10 Erros que quase todos os pais vão se arrepender em sua vida

Todo pai quer que seu filho tenha uma vida feliz. Muitos trabalham duro para que possam comprar tudo para eles, outros os tratam com mão rígida para que se tornem adultos disciplinados e orientados para objetivos, e outros ainda oferecem muitas oportunidades e os ensinam a tomar decisões independentes.

Todo mundo tem sua maneira única de criar os filhos, mas, ao mesmo tempo, todos os pais são semelhantes. A saber, no fato de que, olhando para trás, todos se arrependerão se cometerem pelo menos um dos seguintes erros durante a educação.

1. Eles não se comunicaram com a criança o suficiente

A criança pequena cresce rápido e a gente nem percebe, ela já vive a sua vida. É muito importante que os pais conversem com seus filhos o tempo todo. 

É claro que muitas coisas precisam ser cuidadas enquanto estamos juntos com a criança, mas não esqueçamos que a proximidade não só física, mas também mental e espiritual é importante. Nada trará de volta os primeiros anos da criança depois.

2. Não abraçaram o filho o suficiente

É um fato cientificamente comprovado que o abraço tem um efeito benéfico na saúde humana. Abraços demais não existem e não se deve acreditar em comentários de que não se deve pegar muito no colo da criança, porque ela vai se acostumar.

3. Não foram tiradas fotos ou vídeos suficientes

Claro, nada acontece se não tirarmos um milhão de fotos da criança. Isso não terá um efeito negativo no pequeno, mas com certeza você vai querer relembrar alguns momentos emocionantes. Eventos importantes devem ser capturados.

4. As primeiras palavras da criança não foram gravadas

São lembranças sem as quais você pode viver, mas é muito mais prazeroso preservá-las. O uso inicial e único de palavras de uma criança sempre enche o coração de calor.

5. Eles não jogaram jogos criativos suficientes

Não estamos dizendo que, se você costuma jogar jogos de desenvolvimento de habilidades com seu filho, ele definitivamente se tornará um cientista, mas você dará a ele a oportunidade de tirar o máximo proveito de si mesmo. 

Quanto mais opções você tiver para escolher, mais poderá explorar o mundo e mais fácil será encontrar o que lhe interessa. Também é mais provável que revele em que a criança é talentosa.

6. Eles eram muito rígidos

Há uma diferença entre uma criança ser repreendida por fazer algo terrivelmente errado e ser constantemente repreendida por qualquer coisa que faça. Quanto maior a expectativa de uma criança, mais fácil é para ela desmoronar sob o fardo. 

Você pode reagir a isso com problemas comportamentais e mentais. Um ingresso ruim ou um copo quebrado não devem ser motivo de infelicidade para uma criança.

7. Não levaram o filho a sério

Você não pode nem contar o número de vezes que um pai diz: ‘Você é muito jovem para isso.’ ou ‘Os adultos sabem melhor’. A verdade é que ouvir isso quando criança é muito desagradável. 

As crianças cujas opiniões foram repetidamente ignoradas ou rejeitadas, ou que não tiveram permissão para se tornarem independentes em certo nível, perdem a autoconfiança. 

É bastante lógico que como podemos esperar que um adolescente, por exemplo, decida o que quer quando todos sempre tomaram todas as decisões por ele?

8. Eles não tiveram experiências suficientes juntos

Mesmo o menor programa conjunto pode ser uma grande experiência aos olhos de uma criança, desde um passeio no parque, até tomar um sorvete juntos, dar um passeio, etc. 

Se a criança puder passar muitos momentos felizes com os pais, é quase certo que se tornará um adulto feliz e equilibrado.

9. Frequentemente seguiam os conselhos dos outros

Existem pessoas que sabem tudo melhor do que todos, mesmo que estejam errados. E uma mãe jovem e inexperiente confia facilmente em conselhos. Esses “especialistas” tendem a opinar sobre como a filha deve se vestir, alimentar e educar seu filho. Claro, você pode ouvir educadamente esses conselhos, mas acima de tudo, você sabe o que é bom para seu filho!

Além disso, nunca deixe um estranho dizer se seu filho está se comportando bem ou não. Apoie-o sempre para que ele saiba que pode contar com você a qualquer momento!

10. Não estiveram presentes em momentos importantes da vida da criança

Algumas coisas podem não parecer importantes para um adulto, mas significam o mundo para uma criança. Todo mundo precisa poder compartilhar os momentos importantes de sua vida com alguém que ama. 

Uma formatura do jardim de infância ou um programa de Natal não deve ser perdido por causa de algum outro programa “importante”.

Se você gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Deixe um comentário