Por que nossas almas doem? Uma explicação médica para a dor mais grave da humanidade

Por que a dor mental é tão pesada?

A dor e o sofrimento mental não é um sentimento concreto, não é algo que possa ser apreendido, mas não há uma pessoa na terra que não tenha experimentado essa condição, que a ciência médica chama de desequilíbrio emocional, e que também podem desencadear doenças físicas.

Segundo os psicólogos, a alma humana nada mais é do que a psique, que é a parte de nossa consciência que a distingue dos representantes do reino animal. Segundo especialistas, a psique, ou seja, a alma, está localizada no cérebro, que nada mais é do que uma estrutura mental que responde aos impulsos do ambiente por meio do comportamento e das emoções.

Qualquer um que já sofreu uma tragédia sabe o sentimento opressivo que se desenvolve em torno do peito em tal caso. Segundo especialistas, a fonte desse sentimento, como inúmeras outras, também se origina no cérebro. Essas emoções negativas semelhantes são a depressão e a ansiedade, que também se desenvolvem no cérebro.

A dor da alma costuma ser falada quando uma pessoa se encontra em altos e baixos emocionais e experimenta mudanças emocionais em si mesma, desencadeadas por algum evento traumático.

Hoje, até os médicos perceberam que existem conexões estreitas entre o corpo e a alma, porque se a alma está ferida e sofrendo, seus sinais físicos aparecerão mais cedo ou mais tarde. 

Esses distúrbios são chamados de sintomas psicossomáticos, quando, por exemplo, alguém simplesmente desenvolve febre devido ao estresse no trabalho ou fica tonto porque sua pressão arterial aumenta.

A doença de origem mental mais grave é a depressão, a melhor forma de sair dela é se a pessoa tiver amigos que a animam, mas um bom livro, esportes, ou em situações mais graves um psicoterapeuta também pode ajudar.

Deixe um comentário