parceiro tóxico. Eles tentarão de tudo para indicar você fez algo errado, mesmo quando não fez! 

8. Ele está sempre com ciúmes 

Aqueles que realmente amam você da maneira certa irá te tratar com carinho e respeito. Um pouco de ciúme é bom, mas se isso se tornou o assunto do seu relacionamento, você pode ter que considerar o porquê de continuar na relação. 

9. Você está se afogando em sua energia negativa 

Um dos sinais de um relacionamento tóxico é que você se sente culpado por se sentir bem. Quase parece que você não tem permissão para ser feliz porque seu parceiro não sente o mesmo. 

Pode parecer duro. Mas você nunca pode mudar um narcisista ou alguém tóxico. Mas você pode tomar a decisão de ficar longe. 

10. Você está sempre exausto 

Se você se sente exausto o tempo todo quando está com seu parceiro, é o seu corpo que reage à energia desagradável. 

Você se lembra do seu último trabalho chato? O chefe que é tão difícil de lidar? E a sensação de estar exausto em casa todos os dias? Isso acontece quando você se força a fazer algo que você odeia. 

É o mesmo caso com os relacionamentos. Pode levar mais tempo para sua mente admitir, mas seu corpo avisa muito antes. Quando um relacionamento é estressante, e não empolgante, talvez você precise se aprofundar um pouco mais para descobrir se você está pronto para isso. 

Deixe um comentário abaixo e talvez você possa salvar alguém que está sofrendo e ajudá-lo a deixar um relacionamento tóxico. 

Conselhos valiosos que vão te ajudar a lidar com a quarentena sem surtar na tentativa

A pandemia que está acontecendo forçou muitas famílias a ficar em casa para preservar a saúde de todos os habitantes do país. As dicas para lidar com a quarentena, é ser criativo para não ficar paranoico.

Esses momentos em que devemos ficar em casa podem gerar ansiedade, medo, incerteza e muitos outros sentimentos que podem causar desconforto. Como encarar esses próximos dias?

É essencial não nos sobrecarregarmos com “informações” . Com isso, nos referimos aos vários dados que podem chegar até nós sobre o que está acontecendo no país e no mundo através de diferentes mídias e redes sociais.

Existem as chamadas “fake news” que podem nos dar informações erradas. Portanto, é essencial escolhermos apenas uma hora do dia para ler notícias e assistir televisão sobre o que está acontecendo e as medidas que estão sendo tomadas.

No resto do dia, é importante que tenhamos uma rotina para tarefas para cada dia. Caso haja várias pessoas na sua casa, planeje essa rotina e façam juntos. Se há filhos na família, é essencial explicar o que está acontecendo, dizer a importância do cuidado com a higiene e a segurança nos dias de hoje, adaptando as informações de acordo com a idade. 

Com os mais pequenos, organize jogos e aproveite a vantagem de estar com a família. Para aqueles com tarefas escolares, planeje de acordo com um horário fixo e também permita que eles usem a tecnologia um pouco mais flexível do que em outras condições regulares.

Além dessas dicas, é essencial, neste momento, tentar manter uma atitude otimista, adotar os hábitos de higiene e prevenção recomendados pelos especialistas, evitar falar permanentemente sobre o vírus, se apoiar na família e nos amigos, conversar sobre o que está acontecendo conosco e tente se comunicar diariamente, fazendo uso benéfico das redes sociais e diferentes maneiras de se comunicar e nos acompanhar.

Assim como cuidamos para que nenhum vírus entre na casa, vamos fazer o mesmo com o estresse que essa situação pode gerar!

Veja também: 50 Coisas para fazer enquanto estiver de quarentena

Vamos cuidar de nós mesmos de todas as maneiras!

50 Coisas para fazer enquanto estiver de quarentena

Como tudo está sendo cancelado e adiado, a recomendação agora é para que todas as pessoas fiquem em casa.

Neste momento, se colocar em quarentena é uma segurança para você e para as pessoas ao seu redor, é uma medida importante para “achatar a curva”!

Mas, o que fazer dentro de casa? Como sair do tédio? Reunimos 100 sugestões para te ajudar a tornar esse tempo de quarentena mais útil e interessante. Confira!

1. Complete um quebra-cabeça: Quanto mais peças, melhor! Ou quem sabe até mesmo fazer palavras-cruzadas, caça-palavras…

2. Inicie um diário ou um blog. Você pode falar tanto dos assuntos atuais como dos seus assuntos preferidos.

3. Se não for incomodar seus vizinhos, volte a tocar aquele instrumento musical que está parado na sua casa a muito tempo!

4. Escreva poesias. Talvez ficar em casa te ajude a refletir e lindas palavras podem sair de você.

5. Assista todos os filmes e séries que você não tinha tempo de assistir até então.

6. Aprenda um novo idioma! Existem centenas de sites e aplicativos gratuitos que vão te ajudar a aprender um idioma novo.

7. Medite. Tente ficar em uma posição confortável de olhos fechados, se concentre na sua respiração e acalme seus pensamentos.

8. Spa day: Faça um spa em casa, esfolie seu corpo e rosto, hidrate seu cabelo, faça as unhas e aproveite o seu momento.

9. Veja suas fotos antigas. Recordar é viver. Aproveite para relembrar os momentos e pessoas olhando suas fotos preferidas.

10. Aprenda a desenhar. O youtube pode te ajudar nessa missão!

11. Pegue os jogos de tabuleiro e os jogos de cartas da sua infância e jogue com sua família. Aproveite para passar bons momentos ao lado das pessoas que moram com você.

12. Existe algum cômodo ou armário bagunçado na sua casa? Aproveite para organizar tudo!

13. Faça uma limpa no seu guarda-roupa, tire todas as roupas que você não usa mais, separe em caixas e quando a quarentena acabar você pode doar ou fazer um bazar.

14. Aproveite também para eliminar todo o lixo eletrônico da sua casa. Separe devidamente e após a quarentena você pode levar para o descarte correto.

15. Crie um grupo no WhatsApp e se divirta online com suas pessoas preferidas.

16. Faça receitas novas com os ingredientes que você tem em casa!

17. Aprenda a tricotar com sua mãe, sua avó ou com um vídeo na internet.

18. Use o Skype, FaceTime, Google Hangouts ou chamada de vídeo do WhatsApp para se comunicar com seus melhores amigos.

19. Experimente fazer exercícios em casa. Baixe um aplicativo de ioga ou aeróbica.

20. Livros para colorir não são apenas para crianças e podem ser um ótimo passatempo.

21. Tente reproduzir algo que você viu no Pinterest. Se falhar, tente novamente até conseguir.

22. Conserte a maçaneta, o azulejo solto ou lave as paredes sujas que você já está adiando a bastante tempo.

23. Aprenda a fazer penteados e tranças através de tutoriais na internet.

24. Jogue fora todas os produtos antigos e maquiagens velhas e vencidas.

25. Faça uma entrevista com seus avós por telefone, pergunte sobre o passado deles, grave tudo e guarde de recordação.

26. Organize seu Google fotos ou sua galeria do celular. 

27. Faça um lista de coisas pelas quais você é grato.

28. Estude sobre finanças, veja como você pode economizar mais dinheiro e quitar suas dívidas.

29. Reproduza uma receita que a sua avó sempre faz e ligue para ela para contar.

30. Faça um caça ao tesouro dentro de casa com seus irmãos mais novos e sobrinhos.

31. Se torne viral na internet criando um TikTok bem divertido.

32. Inicie um canal no Youtube.

33. Organize sua gaveta de meias, tenho certeza que está precisando.

34. Faça uma lista de todos os lugares que você quer conhecer quando a quarentena acabar.

35. Redefina os lugares dos seus móveis para que fique um ambiente novo e diferente.

36. Ensine truques ao seu cachorro, como sentar, rolar, deitar, dar a patinha… Na internet tem vídeo sobre como fazer isso!

37. Aprenda um novo estilo de dança com vídeos no Youtube.

38. Tente fazer tarefas do dia a dia com a sua mão não-dominante. Isso inclui escrever e escovar os dentes. É um excelente exercício para o cérebro. 

39. Aprenda origami.

40. Recupere seu sono, aproveite para dormir bastante e descansar ao máximo, é o melhor a fazer no momento.

41. Faça coisas que considera útil, como ler livros.

42. Faça um tour online por museus que sempre sonhou em conhecer.

43. Faça um planejamento de tudo que vai fazer quando a quarentena acabar para organizar a sua vida.

44. Faça um cinema em casa com as pessoas que moram com você.

45. Tome chás que ajudam a manter a calma e a imunidade.

46. Aprenda mais sobre empreendedorismo e descubra como a crise pode ser uma grande oportunidade para você.

47. Se você está desempregado, pegue seu currículo e veja como você pode melhorar ele.

48. Veja vídeos e leia livros de pessoas que você se inspira.

49. Tire muitas fotos dos seus animais de estimação e compartilhe em suas redes sociais.

50. Faça um curso online a aprenda uma nova habilidade.

5 Benefícios do Grão-de-bico – Coma e seja feliz!

Grão-de-bico, não só são deliciosos como também contêm fibras, potássio, vitamina C e vitamina B-6, o que resulta em boa saúde do coração uma vez que reduz a quantidade de colesterol no sangue.

Mas, há um fato que poucas pessoas sabem! O grão-de-bico nos faz feliz!

Um estudo realizado por pesquisadores israelenses descobriu que o grão-de-bico contém um aminoácido conhecido como triptofeno que, em boa quantidade, produz serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade.

A serotonina intervém nos momentos da raiva, além da regulação do sono, humor e apetite. Como consequência, aumenta a autoestima e o bem-estar geral de uma pessoa.

O consumo de grão-de-bico produz uma sensação de bem-estar para quem o ingere.

Os pesquisadores acrescentaram alguns benefícios muito interessantes:

1. O grão-de-bico ajuda a prevenir a constipação e promove a regularidade de um sistema digestivo saudável.

2. Um bom prato de grão-de-bico em uma refeição sacia e nos deixa mais do que satisfeito.

3. Comer grão-de-bico a noite, ajuda a dormir e descansar adequadamente.

4. No caso das mulheres, pode funcionar como um método para ajudar a engravidar mais rapidamente, pois contribui para a ovulação.

Se você quer ser ainda mais feliz, coma uma boa porção de grão-de-bico todos os dias!

Você gosta de grão-de-bico?

7 Coisas que acontecem quando você para de comer alimentos processados

Alimentos altamente processados ​​têm inúmeras consequências negativas para sua saúde física e mental.

Existem inúmeros estudos que comprovam que os alimentos processados ​​e ultra processados ​​aumenta o risco de contrair câncer, depressão, diabetes, obesidade e problemas no controle de peso, hormonais e intestinais. 

O que acontece se você parar de consumir esses alimentos? É provável que você se sinta mal, porque o corpo precisa se acostumar com a falta de açúcar, sal e outros ingredientes adicionais. Os sintomas típicos a princípio podem incluir ansiedade, inchaço, ânsias e dores de cabeça.

7 Benefícios de parar de consumir alimentos processados

1. Melhora o humor:

O trato digestivo geralmente absorve carboidratos refinados altamente processados ​​após as refeições; portanto, um fenômeno comum é experimentar picos e quedas de açúcar no sangue se você não comer fibra ou outros nutrientes para ajudar para diminuir a taxa de absorção. 

Há também uma ligação entre dopamina, serotonina e açúcar processado que mostra que menos processado melhora substancialmente o humor. Xarope de milho rico em frutose, açúcar e ingredientes artificiais estimulam a liberação de serotonina, cuja depleção constante apresenta sintomas paralelos à depressão. 

2. Sua concentração será maior:

Embora o corpo humano precise de um pouco de açúcar para o cérebro funcionar adequadamente, esses açúcares são encontrados naturalmente em frutas e vegetais.  

Por outro lado, o excesso de alimentos carregados de açúcar pode desequilibrar o cérebro e dificultar a concentração. Após um pico alto, o baixo nível de açúcar no sangue pode causar ansiedade, palpitações cardíacas e fadiga.

3. Menos inchaço:

O excesso de sódio afeta a retenção de líquidos e o inchaço da barriga. Aumentar a hidratação e apostar em uma dieta rica em alimentos vegetais frescos reduzirá significativamente essa sensação, bem como o volume da sua barriga.

4. Você perceberá melhor o sabor dos alimentos:

Reduzir o consumo de alimentos processados ​​pode alterar a intensidade com que você percebe certos sabores. Uma investigação sobre o sal descobriu que pessoas com dietas com baixo teor de sódio acabavam preferindo o sabor de alimentos sem sal por mais tempo que estavam sob esse tipo de dieta.

5. Bons sonhos:  

Os alimentos processados ​​podem atrapalhar seu ciclo de sono por vários motivos. Um é o efeito de comer esses alimentos no açúcar no sangue. 

Manter o açúcar no sangue estável, evitando alimentos refinados e processados, como refrigerantes e cereais, melhora a qualidade e a higiene do sono. O açúcar também contribui para indigestão ou azia, causando a interrupção do sono.

6. Digestão saudável:   

A fibra natural dos grãos integrais não está presente na maioria dos alimentos altamente processados. Como esse nutriente ajuda a aumentar as fezes e prevenir a constipação, uma dieta rica em fibras melhorará sua saúde digestiva. 

Também ajudará você a perder peso, porque evitará compulsões alimentares e calorias extras com baixo valor nutricional. 

7. Menor risco de doenças:

Acabar com os processados ​​ou reduzir sua presença na dieta reduz o colesterol, a pressão arterial e o risco de câncer. Também diminui a inflamação e o risco de fígado gordo e doenças cardíacas.

7 Sinais em seu corpo de que você está comendo muito sal

A maioria das pessoas consome muito sal, em média 9 a 12 gramas por dia, isso é o dobro da ingestão máxima recomendada. 

Explicamos abaixo quais são alguns sintomas que você precisa reduzir o sal em sua dieta o quanto antes.

7 Sinais de que você está comendo muito sal

1. Névoa mental: Um estudo de 2018 da Universidade do Colorado, que acompanhou um grupo de aproximadamente 5.000 homens com mais de 65 anos, descobriu que homens que tinham níveis de sódio um pouco mais altos no sangue eram aproximadamente 30% mais propensos a comprometer seu sistema cognitivo.

2. Você fica morrendo de sede: Os alimentos com uma grande quantidade de sódio fazem com que você sinta mais sede, porque o sódio afeta o equilíbrio de líquidos em seu corpo.

3. Seu corpo fica inchado: Excesso de sódio pode causar edema, um termo que designa o inchaço de fluido adicional nos tecidos do corpo. O edema pode ser um sintoma de uma doença subjacente, mas também pode ser um sinal de excesso de sódio na dieta. É essencial ler os rótulos dos alimentos, procurar opções com pouco sódio e cozinhar sua própria comida, de preferência com o sal rosa do himalaia, sempre fuja de alimentos processados ​​e ultraprocessados.

4. Pedras nos rins: Uma dieta rica em sódio pode dificultar a função renal. Excesso de sal pode aumentar a quantidade de proteína encontrada na urina, um “importante fator de risco” para doenças renais e a presença de cálculos renais.

5. Úlceras estomacais: Dietas ricas em sódio podem aumentar o risco de câncer de estômago. O sódio também pode amplificar os danos ao revestimento do estômago causados ​​pela infecção pela bactéria Helicobacter pylori.

6. Pressão alta: Não é recomendado mais que 2.300 mg por dia e, idealmente, não mais que 1.500 miligramas de sódio por dia para a maioria dos adultos. Sódio adicional pode aumentar a pressão sanguínea, reter líquidos no corpo e causar problemas no coração.

7. Você deixa o sal na sua mesa: meia colher de chá de sal de mesa contém 1.150 miligramas de sódio. Se você usar o saleiro durante as refeições, tente evitar, principalmente se você já come alimentos com alto teor de sódio.

8 Benefícios Do Cuscuz Para Sua Saúde

O cuscuz é um alimento tradicional em muitas regiões do Brasil. 

A maioria dos benefícios de saúde associados ao cuscuz se deve a todos os seus minerais e vitaminas, incluindo selênio, tiamina, niacina, ácido fólico e manganês.

8 Benefícios do cuscuz:

1. Sistema cardiovascular saudável:

Um dos componentes mais importantes do cuscuz é o selênio, um oligoelemento muito difícil de encontrar em fontes alimentares, mas essencial para o corpo humano. 

Uma única porção de cuscuz possui mais de 60% da ingestão diária recomendada, essencial para a saúde do coração, pois o mineral funciona como um poderoso antioxidante, reduzindo também o perigoso colesterol LDL nas artérias e nas paredes das veias. 

Ao consumir cuscuz regularmente, você reduzirá o risco de sofrer de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Também é rico em potássio, excelente para a saúde arterial e prevenção de arritmias.

2. Previne o câncer:

O selênio e a vitamina E previnem vários tipos de câncer. A falta de minerais está ligada a um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata e pulmão.

3. Fortalece o sistema imunológico: 

As qualidades antioxidantes naturais do selênio ajudam a combater a proliferação de radicais livres e outras toxinas na corrente sanguínea e nos sistemas corporais.

O selênio tem uma maneira única de estimular o sistema imunológico, pois promove a regeneração de vitamina C e vitamina E, que desempenham um papel fundamental nos mecanismos de defesa do corpo.

4. Desenvolvimento da massa muscular:

O selênio é uma das partes importantes do desenvolvimento da massa muscular como parte essencial do metabolismo das proteínas e do desenvolvimento muscular. 

Estudos demonstraram que a deficiência de selênio é uma das causas da fraqueza e degradação muscular, além de fadiga anormal ou fraqueza geral do corpo.

5. Ajuda a perder peso:

Cuscuz tem baixo conteúdo calórico, fácil de cozinhar e com potencial saciante. De fato, ele tem muito menos calorias que o arroz ou a quinoa: um copo contém apenas 200 calorias, menos de 10% da ingestão calórica diária recomendada para adultos. 

Também é muito baixo em sódio, colesterol e gorduras saturadas. O rico conteúdo de fibras do cuscuz também atua como um impedimento à secreção de grelina, o hormônio que cria sentimentos de fome.

6. Boa digestão:

Uma única xícara de cuscuz contém quase 10% da ingestão de fibras recomendada pela OMS, por isso promove a digestão adequada dos alimentos e a saúde do sistema gastrointestinal, graças ao movimento peristáltico. 

A fibra também limpa as artérias, elimina o colesterol LDL prejudicial e estimula a captação e retenção de um bom colesterol.

7. Equilíbrio de fluidos ideal: 

Nosso corpo é composto por mais de 90% de água; portanto, o equilíbrio de fluidos em nossos sistemas orgânicos e cavidades corporais é essencial para o funcionamento normal. 

O potássio, abundante no cuscuz, é essencial para a regulação das vias celulares e fluidas. Também mantém um equilíbrio entre a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas, ajudando a regular as atividades excretoras do corpo.

8. Regula o metabolismo do corpo:

O alto teor de proteínas do cuscuz o torna ideal para regular o metabolismo de todo o corpo.  

A proteína é uma das partes essenciais do nosso corpo e pode ser encontrada em nossos cabelos, pele, unhas, dentes, órgãos, músculos, ossos, produtos químicos naturais e enzimas. 

Quando temos uma deficiência de proteína, muitos dos sistemas orgânicos do nosso corpo param de funcionar corretamente, levando a uma longa lista de efeitos potencialmente letais à saúde.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.