10 Benefícios do sorriso que você deve experimentar hoje

10 Benefícios do sorriso que você deve experimentar hoje

O riso é uma das primeiras habilidades que desenvolvemos quando recém-nascidos, mas à medida que envelhecemos, praticamos cada vez menos – usamos cerca de 300 risos por dia quando crianças, e apenas 20 uma vez quando adultos.

O riso faz bem ao coração, diz um velho ditado, mas os benefícios não se limitam ao corpo, pois envolvem também o bem-estar psicológico.

Benefícios do riso

Após 10 minutos de riso diafragmático (não, os sorrisos leves, mas as risadas), o corpo começa a liberar um coquetel de hormônios da felicidade e melhora muitas funções físicas e psicológicas.

O riso pode ser muito benéfico, conforme explicado:

1. Excelente antidepressivo

A razão nos diz que enquanto estamos rindo, não devemos nos sentir tristes.

O interessante é que o senso de humor é, de certa forma, subjetivo; desde a graça ou o engraçado de alguma situação a percebemos em nossas mentes.

É por isso que rir denota em nós a capacidade de nos abstrairmos do contexto dos acontecimentos, encontrando o seu lado absurdo e predispondo-nos a ser felizes.

2. Eficaz na redução dos níveis de estresse

Um dos efeitos mais importantes do riso em nosso cérebro é que ele inibe, por meio do sistema endócrino, a secreção do hormônio chamado hormônio do estresse.

Os níveis desse hormônio no corpo são uma indicação para determinar o grau de estresse que está ocorrendo.

Isso nos permite concluir que não há compatibilidade entre riso e estresse.

3. Pode substituir a meditação

O riso no corpo humano tem sido associado a estados de relaxamento, que permitem que você adormeça rapidamente e o torne mais repousante.

Na verdade, concluiu-se que um minuto de riso equivaleria a cerca de 45 minutos de meditação; em termos dos benefícios que ambos oferecem a curto e longo prazo.

4. Excelente regulador de pressão arterial

Rir tem a capacidade de reduzir estados de ansiedade e reatividade instintiva nas pessoas, o que resulta na redução dos níveis de pressão arterial no corpo.

Com essa premissa, podemos então inferir que se conseguirmos fazer do riso uma condição quase permanente em nosso estado de espírito; Assim, poderemos obter excelentes benefícios para nossa saúde, como reduzir os riscos associados à hipertensão.

5. Pode fortalecer o sistema imunológico

A estreita relação que existe entre diferentes estados emocionais e a saúde do corpo em geral já é um fato mais do que comprovado.

Tanto que foi criada toda uma linha de pesquisa para estudar, e entre as conclusões a que se chegou, é principalmente que um estado de espírito voltado para o positivo pode nos proteger de doenças.

6. Diminui a sensação de dor

Motivados pela inter-relação entre o cérebro e o sistema endócrino, quando rimos induzimos o corpo a secretar endorfinas, que é uma das substâncias que estão associadas a estados de bem-estar; causando no organismo um efeito semelhante ao produzido pela morfina.

Na verdade, sua principal propriedade é o efeito analgésico com o qual reduz a dor.

7. É um excelente antiinflamatório

Por causa de sua capacidade de gerar endorfinas no corpo, o riso também tem um efeito anti inflamatório; uma vez que isso diminui as chances de ocorrer em casos graves de artrite.

8. Ajuda a melhorar a respiração

O exercício do riso faz com que a quantidade de ar que entra nos pulmões seja triplicada, o que faz com que os alvéolos pulmonares se expandam da mesma maneira; três vezes mais do que ao respirar normalmente.

9. Está associado à purificação do corpo

Quando rimos, causamos um aumento na transpiração em nosso corpo, bem como o choro das lágrimas e um aumento nos níveis de troca de oxigênio e dióxido de carbono.

Ou seja, o riso intervém em quase todos os efeitos fisiológicos do corpo que têm a ver com sua purificação.

10. É um exercício do tipo aeróbio

Quando rimos, colocamos em ação nada menos que 400 músculos por todo o corpo, que são agitados um tanto espasmodicamente por meio de contrações e relaxamentos; o que causa sua tonificação como se fosse um exercício físico.  

O bom humor, como todas as emoções, é poderosamente contagioso e se espalha rapidamente para as pessoas com quem estamos interagindo. Por isso, em família ou em grupo de trabalho, a presença de uma pessoa alegre pode representar uma verdadeira mais-valia, um recurso para todos (desde que saibam escolher os momentos e formas de transmissão adequados a alegria).

Conflitos e tensões podem ser reduzidos e relacionamentos podem ser fortalecidos, o clima de grupo torna-se mais caloroso e acolhedor e os membros vivem uma convivência melhor: eles estão bem juntos. Esses são apenas alguns dos muitos benefícios do riso e do bom humor.

Deixe uma resposta